Próximo sismo em Lisboa vai matar até 27 mil pessoas. Metade dos prédios não resistirá

11

O próximo grande sismo em Lisboa pode matar quase 30 mil pessoas, segundo as estimativas do especialista Mário Lopes, que critica a falta de resposta do poder político e a má preparação dos edifícios.

De acordo com o engenheiro civil e especialista em sismos Mário Lopes, o próximo grande sismo em Lisboa vai matar entre 17 mil e 27 mil pessoas e centenas de milhares vão ficar desalojadas.

Já se sabe que a capital portuguesa vai sofrer um grande terramoto como o de 1755 no futuro e Lisboa é até a segunda cidade europeia com maior risco sísmico, mas o especialista considera que não estamos preparados.

“O nosso problema está, maioritariamente, nas construções antigas, com fraca resistência, e na falta de fiscalização da construção nova. Se esta não estiver preparada, os meios de socorro nunca hão de estar. As pessoas morrem quando as casas lhes caem em cima, o socorro já não as salva“, frisa Mário Lopes ao JN.

O perito refere ainda que “mais de metade dos edifícios” em Lisboa, “onde vivem 500 a 600 mil pessoas, não foram construídos para resistirem a sismos” e critica a falta de resposta política.

“Há uma grande omissão legislativa a nível de regulamentos técnicos para o cálculo sísmico e equipamentos eletromecânicos, o que significa que vamos ter danos que podíamos evitar”, realça.

Estamos muito longe daquilo que devíamos estar a fazer para estarmos razoavelmente preparados, mas estamos melhor que a Turquia e a maior parte dos países”, acresenta, sugerindo que façamos “uma avaliação aos edifícios construídos antes de 1983” e obras de reforço antissísmico.

Especialistas e peritos em sismologia são unânimes em considerar que o risco de haver um tsunami como o que dizimou Lisboa em 1755 voltar a acontecer é real. Vai acontecer um dia, apenas não é possível prever quando. Pode ser amanhã.

A 1 de Novembro de 1755, no Dia de Todos os Santos, com milhares de velas acesas nas casas, capelas e igrejas, um choque de placas tectónicas ao largo de Lisboa provocou um terramoto que resultou na destruição quase completa da cidade de Lisboa, afetando ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal.

O sismo foi seguido por um tsunami — que se acredita ter atingido 20 metros de altura — e por múltiplos incêndios, tendo feito mais de 10 mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da História.

Em 2015, peritos do IERD – Instituto Espanhol para a Redução de Desastres, garantiram que um evento de magnitude semelhante pode acontecer de novo, embora ainda não seja claro quando, e “não estamos preparados“.

ZAP //

11 Comments

  1. Haverá um dia um PRR qualquer para construir e reconstruir casas resistentes a sismos. Esperamos que seja realizado antes do acontecimento fatídico.

  2. Até quando nos vamos deixar vencer pelo medo de?
    1º o ccccvid
    2º a guerra
    3º os sismos
    4º 5º etc loge se verá o que interessa é manter o mundo com medo, só assim seremos bem dominados

  3. “O perito refere ainda que “mais de metade dos edifícios” em Lisboa, “onde vivem 500 a 600 mil pessoas, não foram construídos para resistirem a sismos”.

    Afirmação disparatada. Sismo não quer dizer nada sem especificar o seu grau de magnitude. O sismo de 1969 teve uma magnitude de 8 na escala de Richter e provocou alarme e pânico entre a população, cortes na telecomunicações e no fornecimento de energia eléctrica, tendo-se registado 13 vítimas mortais em Portugal Continental, 2 como consequência direta do sismo, e 11 indiretas.

    É pouco provável virmos a ter um sismo de maior magnitude. O sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

  4. Só no sistema político administrativo já conseguimos identificar mais de 270.000 candidatos a vítimas de forma a que temos de conseguir um sismo selectivo especialmente orientado para estes parasitas. Conseguindo este avanço científico e tecnológico estamos em condições de garantir a reforma que não foi conseguida durante estes 48 anos de pseudo-democracia e podemos ter confiança num futuro economicamente próspero e justo. Venha o Sismo!

  5. Escala Richter para totós:
    Ela representa a energia sísmica libertada durante o terramoto e baseia-se em registos ou medidas feitas em sensores de sismografos. A escala Richter aumenta de forma logarítmica, de maneira que cada ponto (unidade da escala de Richter) de aumento significa um aumento 10 vezes maior.
    Um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2.
    Um sismo de magnitude 9 é 10 vezes maior que um de 8.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.