Sementes misteriosas chegaram ao Brasil (e contêm fungos, ácaros e bactérias “tóxicas”)

Fungos, ácaros e bactérias que “podem ser tóxicas” foram detetados no Brasil em misteriosas embalagens de sementes enviadas pelo correio para centenas de residências e de origem desconhecida.

O Ministério da Agricultura explicou, em comunicado, que se suspeita que os pacotes tenham sido enviados de quatro países asiáticos. O Governo está a considerar a possibilidade de os embarques estarem relacionados a uma fraude de comércio online.

Segundo as autoridades brasileiras, desde agosto, foram recebidos 258 pacotes de sementes em 25 dos 27 estados do país. Normalmente, os produtos chegam juntamente com outras compras feitas pela Internet.

Quando o risco é desconhecido, o risco é máximo. Pedimos à população que não plante esta semente”, disse José Luís Vargas, diretor da Direção de Serviços Técnicos do Ministério, que também pediu que as embalagens não fossem abertas.

Por sua vez, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, alertou que o produto “pode apresentar risco de toxicidade para pessoas ou animais domésticos”, pelo que pediu que “não fosse manuseado”.

As sementes estão a ser analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Brasil e prevê-se que haja uma análise definida do produto em 30 dias.

As autoridades asseguram que não há elementos que confirmem que se trata de uma ação intencional que prejudica a agricultura do país.

Esta não é a primeira vez que pessoas recebem misteriosas embalagens com sementes que não encomendaram. Durante os meses de verão, dezenas de residentes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Taiwan e Austrália relataram ter recebido pacotes de sementes da China que não tinham encomendado. As fotografias mostram sementes de diferentes tamanhos, formas e cores em envelopes brancos ou amarelos.

As autoridades dos Estados Unidos foram particularmente severas nos seus alertas, nos quais avisaram as pessoas que não deveriam plantar as sementes. No entanto, nem todos seguiram as recomendações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que disse que as sementes poderiam cultivar espécies invasoras que ameaçam plantações ou animais.

Também o Ministério da Agricultura português pediu que, caso os cidadãos recebam estas sementes, não as semeiem nem as deitem ao lixo. Para além das sementes de várias espécies, as embalagens podem conter solo, larvas mortas ou estruturas de fungos.

Em setembro, a sub-diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Paula Carvalho, disse que as sementes que estão a chegar a casa de pessoas que não as encomendaram podem não passar de uma estratégia comercial – sem qualquer intenção de bioterrorismo. Contudo, estas sementes podem, mesmo assim, ser prejudiciais para a Saúde Pública e para o ambiente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …