Portugal regista mais seis mortes e 309 casos de covid-19. R(t) continua a subir

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 6 mortes e 309 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta segunda-feira, Portugal registou mais seis mortes e 309 novos casos de covid-19, segundo os dados do boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS). Os seis óbitos das últimas 24 horas ocorreram a sul (cinco em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Alentejo).

O número de casos ativos no país diminui para um total de 28.024 – menos 155 do que neste domingo.

Estão internados 623 pacientes (menos dez do que no dia anterior) e, desses, 136 estão em unidades de cuidados intensivos (menos seis do que no domingo).

Os dados da DGS indicam ainda que há mais 458 pessoas recuperadas, num total de 775.849 recuperados desde o início da pandemia.

Em relação ao “semáforo”, Portugal continua no verde, com uma incidência a 14 dias de 70,0 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissibilidade R(t) de 0,94 (mais 0,01 do que este domingo).

(dr) DGS

R(t) de 0,94 esta segunda-feira, 29 de março

Desde o início da pandemia, em março de 2020, registaram-se 16.843 óbitos e 820.716 pessoas ficaram infetadas com o SARS-CoV-2.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não entendo que raio de números são estes. O índice de transmissibilidade sobe, e o número de casos diminui? Como é que é possível? Cá para mim, estamos quase a dizer “Olá” à quarta vaga da pandemia.

  2. Imagine dois cenários:
    Situação 1
    Casos ativos – 2000
    Novas infeções – 100

    Situação 2
    Casos ativos – 1000
    Novas infeções – 80

    Admitindo que o Rt nos diz quantas pessoas infeta em média uma pessoa contagiada, então na situação 1 o RT seria de 0,05 e na situação 2 de 0,08 (novas infeções/casos ativos)

    Verdadeiramente não é assim que se calcula. Há muitas coisas que têm em conta, e que penso nem divulgam claramente, mas a ideia é mais ou menos esta.

RESPONDER

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …