/

Sismo de magnitude 7,3 atinge a Venezuela. Edifícios evacuados na capital

Cristian Hernandez / EPA

Não há ainda dados sobre os estragos ou vítimas

Um forte sismo de magnitude 7 abalou hoje a Venezuela, levando à evacuação de edifícios na capital, Caracas, segundo a agência noticiosa AP.

A Serviço Geológico dos Estados Unidos  refere que o sismo teve magnitude 7 enquanto a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas coloca a magnitude do abalo em 6,3.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico emitiu um aviso na sequência do sismo. O epicentro do sismo foi situado a 22 quilómetros de Irapa, leste da Venezuela, mas foi sentido na capital da Colômbia e também em Caracas.

A agência EFE avança que não há informações sobre estragos ou vítimas.

Portugueses chegaram a temer o “pior”

O terramoto que atingiu esta terça-feira a Venezuela assustou residentes portugueses que chegaram a temer que “o pior” poderia acontecer, optando por sair para as ruas por segurança.

“Aqui todos nos assustámos. Eu estava na varanda a tratar de dois papagaios, quando eles começaram a fazer ruídos e a tentar sair da gaiola”, explicou uma portuguesa à Lusa.

Maria Freitas, 65 anos e residente em Los Cedros, a leste de Caracas, explicou que vive no primeiro andar de um edifício e que quando abriu a porta já os vizinhos estavam nas escadas.

“Sentei-me e liguei a televisão. Nesse instante as luzes do teto começaram a mexer e a televisão abanou. Senti que os abanos eram cada vez mais fortes e três grandes vibrações, enquanto as portas batiam. Chamei a minha mulher e fomos para as escadas para a rua”, disse o comerciante João Severim, de 67 anos, residente em Caracas.

“Graças a Deus que já passou e todos estamos bem”, sublinhou.

O venezuelano Yefferson Linares, produtor audiovisual, explicou que estava a trabalhar no escritório, quando o edifício começou a tremer.

“Pensei que estava estonteado, que tinha problemas de tensão arterial, mas depois percebi que estava a tremer e chamei todos para saírem do edifício, porque lá fora estaríamos mais seguros”, disse, explicando que o escritório fica num segundo andar.

O sismo foi de 7,3 graus na escala de Magnitude de Momento e de 6,3 graus, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas – dificultou momentaneamente as comunicações móveis.

Fontes não oficiais dão conta de que vários edifícios de Caracas, principalmente da zona de Los Palos Grandes, ficaram com fendas devido ao sismo.

Vários edifícios de escritórios, principalmente do leste da capital venezuelana, foram evacuados, como medida de prevenção perante a possibilidade de ocorrerem réplicas.

Vários estabelecimentos comerciais da La Castellana (leste de Caracas) encerraram as portas após o sismo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.