Smithsonian mostra como terramoto e maremoto destruíram Lisboa em 1755

O Smithsonian Channel dedicou um episódio do programa “Perfect Storms” aos trágicos eventos que em 1755 destruíram Lisboa, emitindo em Novembro de 2014 a reconstrução do terramoto, maremoto e incêndio verificados. O vídeo com essas imagens está a tomar conta da Internet.

A 1 de Novembro de 1755, no Dia de Todos os Santos, com milhares de velas acesas nas casas, capelas e igrejas, um choque de placas tectónicas ao largo de Lisboa provoca um terramoto, subsequente maremoto, e centenas de incêndios. A tragédia provocou milhares de mortos e causou grande destruição em Lisboa.

O terramoto, com magnitude de 8.5 na escala de Richter, teve epicentro a apenas 240 km de Lisboa.

Foi isso mesmo que se pôde ver no documentário “God’s Wrath” (A ira de Deus), que o Smithsonian  exibiu em novembro no “Perfect Storms”, série documental dedicada a grandes a catástrofes naturais.

As imagens estão agora a fazer sucesso na Internet, com o vídeo reproduzido acima a ser amplamente partilhado pelos utilizadores.

Além das imagens da catástrofe propriamente dita, o “Perfect Storms” mostrou ainda como o Marquês de Pombal resolveu a crise que se seguiu à destruição. Sem comida e com as prisões lisboetas destruídas, muitos criminosos fugiram e começaram a pilhar os destroços da cidade.

Para resolver a situação, o Marquês de Pombal mandou construir forcas nos pontos mais altos de Lisboa para servirem de aviso, enforcando todos aqueles que eram apanhados a roubar.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.