Mais sete mortes e 310 novos casos de covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas infetadas com covid-19 e registaram-se mais 310 novos casos em Portugal.

De acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais sete óbitos (aumento de 0,46%) e 310 novas infeções (aumento de 0,9%) de covid-19.

Isto significa que, no total, o país já contabiliza 1504 vítimas mortais e 35.910 infetados devido à pandemia, sendo que já houve 22.002 recuperações (mais 260 quando comparado com o dia de ontem).

Dos 310 novos casos revelados, 283 (91,3%) são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Das sete mortes registadas, cinco são também desta região, avança o Observador, acrescentando que a região Norte regista 19 novos casos e um morto, a região Centro quatro infetados e um morto, o Alentejo três infetados e o Açores um infetado.

Relativamente a quarta-feira, registam-se menos duas pessoas em internamento, havendo um total de 415 pessoas internadas. Por sua vez, nos cuidados intensivos, não houve variação, continuando a registar-se 70 pessoas internadas.

1562 pessoas aguardam resultado laboratorial, menos 162 do que nesta quarta-feira.

Na conferência de imprensa, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou que os números desta quinta-feira “confirmam a tendência das últimas semanas”, quando “cerca de 90%” dos casos novos se encontram na região de Lisboa.

A governante aproveitou para destacar o reforço feito na área da Saúde, com o OE suplementar, na ordem dos 504,4 milhões de euros. A verba, explicou, vai permitir a contratação de mais profissionais e a integração dos profissionais que foram integrados na fase de emergência.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aproveitou a mesma conferência de imprensa para dar aquela que diz ser uma “notícia muito boa”. “Desde que começámos a ter internamentos pediátricos, e isto reporta-se ao Sul todo do país, não temos informação em contrário da região Norte, por isso tomamos como bons os resultados do Hospital Dona Estefânia, que neste momento tem duas crianças internadas e nenhuma está em cuidados intensivos”, declarou.

Sobre os arraiais dos santos populares, a responsável apelou à responsabilidade individual. “Nada impede que haja uma esplanada, que essa esplanada tenha música e que essa música seja acompanhada de um grelhador e de umas belas sardinhas. Desde que se cumpram as regras do distanciamento. É uma nova normalidade. As coisas podem fazer-se, mas com regras”, destacou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O surto não parece estar controlado e este fim de semana prolongado tem tudo para disseminar o vírus de novo pelo país, a partir de Lisboa e sobretudo para sul.

RESPONDER

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …