Sem um único indício do avião desaparecido, as buscas continuam e os parentes desesperam

francescoprocida / Flickr

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Avião Boeing 777 da Malaysia Airlines

Após ter sido confirmado este sábado que os destroços encontrados pelo navio chinês não pertenciam ao voo MH370, as equipas de resgate prosseguem esta segunda-feira com as operações de busca, depois de este domingo terem sido avistados novos objectos no Oceano Índico.

Oito navios e nove aviões participaram este domingo em mais um dia de buscas pelos destroços do avião da Malaysia Airlines, numa área de 252 mil quilómetros quadrados.

“A intensidade das buscas e a amplitude das operações aumentam, não diminuem”, afirmou hoje o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, durante uma conferência de imprensa na base aérea de Pearce, na cidade australiana de Perth.

De acordo com a Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA), participam nas operações dez aviões e dez barcos, aos quais se juntou o navio australiano Ocean Shield, que leva um detetor de caixas negras e um submarino não tripulado.

Mas a área de buscas é enorme, e o tempo está a esgotar-se. As baterias das caixas negras provavelmente acabarão dentro de uma semana.

Parentes chineses criticam Malásia

Parentes de passageiros chineses do voo MH370, desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas a bordo, viajaram até à Malásia e estão a tecer duras críticas às autoridades do país.

Com gritos de “Digam-nos a verdade“, os parentes querem que o governo malaio peça desculpas por supostos “comunicados enganadores” e por falta de informação sobre o caso.

Em entrevista colectiva no hotel onde estão hospedados, os parente exibiram cartazes com as frases “Queremos provas, verdade, dignidade”, em chinês, e “Entreguem-nos o assassino. Devolvam nossos parentes”, em inglês.

O representante do grupo, Jiang Hui, afirmou que os parentes querem que o governo malaio se desculpe pela forma como inicialmente lidou com o caso e pela atitude do primeiro-ministro Najib Razak, que há dias  afirmou que tudo indicaria que o avião tenha caído no mar sem deixar sobreviventes.

Antes da chegada do grupo a Kuala Lumpur, o ministro dos Transportes malaio, Hishammuddin Hussein, afirmou que as buscas por sobreviventes continuariam.

“A parte mais difícil do meu trabalho é ver as famílias”, disse Hussein à BBC.

Reuters / YouTube

Parentes chineses dos passageiros do voo MH370 protestam na Malásia

Parentes chineses dos passageiros do voo MH370 protestam na Malásia

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …