Sete militares dos Comandos detidos

(dr) Exército Português

-

Sete militares dos Comandos foram detidos esta quinta-feira, no âmbito da investigação à morte de dois instruendos no curso realizado em setembro.

Uma operação conjunta do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e da PJ Militar está a decorrer esta manhã e já levou à detenção de sete militares dos Comandos, avança o Expresso.

Segundo o Jornal de Notícias, foram detidos cinco oficiais e dois sargentos. Entre os oficiais, há um tenente-coronel, três tenentes e um capitão.

O tenente-coronel poderá ser o oficial que teria a seu cargo a coordenação do curso e estará também entre os detidos o capitão-médico que era diretamente responsável pela assistência aos feridos.

Em causa está a investigação à morte de dois instruendos, em setembro passado, durante o 127º curso de Comandos, por causa de um alegado “golpe de calor”.

O primeiro instruendo, Hugo Abreu, de 20 anos, morreu no primeiro dia do curso. Seguiu-se Dylan Araújo da Silva, também com 20 anos, que tinha sido internado e estava à espera de um transplante hepático.

De acordo com o semanário, está em causa o crime de abuso de autoridade por ofensa à integridade física que, segundo o Código de Justiça Militar, nos casos de morte pode dar origem a uma pena entre os 8 e 16 anos de prisão.

Até ao momento, apenas dois sargentos enfermeiros do curso tinham sido constituídos arguidos pelo Ministério Público.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. e nesta espécie de FAs que o Sr PR tem absoluta confiança? e naqueles que são indiciados por desvios nas messes? e os outros dos submarinos? e os muitos outros que deixaram um rasto de mestiços em África?

    • Declarações de políticos, são normalmente um pouco “wishful thinking” e não realidade-real. Têm isso em comum com a diplomacia, que não pode dizer exatamente aquilo que pensa. Por outro lado, não se pode abater uma instituição inteira por causa de um punhado limitado de indivíduos. Mas há que estar vigilante e desincentivar abusos. Esta ultima estava aparentemente pelas ruas da amargura.

    • O João Paulo não deixa de ter alguma razão no seu comentário, possivelmente até será um grande adepto de tudo quanto é nacionalizado e que infelizmente quase tudo comprova ser deficitário para o país, certamente com menos politiquice pelo meio e mais honestidade por parte de quem tem o dever de cumprir as coisas correriam melhor para todos nós, mas infelizmente nem sempre assim é; pela conversa presumo ainda que não deve ter passado pelas FA e por África e se muitos mestiços lá ficaram foi com consentimento das mulheres africanas (o que não nego que tenha havido alguns abusos pelo meio) que com o dinheiro que recebiam pelos serviços prestados entregavam aos maridos que nada faziam e que viviam à custa do trabalho das mulheres, estes por sua vez iam gastá-lo em cerveja nas cantinas militares onde não deviam por não serem militares e onde a pagavam a dois escudos e cinquenta centavos enquanto no café civil a pagariam a sete escudos e cinquenta centavos, portanto não fomos assim tão maus como possa pensar e elas teriam mais razão de queixa dos maridos ou amantes do que dos militares, isto para seu esclarecimento porque sei que muita gente anda por aí agora interessada em denegrir o nosso passado como militares.

  2. Pois, pelo que se vai vendo e a acreditar nas aparências, desta vez a justiça parece que vai fazendo o seu caminho. A ver vamos se todos os responsáveis são punidos exemplarmente e se a mentalidade troglodita tão disseminada nestes meios desaparece de vez (ou pelo menos deixa de ser vista com normalidade).
    O problema não é existir uma tropa especial, que a meu ver se justifica existir, o problema é a mentalidade tacanha de alguns e a impunidade dos seus comportamentos que por vezes se sobrepõem aos verdadeiros Homens e ao bom trabalho que estes poderiam fazer.

  3. Por tudo quanto já foi relatado tudo parece indicar que o infeliz desfecho dos acontecimentos se relacionam sobretudo com abuso de poder, por quem passou pelas FA sabe um pouco de como um ou outro gosta de abusar e ultrapassar dos deveres que lhe são incumbidos baseando-se nas divisas ou galões sobre os ombros e por vezes a sua força é apenas essa não tendo coragem sequer de um confronto homem a homem, para bem da verdade é bom que tudo fique perfeitamente esclarecido e que os culpados sejam devidamente punidos para que futuros casos não surjam de novo e para que o bom nome das FA não fique manchado de vez, quanto à continuação ou não dos Comandos entendo que deverão ser mantidos e até foi graças a eles que terei a liberdade de hoje estar aqui a comentar e possivelmente até manter ainda a nacionalidade portuguesa, recordam-se certamente do golpe comunista e da resistência dos Comandos comandados por Jaime Neves, penso não ser necessário acrescentar mais.

  4. É EXACTAMENTE O PROBLEMA DOS DIAS DE HOJE A QUE ASSISTIMOS, NESTA SOCIEDADE. TRATAM-SE AS PESSOAS COMO DESCARTÁVEIS E INFERIORES, TAMANHO É O EGOÍSMO, E A INSENSIBILIDADE DE OUTRAS A QUEM JULGAMOS, PESSOAS, MAS QUE AFINAL, NÃO PASSAM DE ANIMAIS VERTEBRADOS DE DUAS PERNAS E COLUNA VERTEBRAL ERECTA, MAS AFINAL DOENTES PSICOLÓGICAMENTE, E A PRECISAR DE TRATAMENTO URGENTE. , SÓ EXISTE UM ÓDIO PATOLÓGICO, NELAS, QUE AS TORNA INSENSÍVEIS, E TREMENDAMENTE MALDOSAS. ESSE PROBLEMA É AGRAVADO, NO CASO, EM QUESTÃO, PELO FACTO DE SEREM INDIVÍDUOS, COM, A POSSIBILIDADE, DE EXERCER SOBRE OS OUTROS, A SUA VONTADE, POR UMA QUESTÃO DE CHEFIA, QUE SABEM SER A SEU FAVOR, E QUE PODEM HUMILHAR OS SUBALLTERNOS, SEM ENCONTRAR RESISTÊNCIA, SENDO ASSIM ESSES SUBALTERNOS VITIMAS INDEFESAS, DE TODAS SEVIÇIAS E BARBARIDADES, QUE SE POSSA IMAGINAR. NOS COMANDOS ISSO É FLAGRANTE. ELES TORNAM-SE POR PSICOSE, INCUTIDA, DESDE O PRIMEIRO DIA DE INSTRUÇÃO MILITAR, ASSASSINOS FRIOS, A SEGUIR ORDENS, QUE POR LAVAGEM AO CÉREBRO, SEGUEM SEM DISCUTIR, E ISSO COM TENDENCIA A AGRAVAR-SE COM O TEMPO, SE NÃO FOREM TRATADOS.TORNAM-SE VERDADEIROS ANIMAIS DESUMANOS, E SEM PONTA DE PIEDADE.AUTENTICAS MÁQUINAS DE MATAR, ELES FORJAM ESTES IMBECIS ROBOTS, . ELES SÃO MENTALIZADOS PARA ISSO. MATAR OU MORRER. E NÃO HÁ QUEM PONHA TERMO A ESTE DESVIO DA PERSONALIDADE.HUMANA. E O QUE SE VERIFICA, NOS COMENTÁRIOS DE ANTIGOS COMANDOS, É QUE ESSE DESVIO DA PERSONALIDADE, CONTINUA PELA VIDA FORA, SENDO ESSES DOENTES, PELA SUA PERSONALIDADE EGOCÊNTRICA, UM PERIGO PARA A SOCIEDADE EM GERAL. É DESTA E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES SEMELHANTES QUE SAIEM OS MERCENÁRIOS, QUE SE VENDEM A QUEM PAGAR MAIS.

  5. Infelizmente isto não vai dar em nada!
    Uma instituição destas com este tipo de animais, nunca pensei possível!
    E que este tipo de militar só é herói dentro do quartel, cá fora são uns cobardolas.
    O meu 1º levou nas trombas depois de eu ter passado a pronto fora do quartel!
    Tão duro que era dentro do quartel, enfim!

RESPONDER

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …