Serviços secretos norte-americanos revelam como foi a explosão do submarino San Juan

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

O submarino argentino San Juan, que desapareceu há quase 2 meses, foi completamente destruído na sequência de uma explosão em 40 milissegundos, comunicou a Agência de Inteligência Naval dos EUA após analisar os dados obtidos pela Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

De acordo com o respetivo relatório, a explosão ocorreu a 400 metros de profundidade, com uma potência aproximadamente igual a 6 toneladas de TNT.

“A fuselagem do submarino foi totalmente destruída em 40 milissegundos“, lê-se no documento.

Este período é metade do tempo mínimo necessário para ter consciência dos acontecimentos, por isso os marinheiros terão morrido instantaneamente e sem sofrimento, frisam os funcionários dos serviços norte-americanos.

Os destroços do submarino, segundo as avaliações dos serviços secretos, afundaram-se a uma velocidade entre 10 e 13 nós (aproximadamente entre 19 km/h e 24 km/h).

O submarino da Marinha da Argentina, San Juan, parou de entrar em contacto com o comando a 15 de novembro durante a passagem da base militar de Ushuaia para o porto de Mar del Plata. A bordo estavam 44 tripulantes.

Os representantes da Marinha relataram uma única explosão que poderia estar relacionada com o desaparecimento do San Juan. Além disso, a 15 de novembro os especialistas da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares determinaram um “extraordinário sinal subaquático” perto do local do desaparecimento do submersível, informando seus parâmetros.

Passados 15 dias desde o incidente, a Marinha da Argentina deu por encerrada a operação de busca e resgate dos próprios marinheiros, mas prometeu continuar à procura do submarino.

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …