Sem um único indício do avião desaparecido, as buscas continuam e os parentes desesperam

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Após ter sido confirmado este sábado que os destroços encontrados pelo navio chinês não pertenciam ao voo MH370, as equipas de resgate prosseguem esta segunda-feira com as operações de busca, depois de este domingo terem sido avistados novos objectos no Oceano Índico.

Oito navios e nove aviões participaram este domingo em mais um dia de buscas pelos destroços do avião da Malaysia Airlines, numa área de 252 mil quilómetros quadrados.

“A intensidade das buscas e a amplitude das operações aumentam, não diminuem”, afirmou hoje o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, durante uma conferência de imprensa na base aérea de Pearce, na cidade australiana de Perth.

De acordo com a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA), participam nas operações dez aviões e dez barcos, aos quais se juntou o navio australiano Ocean Shield, que leva um detetor de caixas negras e um submarino não tripulado.

Mas a área de buscas é enorme, e o tempo está a esgotar-se. As baterias das caixas negras provavelmente acabarão dentro de uma semana.

Parentes chineses criticam Malásia

Parentes de passageiros chineses do voo MH370, desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas a bordo, viajaram até à Malásia e estão a tecer duras críticas às autoridades do país.

Com gritos de “Digam-nos a verdade“, os parentes querem que o governo malaio peça desculpas por supostos “comunicados enganadores” e por falta de informação sobre o caso.

Em entrevista colectiva no hotel onde estão hospedados, os parente exibiram cartazes com as frases “Queremos provas, verdade, dignidade”, em chinês, e “Entreguem-nos o assassino. Devolvam nossos parentes”, em inglês.

O representante do grupo, Jiang Hui, afirmou que os parentes querem que o governo malaio se desculpe pela forma como inicialmente lidou com o caso e pela atitude do primeiro-ministro Najib Razak, que há dias  afirmou que tudo indicaria que o avião tenha caído no mar sem deixar sobreviventes.

Antes da chegada do grupo a Kuala Lumpur, o ministro dos Transportes malaio, Hishammuddin Hussein, afirmou que as buscas por sobreviventes continuariam.

“A parte mais difícil do meu trabalho é ver as famílias”, disse Hussein à BBC.

Reuters / YouTube

Parentes chineses dos passageiros do voo MH370 protestam na Malásia

Parentes chineses dos passageiros do voo MH370 protestam na Malásia

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …