Mais sete mortes e 310 novos casos de covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 310 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete óbitos (aumento de 0,46%) e 310 novas infeções (aumento de 0,9%) de covid-19.

Isto significa que, no total, o país já contabiliza 1504 vítimas mortais e 35.910 infetados devido à pandemia, sendo que já houve 22.002 recuperações (mais 260 quando comparado com o dia de ontem).

Dos 310 novos casos revelados, 283 (91,3%) são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Das sete mortes registadas, cinco são também desta região, avança o Observador, acrescentando que a região Norte regista 19 novos casos e um morto, a região Centro quatro infetados e um morto, o Alentejo três infetados e o Açores um infetado.

Relativamente a quarta-feira, registam-se menos duas pessoas em internamento, havendo um total de 415 pessoas internadas. Por sua vez, nos cuidados intensivos, não houve variação, continuando a registar-se 70 pessoas internadas.

1562 pessoas aguardam resultado laboratorial, menos 162 do que nesta quarta-feira.

Na conferência de imprensa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou que os números desta quinta-feira “confirmam a tendência das últimas semanas”, quando “cerca de 90%” dos casos novos se encontram na região de Lisboa.

A governante aproveitou para destacar o reforço feito na área da Saúde, com o OE suplementar, na ordem dos 504,4 milhões de euros. A verba, explicou, vai permitir a contratação de mais profissionais e a integração dos profissionais que foram integrados na fase de emergência.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aproveitou a mesma conferência de imprensa para dar aquela que diz ser uma “notícia muito boa”. “Desde que começámos a ter internamentos pediátricos, e isto reporta-se ao Sul todo do país, não temos informação em contrário da região Norte, por isso tomamos como bons os resultados do Hospital Dona Estefânia, que neste momento tem duas crianças internadas e nenhuma está em cuidados intensivos”, declarou.

Sobre os arraiais dos santos populares, a responsável apelou à responsabilidade individual. “Nada impede que haja uma esplanada, que essa esplanada tenha música e que essa música seja acompanhada de um grelhador e de umas belas sardinhas. Desde que se cumpram as regras do distanciamento. É uma nova normalidade. As coisas podem fazer-se, mas com regras”, destacou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O surto não parece estar controlado e este fim de semana prolongado tem tudo para disseminar o vírus de novo pelo país, a partir de Lisboa e sobretudo para sul.

RESPONDER

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …