Serviços secretos norte-americanos revelam como foi a explosão do submarino San Juan

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

O submarino argentino San Juan, que desapareceu há quase 2 meses, foi completamente destruído na sequência de uma explosão em 40 milissegundos, comunicou a Agência de Inteligência Naval dos EUA após analisar os dados obtidos pela Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

De acordo com o respetivo relatório, a explosão ocorreu a 400 metros de profundidade, com uma potência aproximadamente igual a 6 toneladas de TNT.

“A fuselagem do submarino foi totalmente destruída em 40 milissegundos“, lê-se no documento.

Este período é metade do tempo mínimo necessário para ter consciência dos acontecimentos, por isso os marinheiros terão morrido instantaneamente e sem sofrimento, frisam os funcionários dos serviços norte-americanos.

Os destroços do submarino, segundo as avaliações dos serviços secretos, afundaram-se a uma velocidade entre 10 e 13 nós (aproximadamente entre 19 km/h e 24 km/h).

O submarino da Marinha da Argentina, San Juan, parou de entrar em contacto com o comando a 15 de novembro durante a passagem da base militar de Ushuaia para o porto de Mar del Plata. A bordo estavam 44 tripulantes.

Os representantes da Marinha relataram uma única explosão que poderia estar relacionada com o desaparecimento do San Juan. Além disso, a 15 de novembro os especialistas da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares determinaram um “extraordinário sinal subaquático” perto do local do desaparecimento do submersível, informando seus parâmetros.

Passados 15 dias desde o incidente, a Marinha da Argentina deu por encerrada a operação de busca e resgate dos próprios marinheiros, mas prometeu continuar à procura do submarino.

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …

Líder de corrente conservadora no CDS deixa partido e adere ao Chega

O militante do CDS-PP, da corrente não formalizada "CDS XXI", anunciou, esta sexta-feira, que se desfiliou do partido, com críticas à direção, e manifestou-se disponível para aderir ao Chega. "Em virtude das declarações dadas pelo presidente …