/

Megatsunami como o de 1755 pode repetir-se (e não estamos preparados)

2

IERD

Terramoto e tsunami destroem a baixa de Lisboa no Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro de 1755, imagem colorida manualmente a partir de ilustração do século 19

Uma equipa espanhola de especialistas em catástrofes alerta que um megatsunami semelhante ao que destruiu Lisboa em 1755 pode atingir novamente a costa ibérica.

A 1 de novembro de 1755, a costa sudoeste da península ibérica foi atingida por um tsunami que deixou inúmeras mortes e prejuízos materiais.

Agora, 260 anos depois, peritos do IERD – Instituto Espanhol para a Redução de Desastres, garantem que um evento de magnitude semelhante poderia acontecer novamente, embora ainda não seja claro quando, através de um post no site oficial da entidade.

A propósito do aniversário da catástrofe, o IERD organizou esta semana as Jornadas Técnicas sobre maremotos, nas quais há não apenas uma abordagem histórica mas também uma análise detalhada de fatores científicos e operacionais para preparação de uma eventualidade deste género.

José Aparício Florido, presidente da instituição, explica que os esforços de prevenção visam diminuir o impacto nas infra-estruturas e na população face à possibilidade de que o fenómeno se repita.

“Todos os riscos naturais se mantêm, devido a características da superfície terrestre naquele local, que continuam a existir“, diz Florido.

O trabalho do IERD visa desenvolver um sistema de alerta precoce deste tipo de catástrofes na Costa de Cádis , a região espanhola mais afetada pela catástrofe do século XVIII, incluindo a instalação de um marégrafo e bóias especiais de deteção.

Uma das ideias em debate na Jornadas da IERD é identificar como e quando se voltará a repetir um acontecimento desta magnitude. “Sabemos cientificamente que este terramoto não foi um episódio único, houve outros terramotos semelhantes no passado neste local”, defendem os geólogos, “e vai voltar a acontecer, sem aviso prévio”.

A ideia não é impedir a inevitável catástrofe, mas estar preparado parar reagir às suas consequências.

Este domingo, Dia de Todos os Santos, faz 260 anos que um terramoto, um tsunami e diversos incêndios destruíram Lisboa. Veja abaixo a reconstrução da tragédia, que o Smithsonian Channel mostrou em abril num episódio do programa “Perfect Storms”.

ZAP //

2 Comments

  1. É um dado demais conhecido, que não diz nada de novo.A noticia servirá, no entanto, para lembrar os planos de actuação, especialmente após uma eventual situação com as características que se conhecem.
    Penso que a população não está conhecedora de medidas elementares de protecção,como também e o que é mais grave ,as entidades q quem compete actuar no sentido da transversalidade a estas exigível não está devidamente assumida.
    Existem muitas lacunas que é necessário colmatar.

  2. A frase que faz o título desta notícia foi proferida recentemente numa reunião do PSD/CDS-PP cujo tema era a apresentação, nos dias 9 e 10 de Novembro, do programa do governo Passos-Portas recauchutado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.