/

Todo o continente em Situação de Alerta. Há mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

1

Rodrigo Antunes / Lusa

O Governo decretou este domingo, através de despacho conjunto assinado pelos ministros da Defesa, Administração Interna, Ambiente e Agricultura, Situação de Alerta em todo o Continente por causa do risco de incêndio.

“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural”, o Executivo decidiu ativar o estado de Alerta em todo o território do Continente de Portugal, a partir das 20.00 deste domingo e até às 23.59 da próxima terça-feira.

“Esta declaração decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias”, pode ler-se em comunicado.

Com o levantamento da situação de Alerta agora decretado, são implementadas as seguintes medidas, adianta o comunicado publicado este domingo:

  1. Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  2. Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;
  3. Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
  4. Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio, segundo avançou à agência Lusa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê vento forte nas terras altas.

Também neste domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Santarém e Faro em alerta de prontidão de nível vermelho e em alerta laranja quase todo o restante território, à exceção dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, que estão em alerta amarelo.

Estes estados de alerta especiais determinam o grau de prontidão de resposta dos meios de combate à incêndios.

Quanto ao risco de incêndio definido pelo IPMA, que é calculado a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas, será esta segunda-feira máximo em mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Faro.

Em risco elevado estarão mais de uma centena de outros municípios no interior Norte, Centro e Algarve e em risco elevado outros cerca de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Aveio, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio calculado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

O mesmo instituto prevê para esta segunda-feira vento forte de noroeste com rajadas no litoral oeste e nas terras altas do Centro e Sul. As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Porto e Aveiro) e os 34º (Faro, Beja e Castelo Branco) e as mínimas entre os 14º (Braga, Viseu e Coimbra) e os 21º (Faro).

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. E não é assim todos os anos nesta época?
    Só não havia um “anunciador” a indicar quando era “risco máximo” e dizer o que o bom senso já deveria saber, evitar situações de risco.
    É mais do mesmo.
    Esperemos que não venha por aí outro “Pedrogão”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.