Sensores de frescura podem substituir prazo de validade da comida

Investigadores académicos criaram sensores de frescura para alimentos, que podem substituir os prazos de validade. Esta constitui nova maneira de evitar o desperdício de comida.

O desperdício de comida é um problema real e crescente, que traz consequências a nível ambiental e económico. Por ano, são desperdiçados cerca de 1,3 mil milhões de quilogramas de comida — o equivalente a 30% da produção mundial.

Um dos responsáveis por este desperdício de comida é o prazo de validade dos alimentos. Algumas pessoas seguem quase religiosamente esta indicação, deitando fora produtos assim que atingem o prazo descrita. No entanto, cerca de 60% desta comida que é deitada fora, avaliada em 12,5 mil milhões de libras, ainda está em condições de consumo seguras.

Como solução, os cientistas criaram um sensor de frescura de baixo custo, utilizável por smartphone e amigo do ambiente. Os sensores, que permitem averiguar se o alimento está em boas condições para ser consumido, seriam incorporados nas embalagens de carne e peixe.

O sensor permite detetar gases como amoníaco e trimetilamina, normalmente libertados por comida estragada. O Tech Explorist explica que, recorrendo a um banal smartphone, o consumidor poderia fazer um scan ao código NFC e verificar se estava em boas condições.

“Os sensores podem eventualmente substituir o prazo de validade — um indicador menos confiável de frescura e comestibilidade. Custos mais baixos para os retalhistas podem também diminuir os custos para os consumidores“, disseram os cientistas responsáveis. O estudo que levou à criação do sensor foi publicado no mês passado na revista ACS Sensors.

Os prazos de validade foram criados para nos manterem seguros, mas segundo Firat Güder, um dos autores do estudo, “na verdade, as datas de validade não são completamente confiáveis em termos de segurança, pois as pessoas muitas vezes adoecem devido a doenças transmitidas por alimentos devido ao armazenamento deficiente, mesmo quando um produto está dentro da data de validade”.

“Embora a indústria de alimentação e os consumidores sejam compreensivelmente cautelosos quanto ao prazo de validade, é hora de adotar uma tecnologia que detete com maior precisão a comestibilidade dos alimentos e reduza o desperdício de comida e a poluição de plásticos”, disse o investigador principal, Giandrin Barandun.

Além disso, o sensor pode ter também usos práticos na deteção de produtos químicos na agricultura, na qualidade do ar e até mesmo detetar indícios de doenças renais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …