Novo dispositivo revolucionário permite “sentir” objetos em realidade virtual

Apesar de ainda ser pouco prático, o novo protótipo tem potencial para revolucionar a maneira como a Realidade Virtual é usada nos dias de hoje.

Uma equipa de investigadores da Universidade Carnegie Mellon, liderada por Cathy Fang, desenvolveu um protótipo de uma interface que permite “sentir” objetos em realidade virtual, usando um mecanismo muito simples e barato.

Segundo a Euronews, a tecnologia usa uma resposta háptica que permite que os utilizadores “sintam” os objetos virtuais com muito mais eficiência do que os mecanismos vibratórios usados atualmente neste tipo de interfaces.

O mecanismo é formado por cordões presos à mão do utilizador, de forma a simular a sensação real de tocar em objetos. Quando o utilizador está prestes a tocar numa superfície, o mecanismo trava cada cordão numa determinada posição, imitando a barreira física que seria encontrada pelos nossos dedos ao encostar no objeto.

Esta sequência de libertação e bloqueio em tempo real funciona de maneira fluída e permite que os utilizadores tenham uma sensação muito parecida ao que aconteceria na realidade se estivessem a sentir, por exemplo, os contornos de uma escultura.

Apesar de esta não ter sido a primeira vez que uma equipa de investigadores simula o tato através de uma resposta háptica, este novo mecanismo inova pelo facto de ser extremamente leve e poder ser alimentado por pequenas baterias.

Cathy Fang usou retratores de mola para manter os cordões esticados e um torniquete capaz de travar o movimento dos cordões, através de um comando que é acionado eletricamente.

Depois de vários testes, a equipa concluiu que os melhores resultados foram obtidos com o uso de sete cordões: um preso em cada ponta dos cinco dedos, um preso na mão e outro no pulso.

Este mecanismo seria muito útil em experiência que envolvem interação com objetos físicos, como visitas a museus. A investigadora adianta que este mecanismo, que pesa aproximadamente 280 gramas, pode ser fabricado em larga escala a um custo inferior a 50 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …