Seis polícias de Baltimore acusados da morte de Freddie Gray

John Taggart / EPA

Agentes da Polícia de Baltimore, EUA

Agentes da Polícia de Baltimore, EUA

A procuradora de Baltimore anunciou hoje que a morte de Freddie Gray, falecido uma semana depois de detido, é um “homicídio” e que seis polícias estão acusados do crime.

A procuradora, Marilyn Mosby, apresentou à comunicação social as conclusões de um inquérito à morte do homem de 25 anos, ocorrida a 19 de Abril, e que provocou violentos distúrbios naquela cidade dos Estados Unidos.

A responsável, citada pela agência espanhola EFE, adiantou que seis polícias, que tinham sido suspensos na semana passada, serão acusados por homicídio involuntário, acrescentando que foi entretanto emitido um mandado de detenção hoje de manhã.

De acordo com os resultados do inquérito e da autópsia, o homem morreu de uma “ferida que lhe foi fatal enquanto seguia no veículo da polícia, sem cinto de segurança”.

Na sequência destas revelações, o Presidente Barack Obama disse hoje que é “absolutamente vital” que a verdade sobre a morte do homem afro-americano seja revelada.

“É absolutamente vital que a verdade venha ao de cima” sobre o que se passou com Freddie Gray, disse o Presidente norte-americano na Casa Branca, depois de serem conhecidas as acusações, que incluem assassínio em segundo grau e homicídio involuntário.

Depois da morte de Freddie Gray e do anúncio de que o homem teria morrido de uma fractura da vértebra cervical, a cidade de Baltimore tem sido palco de manifestações diárias, que entretanto degeneraram em confrontos com a polícia.

Gray foi detido a 12 de Abril quando, ao estabelecer contacto visual com agentes da polícia, começou a correr.

Os agentes detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos das calças do jovem. Não se sabe, até à data, se os polícias suspeitavam que o jovem tinha uma arma branca antes do momento da sua detenção.

Já detido, o jovem foi transportado numa carrinha policial, onde terá sofrido uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos — como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown, morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri, no verão de 2014.

Na quarta-feira à noite, várias cidades norte-americanas, nomeadamente Nova Iorque, foram cenário de protestos contra a violência policial exercida na população afro-americana. Em Nova Iorque, as autoridades detiveram mais de 100 pessoas durante os protestos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …