Sismo de magnitude 7.4 no Japão foi réplica do terramoto de 2011

A Agência de Meteorologia do Japão anunciou que o sismo de magnitude 7.4 na escala de Richter que sacudiu o nordeste do paíse na madrugada desta terça-feira foi uma réplica do terramoto de magnitude 9 que desencadeou um tsunami na mesma região, em março de 2011.

A agência adverte ainda que um outro terramoto de grande dimensão pode atingir o país nos próximos dias, pelo que insta os residentes a “permanecerem cautelosos” durante aproximadamente uma semana.

“As réplicas podem continuar não só durante cinco anos, mas durante 100 anos“, disse o sismólogo Yasuhiro Umeda, da Universidade de Kyoto, à emissora japonesa NTV. O sismo que sacudiu esta terça-feira a província de Fukushima foi o mais forte a atingir esta região do Japão desde o terramoto de 11 de março de 2011.

O terramoto, que ocorreu às 5h59 (20h59 de segunda-feira em Lisboa) a uma profundidade de 20 quilómetros, a cerca de 200 quilómetros de Tóquio, onde também foi sentido, levou as autoridades locais a emitirem alertas de tsunami, que foram levantados horas depois.

A Agência de Meteorologia do Japão tinha advertido para a possibilidade de ondas de até três metros de altura após o terramoto. As primeiras ondas foram registadas pouco depois, com a maior, na baía de Sendai, a atingir 1,4 metros, mas sem causar quaisquer danos significativos.

Não foram reportadas, até ao momento, vítimas mortais ou danos materiais significativos. Segundo dados divulgados pela televisão pública NHK, até 13h30 locais (5h30 em Lisboa), tinham sido contabilizados 12 feridos ligeiros.

A 11 de março de 2011, um sismo de magnitude 9 na escala de Richter e o tsunami que se seguiu devastaram o nordeste do Japão, fizeram mais de 18 mil mortos, e provocaram graves danos na central de Fukushima Daiichi, desencadeado a pior crise nuclear desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não não foi uma réplica com 5 anos!!!! NÃO!!! NÃO HÁ RÉPLICAS COM % ANOS DE INTERVALO!!!!…falem com quem sabe e sejam humildes não digam disparates!!!!

    • Caro Pefonseca,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Antes de publicar esta notícia com a palavra “réplica” no título, e por nos parecer estranho, investigámos humildemente o assunto. Não só validámos que a Agência de Meteorologia do Japão se refere a um “aftershock” do sismo de Fukushima, como encontrámos uma referência do sismologista Yasuhiro Umeda, segundo o qual ‘aftershocks could continue not only for five years but as long as 100 years,’ que acrescentámos à nossa notícia.
      Assim, ao que nos foi dado apurar, parece de facto haver réplicas com % anos de intervalo.

  2. Todos errados.
    Isso foi uma réplica da queda do meteorito de há cerca de 60 milhões de anos, que provocou a extinção dos dinossauros.
    Ou terá sido do estoiro do Big-bang ?

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …