Sismo de magnitude 7.4 no Japão foi réplica do terramoto de 2011

A Agência de Meteorologia do Japão anunciou que o sismo de magnitude 7.4 na escala de Richter que sacudiu o nordeste do paíse na madrugada desta terça-feira foi uma réplica do terramoto de magnitude 9 que desencadeou um tsunami na mesma região, em março de 2011.

A agência adverte ainda que um outro terramoto de grande dimensão pode atingir o país nos próximos dias, pelo que insta os residentes a “permanecerem cautelosos” durante aproximadamente uma semana.

“As réplicas podem continuar não só durante cinco anos, mas durante 100 anos“, disse o sismólogo Yasuhiro Umeda, da Universidade de Kyoto, à emissora japonesa NTV. O sismo que sacudiu esta terça-feira a província de Fukushima foi o mais forte a atingir esta região do Japão desde o terramoto de 11 de março de 2011.

O terramoto, que ocorreu às 5h59 (20h59 de segunda-feira em Lisboa) a uma profundidade de 20 quilómetros, a cerca de 200 quilómetros de Tóquio, onde também foi sentido, levou as autoridades locais a emitirem alertas de tsunami, que foram levantados horas depois.

A Agência de Meteorologia do Japão tinha advertido para a possibilidade de ondas de até três metros de altura após o terramoto. As primeiras ondas foram registadas pouco depois, com a maior, na baía de Sendai, a atingir 1,4 metros, mas sem causar quaisquer danos significativos.

Não foram reportadas, até ao momento, vítimas mortais ou danos materiais significativos. Segundo dados divulgados pela televisão pública NHK, até 13h30 locais (5h30 em Lisboa), tinham sido contabilizados 12 feridos ligeiros.

A 11 de março de 2011, um sismo de magnitude 9 na escala de Richter e o tsunami que se seguiu devastaram o nordeste do Japão, fizeram mais de 18 mil mortos, e provocaram graves danos na central de Fukushima Daiichi, desencadeado a pior crise nuclear desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não não foi uma réplica com 5 anos!!!! NÃO!!! NÃO HÁ RÉPLICAS COM % ANOS DE INTERVALO!!!!…falem com quem sabe e sejam humildes não digam disparates!!!!

    • Caro Pefonseca,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Antes de publicar esta notícia com a palavra “réplica” no título, e por nos parecer estranho, investigámos humildemente o assunto. Não só validámos que a Agência de Meteorologia do Japão se refere a um “aftershock” do sismo de Fukushima, como encontrámos uma referência do sismologista Yasuhiro Umeda, segundo o qual ‘aftershocks could continue not only for five years but as long as 100 years,’ que acrescentámos à nossa notícia.
      Assim, ao que nos foi dado apurar, parece de facto haver réplicas com % anos de intervalo.

  2. Todos errados.
    Isso foi uma réplica da queda do meteorito de há cerca de 60 milhões de anos, que provocou a extinção dos dinossauros.
    Ou terá sido do estoiro do Big-bang ?

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …