Sensores de frescura podem substituir prazo de validade da comida

Investigadores académicos criaram sensores de frescura para alimentos, que podem substituir os prazos de validade. Esta constitui nova maneira de evitar o desperdício de comida.

O desperdício de comida é um problema real e crescente, que traz consequências a nível ambiental e económico. Por ano, são desperdiçados cerca de 1,3 mil milhões de quilogramas de comida — o equivalente a 30% da produção mundial.

Um dos responsáveis por este desperdício de comida é o prazo de validade dos alimentos. Algumas pessoas seguem quase religiosamente esta indicação, deitando fora produtos assim que atingem o prazo descrita. No entanto, cerca de 60% desta comida que é deitada fora, avaliada em 12,5 mil milhões de libras, ainda está em condições de consumo seguras.

Como solução, os cientistas criaram um sensor de frescura de baixo custo, utilizável por smartphone e amigo do ambiente. Os sensores, que permitem averiguar se o alimento está em boas condições para ser consumido, seriam incorporados nas embalagens de carne e peixe.

O sensor permite detetar gases como amoníaco e trimetilamina, normalmente libertados por comida estragada. O Tech Explorist explica que, recorrendo a um banal smartphone, o consumidor poderia fazer um scan ao código NFC e verificar se estava em boas condições.

“Os sensores podem eventualmente substituir o prazo de validade — um indicador menos confiável de frescura e comestibilidade. Custos mais baixos para os retalhistas podem também diminuir os custos para os consumidores“, disseram os cientistas responsáveis. O estudo que levou à criação do sensor foi publicado no mês passado na revista ACS Sensors.

Os prazos de validade foram criados para nos manterem seguros, mas segundo Firat Güder, um dos autores do estudo, “na verdade, as datas de validade não são completamente confiáveis em termos de segurança, pois as pessoas muitas vezes adoecem devido a doenças transmitidas por alimentos devido ao armazenamento deficiente, mesmo quando um produto está dentro da data de validade”.

“Embora a indústria de alimentação e os consumidores sejam compreensivelmente cautelosos quanto ao prazo de validade, é hora de adotar uma tecnologia que detete com maior precisão a comestibilidade dos alimentos e reduza o desperdício de comida e a poluição de plásticos”, disse o investigador principal, Giandrin Barandun.

Além disso, o sensor pode ter também usos práticos na deteção de produtos químicos na agricultura, na qualidade do ar e até mesmo detetar indícios de doenças renais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …