Sindicato dos call center quer que profissão seja considerada de desgaste rápido

O novo sindicato que representa os trabalhadores dos call center lançou hoje uma petição pública na qual defende que a profissão seja considerada de desgaste rápido e que sejam introduzidos limites às horas “em linha”, bem como intervalos obrigatórios.

O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC), que em junho teve luz verde da tutela para funcionar, esteve reunido no sábado para eleger a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e respetiva Direção e para assinalar o lançamento, hoje, da petição pública.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Afonso, um dos membros eleitos da Mesa da Assembleia Geral, explicou, no entanto, que só na primeira reunião de direção, que deverá ter lugar ainda este mês, os estatutos prevêem que sejam eleitos os respetivos membros, de entre as listas que se apresentarem ao cargo.

De acordo com Manuel Afonso, a recolha de assinaturas concentrar-se-á, numa primeira fase, na sensibilização dos trabalhadores de call center em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, mas rapidamente quer chegar a todo o país, pela dignificação da profissão.

Entre as reivindicações apresentadas e que o STCC quer ver serem discutidas na Assembleia da República está que a profissão de operador de call center seja considerada uma função de desgaste rápido.

O sindicato defende ainda uma reorganização do tempo de trabalho desta profissão de forma a limitar o trabalho “em linha” às seis horas diárias (em oito horas laborais) – ou 75% do horário de trabalho -, sendo as restantes destinadas a formação ou trabalho administrativo.

Reivindica, por último, um intervalo obrigatório de 10% do total do tempo de trabalho, “o que significa que, em média, um operador de call center deve ter direito a descansar seis minutos por cada hora ao telefone”.

A organização arranca de forma independente, com cerca de 60 associados, mas espera reunir em breve mais operadores de call center que, tal como os elementos fundadores da estrutura, não se sentem “devidamente representados”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França investe oito mil milhões de euros para aumentar profissionais de saúde

O Governo francês anunciou, esta segunda-feira, que vai disponibilizar quase oito milhões de euros para que os profissionais de saúde possam ter aumentos salariais.  De acordo com a rádio Renascença, a medida foi anunciada pelo novo …

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …