Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19). 

O projeto, Hotels With Heart, começará com o hotel de cinco estrelas Pan Pacific, que acolherá vinte pessoas que dormem nas ruas da cidade de Pertt durante um mês.

Os sem-abrigo são um grupo especialmente vulnerável, uma vez que estes não podem optar por um isolamento voluntário para evitar o contágio da covid-19, recorda esta terça-feira o jornal britânico The Independent.

Se a iniciativa for bem sucedida, o hotel poderá, no futuro, ser também utilizado para abrigar vítimas de violência doméstica e pessoas com problemas mentais. Neste momento mais adiantado do projeto, poderão ser utilizados 120 quartos.

Este projeto-piloto foi anunciado depois de o Governo ter revelado na semana passada a criação de uma task-force para cuidar dos sem-abrigo durante a pandemia.

“O projeto Hotels with Heart aprende a partir de iniciativas semelhantes que estão a acontecer em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá”, começou por explicar a ministra dos Serviços Comunitários, Simone McGurk.

“Isto demonstra o que pode ser alcançado quando há colaboração entre os setores privados, os serviços comunitários e governamentais”, disse, antes de agradecer à Pan Pacific Perth por “avançar” durante a crise da saúde.

“Com a ajuda de organizações de serviços comunitários, esta iniciativa aliviará a pressão do sistema de saúde no oeste da Austrália e, potencialmente, poderá ajudar a achatar a curva enquanto o Estado luta para impedir a propagação da covid-19”.

De acordo com a mesma responsável, o projeto-piloto visa ainda “sustentar” o sistema hoteleiro para o período pós pandemia.

As estadias no Pan Pacific vão desde de 170 a 260 dólares por noite, cerca de 155 a 235 euros, frisa o britânico Daily Mail.

Contudo, a iniciativa não foi bem recebida por todos: o Projeto Nacional de Prevenção de Suicídio e Recuperação de Trauma da Austrália considerou o projeto inadequado, frisando que existem pelos menos 200 pessoas nas ruas de East Perth, West Perth e no distrito central e comercial da cidade.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …