“Sem padrinhos, nem donos”. Líder da JP levanta congresso centrista

Paulo Novais / Lusa

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um “partido popular interclassista” e com valores de direita.

“Não vamos ser o Bloco de Esquerda da direita”, prometeu Francisco Rodrigues dos Santos, que recebeu a primeira salva de palmas de parte do congresso quando disse que estava ali “completamente solto e completamente livre”.

Que não tem padrinhos, não tem donos, não devem nada a ninguém nem é sucessor de ninguém”, afirmou o líder da JP, também conhecido por “Chicão”.

E avisou que é preciso “impedir a falência da identidade” do CDS, que não é um partido abrangente (“catch all”) ou um “objeto político não identificado”. “Cada hesitação nossa é uma perturbação para os nossos eleitores”, avisou, ao reafirmar a “matriz democrata-cristã” e um partido “de compromisso e europeu”.

Antes e depois do discurso, o líder da Juventude Popular que também é candidato ao partido, foi aplaudido de pé por muitos congressistas, mais do que os outros candidatos, Abel Matos Santos, João Almeida, Filipe Lobo d’Ávila e Carlos Meira.

Cerca das 14:00, depois da intervenção de Francisco Rodrigues dos Santos, houve uma debandada ficando cerca de 50 delegados nos seus lugares – no total são cerca de 1.400, entre eleitos e inerentes.

Lobo d’Ávila admite recandidatura de Cristas à CML

Filipe Lobo d’Ávila defendeu uma eventual candidatura da ex-líder e vereadora à câmara de Lisboa Assunção Cristas nas próximas autárquicas, em 2021. A posição foi expressa ppelo candiato no início do discurso com que apresentou a sua moção, em que se referiu a Cristas, de quem foi crítico durante os últimos anos.

Teve uma “divergência política, pública e frontal”, recordou, mas o candidato recusa ser “daqueles que descartam” de outros “quando dá jeito” “Não esquecemos o teu sucesso em Lisboa e que se quiseres voltará a renovar o teu compromisso”, afirmou.

Nas autárquicas de 2017 em Lisboa, o CDS ficou à frente do PSD e Assunção Cristas vai manter-se como vereadora, mesmo depois de deixar a liderança do partido.

Carlos Meira quer combater “ditadura do gosto”

Já Carlos Meira afirmou que quer deixar “a comodidade do sofá” e ir para a rua combater o que considerou ser “a nova ditadura do gosto”, imposta e “financiada por uma certa esquerda”. “Tal como entrei neste congresso, solto e livre, autêntico e combativo desafio-vos a todos, e cá estarei para dar o exemplo, a sairmos da comodidade do sofá, do conforto das nossas salas e voltarmos à rua, sim à rua, e sem tréguas”.

O antigo líder da concelhia de Viana do Castelo disse ao congresso que o seu objetivo passa por combater “a nova ditadura do gosto”. “Uma ditadura do gosto apoiada, suportada e financiada por uma certa esquerda que nos quer impor limites à nossa forma de viver, barreiras à nossa forma de educar, leis e mais leis à nossa forma de estar”.

O centrista assegurou aos congressistas que, caso seja eleito o próximo presidente do CDS, podem contar consigo “para esse debate”.

“Se for preciso” o CDS terá candidato presidencial

Por sua vez, João Almeida declarou que “se for preciso” o CDS apresentar um candidato próprio às eleições presidenciais, já sabe quem será.

Vamos ter o desafio das presidenciais, sabem qual é a minha opinião sobre a avaliação do mandato do atual Presidente da República, mas, se por alguma razão for preciso o CDS ter um candidato às eleições presidenciais, eu sei quem é, sei como vamos fazer e tenho a garantia que teremos esse candidato”, disse.

O candidato à sucessão de Assunção Cristas apontou as eleições presidenciais de 2021 como um dos desafios que o CDS-PP terá de enfrentar, tal como as eleições autárquicas, pedindo o voto dos congressistas para “unir o partido”.

João Almeida recusou haver “problemas de identidade” no CDS-PP e afirmou querer ser o presidente de um partido “livre e não de um partido controlado”, de um partido “dos militantes livres e soltos”.

Matos Santos apela a mudança para “um tempo novo”

Abel Matos Santos, que também esta na corrida pela cadeira de Assunção Cristas defendeu estes sábado que o partido precisa de “novos atores” e que os anteriores dirigentes se devem afastar, apostando na “mudança para um tempo novo”.

“É preciso que quem nos trouxe aqui, que quem conduziu o partido, formalmente a partir de dentro, e, informalmente a partir do fora, se afastem”, disse Matos Santos, na sua primeira intervenção no 28.º congresso do CDS que decorre hoje e domingo em Aveiro.

O primeiro subscritor da moção “Portugal tem Esperança” referiu que o momento “não é de desunião nem de ajuste de contas”. É preciso “assumir responsabilidades, perceber como chegámos aqui”. “Devemos contar com todos, mas são precisos novos atores políticos descomprometidos com passados e atuações que levaram o CDS à falência, à destruição da sua malha autárquica, ao quase desaparecimento do seu grupo parlamentar”, disse.

Discussão das moções noite dentro

Depois dos discursos dos candidatos e da despedida de Assunção Cristas, o congresso fez uma pausa para o almoço. Entretanto, foi retomado mas já com duas horas de atraso relativamente ao horário inicialmente previsto, às 15:40.

O debate das moções de estratégia global no congresso do CDS-PP vai agora durar uma tarde inteira, cerca de cinco horas, e terminar cerca das 21:00.

Havendo 12 moções globais, cada uma delas indicou oito delegados ou dirigentes que têm três minutos ir defender a estratégia que defende, explicou Luís Queiró, presidente da mesa do congresso. Fazendo as contas, serão 288 minutos, ou seja, quase cinco horas, para se fazer este debate. Descontando o tempo de cada um dos delegados de ir da plateia até à tribuna, o debate poderá prolongar-se um pouco mais, admitiu Luís Queiró.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É conhecido por Chicão e por ter criticado um tacho de outrem que a mulher também teve. Espero que este partido de betos ladroezecos afunde aqui de vez. Estou farto de Paulos portas e Nunos melos

  2. Que congresso de berraria… livraaaa. Estes tipos têm a mania que berrando bem mais alto que as cabras são melhor ouvidos… dassss

RESPONDER

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …