Seguro defende mais transparência e “novas práticas” para travar extrema-direita

antoniojoseseguro / flickr

António José Seguro

O ex-secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu esta terça-feira que os “partidos tradicionais” devem responder à extrema-direita com novas práticas políticas, com mais transparência e combate às desigualdades, e considerou essencial uma regionalização sem agravamento de despesa.

Em entrevista ao programa da TSF “Rede Social“, António José Seguro reiterou a decisão que tomou, em setembro de 2014, de se manter afastado sobre assuntos de política partidária. “Quando eu digo ‘afastei-me’, nem sequer estou à espreita. Gosto muito de dar aulas, de trabalhar com os meus alunos, tenho novos projetos, mais tempo para a família e para os amigos.”

Questionado sobre a chegada da extrema-direita à Assembleia da República na sequência das últimas eleições legislativas, o professor universitário e líder socialista entre 2011 e 2014 apontou que, em toda a Europa, se assiste “à emergência de novos partidos”, trazendo consigo forças “de tipo diferente”.

Em relação aos partidos “exploradores do medo” anti-imigração, Seguro advogou que “os partidos tradicionais têm de dar respostas aos problemas das pessoas, que são graves”.

“Temos de investir na qualidade da democracia, na transparência, em novas práticas políticas. Quem gere dinheiros públicos, quem está à frente dos destinos (desde uma Junta de Freguesia até à Comissão Europeia) tem de ser exemplar, irrepreensível. Mas também temos de combater as desigualdades, que têm vindo a aumentar”, destacou, antes de citar o dado de que 26 multimilionários existentes no mundo possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre dos cidadãos do mundo.

Nas democracias ocidentais, ainda de acordo com António José Seguro, “há problemas de desafetação, pessoas que já não querem saber o que se passa na vida política, e de desilusão, aqueles que ainda votam”. “Nas democracias europeias, a percentagem daqueles que vão às urnas, mas que votam branco, é uma percentagem elevada.”

O ex-secretário-geral do PS afirmou ainda que na atividade política “o exemplo tem de vir de cima, de quem lidera e de quem governa“. “O exemplo tem de vir dos dirigentes mundiais – e esse exemplo muitas das vezes não existe ou era melhor que não existisse.”

Na entrevista, o ex-secretário-geral do PS disse continuar a ser um defensor da regionalização em Portugal, mas advertiu que é preciso explicar aos cidadãos como se concretiza essa reforma descentralizadora.

“Há muitas pessoas que defendem a regionalização apenas para criar mais cargos e mais despesa. Entendo que é possível fazer a regionalização diminuindo a despesa. A única coisa que muda é quem decide o investimento a fazer em cada região – e aí sou claramente a favor de que sejam as pessoas que residem e que conhecem esse território”, justificou.

Neste ponto, António José Seguro admitiu ainda que, do ponto de vista teórico, até se poderá encontrar um modelo diferente da regionalização para travar a assimetrias de desenvolvimento no território nacional. “O que eu quero é ver desenvolver o meu país de forma equilibrada e que o interior não seja massacrado e amassado, como tem sido.”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …