Novo dispositivo revolucionário permite “sentir” objetos em realidade virtual

Apesar de ainda ser pouco prático, o novo protótipo tem potencial para revolucionar a maneira como a Realidade Virtual é usada nos dias de hoje.

Uma equipa de investigadores da Universidade Carnegie Mellon, liderada por Cathy Fang, desenvolveu um protótipo de uma interface que permite “sentir” objetos em realidade virtual, usando um mecanismo muito simples e barato.

Segundo a Euronews, a tecnologia usa uma resposta háptica que permite que os utilizadores “sintam” os objetos virtuais com muito mais eficiência do que os mecanismos vibratórios usados atualmente neste tipo de interfaces.

O mecanismo é formado por cordões presos à mão do utilizador, de forma a simular a sensação real de tocar em objetos. Quando o utilizador está prestes a tocar numa superfície, o mecanismo trava cada cordão numa determinada posição, imitando a barreira física que seria encontrada pelos nossos dedos ao encostar no objeto.

Esta sequência de libertação e bloqueio em tempo real funciona de maneira fluída e permite que os utilizadores tenham uma sensação muito parecida ao que aconteceria na realidade se estivessem a sentir, por exemplo, os contornos de uma escultura.

Apesar de esta não ter sido a primeira vez que uma equipa de investigadores simula o tato através de uma resposta háptica, este novo mecanismo inova pelo facto de ser extremamente leve e poder ser alimentado por pequenas baterias.

Cathy Fang usou retratores de mola para manter os cordões esticados e um torniquete capaz de travar o movimento dos cordões, através de um comando que é acionado eletricamente.

Depois de vários testes, a equipa concluiu que os melhores resultados foram obtidos com o uso de sete cordões: um preso em cada ponta dos cinco dedos, um preso na mão e outro no pulso.

Este mecanismo seria muito útil em experiência que envolvem interação com objetos físicos, como visitas a museus. A investigadora adianta que este mecanismo, que pesa aproximadamente 280 gramas, pode ser fabricado em larga escala a um custo inferior a 50 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …