Sines é suficiente para produzir combustível para Portugal. Matosinhos rejeita refinaria de lítio

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) garantiu que a concentração em Sines de toda a refinação de combustíveis não é um risco para a segurança energética nacional e que é suficiente para produzir combustível para todo o país.

Em declarações à TSF, Filipe Meirinho, presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético, disse que, mesmo que aconteça algum problema em Sines, como uma catástrofe natural ou um acidente, Portugal tem reservas de combustíveis suficientes para um funcionamento e abastecimento normal de todo o país durante 90 dias.

“Isto significa que durante 90 dias poderá não existir refino nem importação de produto, que somos autossuficientes. Pelo que qualquer disfuncionalidade ou quebra da produção poderá ser sempre substituída pelo lançamento no mercado das reservas estratégias em poder da ENSE que são reservas do Estado”, assegurou Filipe Meirinho.

O responsável disse ainda que Matosinhos deixará de refinar os combustíveis como faz há mais de 50 anos, mas continuará a ser um ponto de armazenamento.

Além disso, “toda a avaliação que tem sido feita indica que Sines é autossuficiente para refinar gasolina e combustível para abastecer todo o território nacional”.

Na semana passada, a Galp anunciou que vai acabar no próximo ano com a refinação em Matosinhos, concentrando as operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines.

A decisão levou a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a acusar a Galp de ter decidido encerrar a refinaria em “desconsideração pela população” e avisou que chumbará projetos imobiliários ou outros que tenham em conta interesses da empresa.

Na semana passada, o ECO adiantou que uma das opções para Matosinhos poderia passar pela refinação de lítio, que vai arrancar nos próximos anos no norte do país.

No entanto, esta segunda-feira, em declarações ao Jornal de Notícias, a autarquia rejeitou a instalação de uma refinaria de lítio na Petrogal, em Leça da Palmeira, apesar de estar preocupada com a manutenção dos postos de trabalho.

Luísa Salgueiro garantiu que a autarquia não vai permitir que seja ali instalada “qualquer solução que possa ser poluente” e que não emitirá as licenças necessárias para que o projeto ande para a frente.

“Estamos preocupados naturalmente com a manutenção dos postos de trabalho, mas não a qualquer custo. Não aceitaremos que haja prejuízo para a qualidade de vida dos matosinhenses nem que se agravem os níveis de poluição no concelho”, defendeu.

A autarca admitiu ainda enfrentar Governo e Galp.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequena correcção: A imagem que publicaram não é da refinaria de Sines, mas da central termo-eléctrica de São Torpes, também em Sines.

  2. Rejeitam a refinaria de lítio, que é o futuro da indústria automóvel. Exigem que seja o Porto ao invés de Lisboa a concorrer para a Agência Europeia do Medicamento e pimba foi para a Holanda por causa das tosses. Esta câmara de Matosinhos só dá tiros nos pés e ainda por cima tem o apoio do Kostaline.

RESPONDER

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …