Singapura detém seita sul-coreana acusada de provocar surtos de covid-19

As autoridades de Singapura prenderam 21 pessoas que acreditam estarem ligadas a uma seita religiosa sul-coreana, acusada de estar na origem de milhares de infeções de covid-19 na Coreia do Sul.

As 12 mulheres e 9 homens foram detidos por “alegadamente serem membros de uma sociedade ilegal”, informou o Ministério dos Assuntos Internos de Singapura, em comunicado.

Segundo a nota, o grupo tinha participado em “atividades ligadas à secção local não declarada da Igreja Shincheonji de Jesus” (SCJ), registada na Coreia do Sul. Em fevereiro, as autoridades já tinham ordenado à igreja que cessasse as atividades, tendo então deportado cinco membros coreanos, acrescentou o executivo de Singapura.

Apesar disso, “a secção local da SCJ retomou as suas atividades dissimuladamente, sob a direção da igreja sul-coreana”, precisou o Ministério.

O governo de Singapura já disse que “não permitirá que membros de sociedades ilegais ou pessoas a elas associadas ameacem a segurança pública, a paz e a boa ordem”, pode ainda ler-se na nota.

Em agosto, procuradores da Coreia do Sul prenderam o líder da seita, após alegações de que a igreja dificultou as medidas de combate do governo à pandemia, depois de milhares de fiéis terem sido infetados, em fevereiro e março. O homem, de 88 anos, foi libertado sob fiança na quinta-feira, por razões de saúde. O líder negou as acusações, afirmando que a igreja estava a cooperar com as autoridades sanitárias.

Um porta-voz da igreja na Coreia do Sul, Kim Young-eun, disse à agência Associated Press (AP) que não acredita que os membros em Singapura tenham participado em cultos presenciais ou em reuniões proibidas, desde o surgimento da pandemia de covid-19.

Mais de 5.200 dos 27.942 casos de coronavírus registados na Coreia do Sul desde o início da pandemia foram relacionados com a igreja.

Os 21 detidos enfrentam agora penas de três anos de prisão, além de multa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Mas há alguma coisa que não faça estragos?!! Política, economia, poder, riquezas naturais, futebol…A igreja / religião é só mais um pretexto…

      • Oh alminha limitada; a economia, a política, etc, são necessárias para sociedade funcionar – já as igrejas/religiões fazem tanta falta como a fome!…..

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …