Sines é suficiente para produzir combustível para Portugal. Matosinhos rejeita refinaria de lítio

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) garantiu que a concentração em Sines de toda a refinação de combustíveis não é um risco para a segurança energética nacional e que é suficiente para produzir combustível para todo o país.

Em declarações à TSF, Filipe Meirinho, presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético, disse que, mesmo que aconteça algum problema em Sines, como uma catástrofe natural ou um acidente, Portugal tem reservas de combustíveis suficientes para um funcionamento e abastecimento normal de todo o país durante 90 dias.

“Isto significa que durante 90 dias poderá não existir refino nem importação de produto, que somos autossuficientes. Pelo que qualquer disfuncionalidade ou quebra da produção poderá ser sempre substituída pelo lançamento no mercado das reservas estratégias em poder da ENSE que são reservas do Estado”, assegurou Filipe Meirinho.

O responsável disse ainda que Matosinhos deixará de refinar os combustíveis como faz há mais de 50 anos, mas continuará a ser um ponto de armazenamento.

Além disso, “toda a avaliação que tem sido feita indica que Sines é autossuficiente para refinar gasolina e combustível para abastecer todo o território nacional”.

Na semana passada, a Galp anunciou que vai acabar no próximo ano com a refinação em Matosinhos, concentrando as operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines.

A decisão levou a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a acusar a Galp de ter decidido encerrar a refinaria em “desconsideração pela população” e avisou que chumbará projetos imobiliários ou outros que tenham em conta interesses da empresa.

Na semana passada, o ECO adiantou que uma das opções para Matosinhos poderia passar pela refinação de lítio, que vai arrancar nos próximos anos no norte do país.

No entanto, esta segunda-feira, em declarações ao Jornal de Notícias, a autarquia rejeitou a instalação de uma refinaria de lítio na Petrogal, em Leça da Palmeira, apesar de estar preocupada com a manutenção dos postos de trabalho.

Luísa Salgueiro garantiu que a autarquia não vai permitir que seja ali instalada “qualquer solução que possa ser poluente” e que não emitirá as licenças necessárias para que o projeto ande para a frente.

“Estamos preocupados naturalmente com a manutenção dos postos de trabalho, mas não a qualquer custo. Não aceitaremos que haja prejuízo para a qualidade de vida dos matosinhenses nem que se agravem os níveis de poluição no concelho”, defendeu.

A autarca admitiu ainda enfrentar Governo e Galp.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequena correcção: A imagem que publicaram não é da refinaria de Sines, mas da central termo-eléctrica de São Torpes, também em Sines.

  2. Rejeitam a refinaria de lítio, que é o futuro da indústria automóvel. Exigem que seja o Porto ao invés de Lisboa a concorrer para a Agência Europeia do Medicamento e pimba foi para a Holanda por causa das tosses. Esta câmara de Matosinhos só dá tiros nos pés e ainda por cima tem o apoio do Kostaline.

RESPONDER

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …