Tsunami atinge Fukushima após sismo de 7.3 no Japão

Um grande sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foi hoje registado no nordeste do Japão, na prefeitura de Fukushima, provocando um tsunami, segundo a Agência Nacional de Meteorologia.

O sismo ocorreu às 05:59 de terça-feira no Japão (20:59 em Lisboa) a uma profundidade de 10 quilómetros. As marés altas provocaram ondas de três metros de altura em alguns locais.

Um tsunami com cerca de um metro de altura atingiu a costa do Japão no local de central nuclear de Fukushima, informou a operadora Tokyo Eletric Power.

O tsunami ocorreu às 06:38 locais, disse um funcionário daquela operadora em entrevista à televisão, acrescentando que não houve relatos de problemas.

Vários outros tsunami com ondas entre os 20 e os 90 centímetros têm atingido a costa japonesa e o alerta das autoridades continua em vigor, bem como o apelo para as pessoas se refugiarem em zonas altas ou nas determinadas pelas autoridades locais.

O sismo foi muito sentido na ilha principal de Honshu, incluindo Tóquio, acordando milhões de pessoas na região, que já tinha sido devastada pelo enorme tsunami de março de 2011.

Os operadores das centrais nucleares indicaram que nenhuma anomalia foi registada e que as centrais estão paradas.

A emissora pública NHK, que interrompeu a programação para transmitir informações sobre o sismo, pediu às pessoas para avisarem os vizinhos e fugirem por causa do tsunami.

Até ao momento, não há informações relativas a danos ou vítimas, tendo apenas sido registado um incêndio numa refinaria, segundo a NHK.

Uma unidade de crise foi aberta pelo Governo para dar informações e instruções para ajudar as pessoas.

Os japoneses estão particularmente sensíveis às consequências dos sismos desde o tsunami de março de 2011, provocado por um sismo de 9,0 na escala de Richter.

O sismo provocou a morte a 18.000 pessoas e uma catástrofe nuclear em Fukushima.

O arquipélago japonês sofreu em abril dois fortes sismos na região de Kumamoto, seguido por mais 1.700 réplicas que provocaram a morte a 50 pessoas e grandes danos

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …