O Sistema Solar pode ter capturado cometas extraterrestres (e agora estão escondidos)

(dr) Danielle Futselaar

De acordo com uma nova teoria, existirão cometas interestelares escondidos no nossos Sistema Solar depois de fazer uma jornada de vários anos-luz. 

A teoria mais popular, proposta pelo astrónomo holandês Jan Oort, durante uma fase muito inicial da formação do Sistema Solar, os planetas gigantes espalhavam objetos nas regiões externas e longe do Sol. Lá, as rochas geladas e as partículas de poeira formavam uma espécie de nuvem.

Estrelas que passam podem, depois, enviar esses objetos de volta para o Sistema Solar interno, onde os observamos como cometas. Vindos da nuvem de Oort, os cometas de longo período geralmente demoram mais de 200 anos para orbitar o Sol.

Mas há uma nova teoria, proposta por Tom Hands, investigador no Instituto de Ciência Computacional da Universidade de Zurique, na Suíça. “Apresentamos uma segunda potencial origem para estes cometas. Podem ser capturados do espaço interestelar num passado relativamente recente”, explicou Hands, em comunicado.

Em outubro de 2017, foi descoberto o primeiro objeto interestelar – Oumuamua – por astrónomos da Universidade do Hawai. Recentemente, o astrónomo amador Guennadi Borísov, residente na Crimeia, detetou o cometa em 30 de agosto usando um telescópio de 0,65 metros de diâmetro fabricado por ele próprio. Este cometa é o segundo objeto interestelar descoberto na história.

Ambos os objetos são, de acordo com o Futurity, as sobras da formação de planetas noutros sistemas solares, da mesma forma que os nossos cometas e asteróides são considerados as sobras da formação do planeta no nosso sistema solar.

Tom Hands e Walter Dehnen, da Universidade de Munique, usaram simulações em computador para estudar a forma como os objetos interestelares poderiam ser capturados pelo nosso Sistema Solar. “Estes clandestinos formam-se em torno de estrelas distantes antes de serem lançadas na nossa direção, fazendo uma jornada de muitos anos-luz antes de encontrar Júpiter e serem capturadas no Sistema Solar“, explicou Hands. “Simulamos 400 milhões de corpos quando se aproximaram do Sol e de Júpiter.”

Os resultados das simulações, que foram publicados em dezembro na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, revelam que, numa pequena minoria de casos, Júpiter altera as trajetórias dos objetos para que se liguem ao Sistema Solar.

Objetos capturados normalmente estão em órbitas muito semelhantes às dos cometas de longo período que a Humanidade já observa há séculos, sugerindo que estão escondidos à vista de todos.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • O termo extraterrestre é referente a tudo o que é extra à terra, ou seja, tudo o que não “nasce” no nosso planeta é extraterrestre…O termo aplica-se a tudo, desde vida oriunda de outros planetas, cometas, asteróides etc etc etc

  1. Zap, ainda à pouco li uma noticia vossa sobre “o fim da Holanda”, agora oficialmente passou a Países Baixos….seja como for o Sr astrónomo Jan Oort já não pode ser Holandês 😉
    Na realidade a minha curiosidade é qual o termo a ser usado agora…será Neerlandês? lol

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …