/

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19). 

O projeto, Hotels With Heart, começará com o hotel de cinco estrelas Pan Pacific, que acolherá vinte pessoas que dormem nas ruas da cidade de Pertt durante um mês.

Os sem-abrigo são um grupo especialmente vulnerável, uma vez que estes não podem optar por um isolamento voluntário para evitar o contágio da covid-19, recorda esta terça-feira o jornal britânico The Independent.

Se a iniciativa for bem sucedida, o hotel poderá, no futuro, ser também utilizado para abrigar vítimas de violência doméstica e pessoas com problemas mentais. Neste momento mais adiantado do projeto, poderão ser utilizados 120 quartos.

Este projeto-piloto foi anunciado depois de o Governo ter revelado na semana passada a criação de uma task-force para cuidar dos sem-abrigo durante a pandemia.

“O projeto Hotels with Heart aprende a partir de iniciativas semelhantes que estão a acontecer em todo o mundo, incluindo o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá”, começou por explicar a ministra dos Serviços Comunitários, Simone McGurk.

“Isto demonstra o que pode ser alcançado quando há colaboração entre os setores privados, os serviços comunitários e governamentais”, disse, antes de agradecer à Pan Pacific Perth por “avançar” durante a crise da saúde.

“Com a ajuda de organizações de serviços comunitários, esta iniciativa aliviará a pressão do sistema de saúde no oeste da Austrália e, potencialmente, poderá ajudar a achatar a curva enquanto o Estado luta para impedir a propagação da covid-19”.

De acordo com a mesma responsável, o projeto-piloto visa ainda “sustentar” o sistema hoteleiro para o período pós pandemia.

As estadias no Pan Pacific vão desde de 170 a 260 dólares por noite, cerca de 155 a 235 euros, frisa o britânico Daily Mail.

Contudo, a iniciativa não foi bem recebida por todos: o Projeto Nacional de Prevenção de Suicídio e Recuperação de Trauma da Austrália considerou o projeto inadequado, frisando que existem pelos menos 200 pessoas nas ruas de East Perth, West Perth e no distrito central e comercial da cidade.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.