Está sempre a receber chamadas de spam? Eis o que deve fazer

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Nos últimos tempos, as chamadas de spam a perguntar se está à procura de emprego são uma constante. A PSP publicou uma minuta que explica o que deve fazer para retirar o seu contacto das listas telefónicas de marketing.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou esta segunda-feira uma minuta e várias recomendações para ajudar os portugueses a evitarem chamadas de spam e removerem os seus dados pessoais das bases de dados usadas para fins publicitários.

A iniciativa foi divulgada nas redes sociais da PSP, sob o mote “Spam a mais?”, e pretende combater as constantes chamadas automáticas que promovem serviços ou produtos e questionam, por exemplo, se os cidadãos estão à procura de emprego.

Segundo a PSP, há quatro medidas principais que todos podem tomar para evitar estas chamadas indesejadas. A primeira é retirar o consentimento dado previamente às empresas para contactos publicitários.

A PSP lembra que “as empresas só podem contactá-lo para fins publicitários com o seu consentimento prévio e explícito”, pelo que aconselha a solicitar a remoção imediata do número das bases de dados de marketing. O pedido pode ser feito por telefone, email ou mensagem e deve ser registado com data e hora.

A segunda medida é inscrever-se na lista de oposição ao marketing direto da Direção-Geral do Consumidor. Essa lista permite que os números e moradas registados não sejam usados em chamadas publicitárias.

Em terceiro lugar, os cidadãos podem recorrer ao bloqueio dos números de spam junto das suas operadoras de comunicações, que em alguns casos oferecem esse serviço gratuitamente.

Por fim, a PSP recomenda apresentar queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) se as chamadas persistirem mesmo depois de ter sido retirado o consentimento. A minuta disponibilizada pela PSP ajuda tanto a solicitar a remoção dos dados pessoais como a formalizar a queixa à CNPD.

Não deslige imediatamente

Para evitar estas chamadas, deve também ter cuidado quando aceita cookies ou os termos e condições de um site ou aplicação sem ler os detalhes com atenção, já que pode estar a dar autorização para adicionar os seus dados às listas de marketing.

Outra dica pode ser também travar o impulso de desligar logo a chamada quando se apercebe de que é spam. Visto que muitas destas chamadas são feitas por sistemas automatizados com inteligência artificial, desligar imediatamente sem dizer nada pode levar a que o sistema interprete que o utilizador não está disponível e que deve tentar ligar mais tarde.

Mesmo que bloqueie o número, é possível que acabe por ser contactado por outros números mais tarde.

Em vez disso, especialistas em segurança digital recomendam que diga que não está interessado e que não quer voltar a ser contactado, refere o Human Resources.

Ao mesmo tempo, deve evitar dizer o seu nome ou qualquer informação pessoal, visto que quanto menos souberem sobre si, menos probabilidade têm de o incluir noutras listas. Continuar a responder às perguntas pode também sugerir ao sistema que está interessado nas chamadas e em continuar a recebê-las.

ZAP //

3 Comments

  1. A PSP deve estar desactualizada… deve desconhecer que até são usados números estrangeiros de vários países. Quanto ao dizer que não está interessado, não sei como conseguem dizer isso a um bot que lhe liga com mensagem automática…

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  2. E se fosse simplesmente proibido fazer chamadas a partir de bots?

    Assim obrigavam de ser pessoas reais a fazer as chamadas e após uns tantos insultos essas pessoas cansavam-se levar porra das pessoas que estavam a encomodar.

  3. Ou seja antes do RGPD isto não acontecia , agora temos de usar essa treta que foi criada apenas para proteger das pessoas individuais, bancos, provedores de comunicações e de energia, seguros e todos aqueles que têm de algum modo muito poder.

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