Autarca de Matosinhos acusa Galp de “desconsideração” (e avisa que chumbará projetos imobiliários)

Tiago Petinga / Lusa

A presidente da Câmara de Matosinhos acusou a Galp de ter decidido encerrar a refinaria em “desconsideração pela população” e avisou que chumbará projetos imobiliários ou outros que tenham em conta interesses da empresa.

O semanário Expresso teve acesso a uma carta da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, enviada ao presidente da Comissão Executiva da Galp.

Na missiva, a autarca lamenta que o CEO da Galp Energia não tenha contactado com a Câmara – o que diz estar em “total desacordo com a política de responsabilidade social e de sustentabilidade que a empresa afirma seguir”.

Luísa Salgueiro diz ainda afirma ser inaceitável que a empresa a laborar no concelho há meio século não respeite a comunidade local, “tolerou a presença da refinaria em nome do interesse coletivo do país”.

“Outros tempos, em que Portugal vivia sob ditadura e o interesse das comunidades era subjugado pelos interesses dos negócios entre o Governo da ditadura e os grupos económicos que, em monopólio e conluio, punham e dispunham da coisa pública em seu benefício”, escreveu a autarca.

Luísa Salgueiro avisou ainda que projetos que “excluam o interesse de Matosinhos e concelhos periféricos ou tenham apenas em conta a satisfação da Galp” são chumbados pela autarquia.

“Qualquer solução que acarrete o prolongar dos impactos ambientais negativos merecerá a nossa reprovação”, salientou. “O uso que lhe está destinado é para atividades económicas e não procederemos a nenhuma alteração no Plano Diretor Municipal, revisto em 2019, para acomodar outra pretensão”.

No início da semana, a Galp anunciou que vai concentrar as operações de refinação e desenvolvimentos futuros em Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos a partir do próximo ano.

À CMVM, a Galp informou que a concentração das operações em Sines permitirá reduzir os custos fixos em mais de 90 milhões de euros por ano, sendo o valor dos ativos a descontinuar de 200 milhões de euros.

Telmo Silva, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadores do Norte, disse que a notícia era uma “bomba”, porque implicará uma “redução drástica”. A decisão da Galp pode levar ao despedimento de 300 trabalhadores. Além disso, trabalhadores de outsourcing e de prestação de serviços” poderão aumentar o número de dispensas para “600 ou 700 pessoas”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui temos a verdadeira face do Tuga, atrás da Fachada de gente Ideonea, responsavel e civilizada está um bicho medonho, da retaliação, da represália , da perseguição.
    Os Fariseus também eram gente irrepreensivel, sabedora, justa só que no final caiu a mascara , acabaram por demonstrar quem estava por detrás das aparencias, cometerem um erro FATAL: Condenaram à morte um Inocente.
    PT é um Pais de FARISEUS e no STJ está um dos Caifás da Justiça.

  2. a diarreia cerebral que esta Sra. debitou é para mim BRUTAL, não tem nada de Humano é mais proprios de Cães, semopre prontos a atacar.
    A brutalidade desta gente barbara que se alcançou à “coisa Publica” ficou demonstrar no caso do SEF.
    A pessoas tem de recusar semelhantes criaturas a gerir o País.
    Não só está em causa PT também a UE, porque vão para lá fazer o mesmo que fazem cá
    Gente repugnante.

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …