/

Mais sete mortes e 310 novos casos de covid-19 em Portugal

1

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 310 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete óbitos (aumento de 0,46%) e 310 novas infeções (aumento de 0,9%) de covid-19.

Isto significa que, no total, o país já contabiliza 1504 vítimas mortais e 35.910 infetados devido à pandemia, sendo que já houve 22.002 recuperações (mais 260 quando comparado com o dia de ontem).

Dos 310 novos casos revelados, 283 (91,3%) são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Das sete mortes registadas, cinco são também desta região, avança o Observador, acrescentando que a região Norte regista 19 novos casos e um morto, a região Centro quatro infetados e um morto, o Alentejo três infetados e o Açores um infetado.

Relativamente a quarta-feira, registam-se menos duas pessoas em internamento, havendo um total de 415 pessoas internadas. Por sua vez, nos cuidados intensivos, não houve variação, continuando a registar-se 70 pessoas internadas.

1562 pessoas aguardam resultado laboratorial, menos 162 do que nesta quarta-feira.

Na conferência de imprensa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou que os números desta quinta-feira “confirmam a tendência das últimas semanas”, quando “cerca de 90%” dos casos novos se encontram na região de Lisboa.

A governante aproveitou para destacar o reforço feito na área da Saúde, com o OE suplementar, na ordem dos 504,4 milhões de euros. A verba, explicou, vai permitir a contratação de mais profissionais e a integração dos profissionais que foram integrados na fase de emergência.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aproveitou a mesma conferência de imprensa para dar aquela que diz ser uma “notícia muito boa”. “Desde que começámos a ter internamentos pediátricos, e isto reporta-se ao Sul todo do país, não temos informação em contrário da região Norte, por isso tomamos como bons os resultados do Hospital Dona Estefânia, que neste momento tem duas crianças internadas e nenhuma está em cuidados intensivos”, declarou.

Sobre os arraiais dos santos populares, a responsável apelou à responsabilidade individual. “Nada impede que haja uma esplanada, que essa esplanada tenha música e que essa música seja acompanhada de um grelhador e de umas belas sardinhas. Desde que se cumpram as regras do distanciamento. É uma nova normalidade. As coisas podem fazer-se, mas com regras”, destacou.

ZAP //

1 Comment

  1. O surto não parece estar controlado e este fim de semana prolongado tem tudo para disseminar o vírus de novo pelo país, a partir de Lisboa e sobretudo para sul.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.