Sementes misteriosas chegaram ao Brasil (e contêm fungos, ácaros e bactérias “tóxicas”)

Fungos, ácaros e bactérias que “podem ser tóxicas” foram detetados no Brasil em misteriosas embalagens de sementes enviadas pelo correio para centenas de residências e de origem desconhecida.

O Ministério da Agricultura explicou, em comunicado, que se suspeita que os pacotes tenham sido enviados de quatro países asiáticos. O Governo está a considerar a possibilidade de os embarques estarem relacionados a uma fraude de comércio online.

Segundo as autoridades brasileiras, desde agosto, foram recebidos 258 pacotes de sementes em 25 dos 27 estados do país. Normalmente, os produtos chegam juntamente com outras compras feitas pela Internet.

Quando o risco é desconhecido, o risco é máximo. Pedimos à população que não plante esta semente”, disse José Luís Vargas, diretor da Direção de Serviços Técnicos do Ministério, que também pediu que as embalagens não fossem abertas.

Por sua vez, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, alertou que o produto “pode apresentar risco de toxicidade para pessoas ou animais domésticos”, pelo que pediu que “não fosse manuseado”.

As sementes estão a ser analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Brasil e prevê-se que haja uma análise definida do produto em 30 dias.

As autoridades asseguram que não há elementos que confirmem que se trata de uma ação intencional que prejudica a agricultura do país.

Esta não é a primeira vez que pessoas recebem misteriosas embalagens com sementes que não encomendaram. Durante os meses de verão, dezenas de residentes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Taiwan e Austrália relataram ter recebido pacotes de sementes da China que não tinham encomendado. As fotografias mostram sementes de diferentes tamanhos, formas e cores em envelopes brancos ou amarelos.

As autoridades dos Estados Unidos foram particularmente severas nos seus alertas, nos quais avisaram as pessoas que não deveriam plantar as sementes. No entanto, nem todos seguiram as recomendações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que disse que as sementes poderiam cultivar espécies invasoras que ameaçam plantações ou animais.

Também o Ministério da Agricultura português pediu que, caso os cidadãos recebam estas sementes, não as semeiem nem as deitem ao lixo. Para além das sementes de várias espécies, as embalagens podem conter solo, larvas mortas ou estruturas de fungos.

Em setembro, a sub-diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Paula Carvalho, disse que as sementes que estão a chegar a casa de pessoas que não as encomendaram podem não passar de uma estratégia comercial – sem qualquer intenção de bioterrorismo. Contudo, estas sementes podem, mesmo assim, ser prejudiciais para a Saúde Pública e para o ambiente.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …