TraceTogether. Em Singapura, a polícia pode usar os dados da aplicação de rastreio da covid-19

A TraceTogether é um dos melhores exemplos de que as aplicações de rastreio da covid-19 podem mesmo ser eficazes. No entanto, tem sido alvo de muitas críticas na última semana, depois de o Governo da Singapura ter confirmado que os dados dos cidadãos que usam a app podem ser utilizados pela polícia.

De acordo com o Engadget, uma recente atualização na política de privacidade da TraceTogether permite às autoridades de Singapura aceder aos dados que os cidadãos colocam na aplicação, equivalente à portuguesa StayAway Covid.

Antes, lia-se no site oficial da app que “os dados recolhidos” não seriam partilhados com outros utilizadores e “seriam apenas usados para rastreio de contactos”. Agora, segundo o portal especializado, lê-se que os dados podem ser usados “em circunstâncias em que a segurança dos cidadãos tenha sido ou possa ser afetada”.

Esta atualização terá aparecido depois de Desmond Tan, ministro dos Assuntos Internos, ter dito durante uma conferência de imprensa que a polícia de Singapura podia ter acesso aos dados da aplicação, como número de telemóvel e identificador único, em caso de emergência.

“A Força Policial de Singapura tem poderes para obter quaisquer dados, incluindo os da TraceTogether, para investigações criminais“, disse, citado pela Reuters.

Vivian Balakrishnan, ministro dos Assuntos Estrangeiros da Singapura, disse esta terça-feira que o facto de os dados da TraceTogether poderem ser usados em caso de emergência não é uma exceção, uma vez que todos os dados recolhidos no país podem ser utilizados pelas autoridades quando estão a investigar crimes sérios.

Há outros exemplos de dados sensíveis como registos telefónicos ou bancários [que são utilizados]”, explicou, frisando que são casos muito raros.

À semelhança de outros Governos, incluindo o português, o Governo de Singapura lançou a TraceTogether numa tentativa de diminuir o número de contágios de covid-19. Neste país, e ao contrário do que acontece na grande maioria dos países, a app tem sido um sucesso.

Atualmente, mais de 3,8 milhões de pessoas usam a TraceTogether (quase 68% da população), um número que aumentou depois de o Governo ter sugerido que a adesão em massa poderia acelerar o alívio de restrições.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …