Encontrado segundo submarino da “frota perdida” de Hitler

Uma equipa encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma equipa que está a filmar um documentário sobre a chamada “frota perdida de Hitler” encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Os restos do submergível U-23, com 280 toneladas e 40 metros de comprimento,foram encontrados a 40 metros de profundidade, 3.7 quilómetros ao largo de Agva, um conhecido destino turístico na Turquia, a cerca de 100 quilómetros da cidade de Istambul.

Segundo o Diário de Notícias, a descoberta foi feita no âmbito de um documentário do canal público turco TRT, que, em parceria com a Marinha, tem trabalhado na tentativa de encontrar os submarinos da “frota perdida de Hitler”.

Os seis submarinos – U-18, U-19, U-20, U-21, U-22 e U-23 – motivaram ao longo dos anos sucessivas explorações marítimas para encontrá-los.

O U-20 foi encontrado pela Marinha turca em 1994 e o U-23 foi identificado agora com base nos estudos do engenheiro naval Selcuk Kolay. Por encontrar está o U-19, que se supõe estar algures ao largo da província de Zonguldaque, no norte da Turquia.

A “frota perdida de Hitler” foi enviada pelo regime nazi para o Mar Negro com a intenção de participar na Operação Barbarossa – a invasão da União Soviética. Todavia, os alemães tiveram desde logo um problema: a Turquia era uma nação neutral na II Guerra e, como tal, não podia deixar passar os submarinos alemães pelo Estreito do Bósforo e pelos Dardanelos.

Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.

Esta frota participou em 56 operações contra navios soviéticos, destaca o Daily Sabah, e conseguiu afundar dezenas de barcos.

Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos. Nesse mesmo ano, com a vitória iminente dos Aliados, e face a nova recusa da Turquia em deixar passar os submarinos, a Alemanha terá dado ordens à tripulação para afundar os três equipamentos restantes, para evitar que caíssem nas mãos dos soviéticos, que tinham tomado o controlo do porto de Constança.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.”

    Este parágrafo precisa de ser reescrito. Está ininteligível.

    “Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos.”

    Deve ter sido em 1944, não?

RESPONDER

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …