Mais sete mortes e 310 novos casos de covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 310 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete óbitos (aumento de 0,46%) e 310 novas infeções (aumento de 0,9%) de covid-19.

Isto significa que, no total, o país já contabiliza 1504 vítimas mortais e 35.910 infetados devido à pandemia, sendo que já houve 22.002 recuperações (mais 260 quando comparado com o dia de ontem).

Dos 310 novos casos revelados, 283 (91,3%) são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Das sete mortes registadas, cinco são também desta região, avança o Observador, acrescentando que a região Norte regista 19 novos casos e um morto, a região Centro quatro infetados e um morto, o Alentejo três infetados e o Açores um infetado.

Relativamente a quarta-feira, registam-se menos duas pessoas em internamento, havendo um total de 415 pessoas internadas. Por sua vez, nos cuidados intensivos, não houve variação, continuando a registar-se 70 pessoas internadas.

1562 pessoas aguardam resultado laboratorial, menos 162 do que nesta quarta-feira.

Na conferência de imprensa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou que os números desta quinta-feira “confirmam a tendência das últimas semanas”, quando “cerca de 90%” dos casos novos se encontram na região de Lisboa.

A governante aproveitou para destacar o reforço feito na área da Saúde, com o OE suplementar, na ordem dos 504,4 milhões de euros. A verba, explicou, vai permitir a contratação de mais profissionais e a integração dos profissionais que foram integrados na fase de emergência.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aproveitou a mesma conferência de imprensa para dar aquela que diz ser uma “notícia muito boa”. “Desde que começámos a ter internamentos pediátricos, e isto reporta-se ao Sul todo do país, não temos informação em contrário da região Norte, por isso tomamos como bons os resultados do Hospital Dona Estefânia, que neste momento tem duas crianças internadas e nenhuma está em cuidados intensivos”, declarou.

Sobre os arraiais dos santos populares, a responsável apelou à responsabilidade individual. “Nada impede que haja uma esplanada, que essa esplanada tenha música e que essa música seja acompanhada de um grelhador e de umas belas sardinhas. Desde que se cumpram as regras do distanciamento. É uma nova normalidade. As coisas podem fazer-se, mas com regras”, destacou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O surto não parece estar controlado e este fim de semana prolongado tem tudo para disseminar o vírus de novo pelo país, a partir de Lisboa e sobretudo para sul.

RESPONDER

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …