/

Encontrado segundo submarino da “frota perdida” de Hitler

1

Uma equipa encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma equipa que está a filmar um documentário sobre a chamada “frota perdida de Hitler” encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Os restos do submergível U-23, com 280 toneladas e 40 metros de comprimento,foram encontrados a 40 metros de profundidade, 3.7 quilómetros ao largo de Agva, um conhecido destino turístico na Turquia, a cerca de 100 quilómetros da cidade de Istambul.

Segundo o Diário de Notícias, a descoberta foi feita no âmbito de um documentário do canal público turco TRT, que, em parceria com a Marinha, tem trabalhado na tentativa de encontrar os submarinos da “frota perdida de Hitler”.

Os seis submarinos – U-18, U-19, U-20, U-21, U-22 e U-23 – motivaram ao longo dos anos sucessivas explorações marítimas para encontrá-los.

O U-20 foi encontrado pela Marinha turca em 1994 e o U-23 foi identificado agora com base nos estudos do engenheiro naval Selcuk Kolay. Por encontrar está o U-19, que se supõe estar algures ao largo da província de Zonguldaque, no norte da Turquia.

A “frota perdida de Hitler” foi enviada pelo regime nazi para o Mar Negro com a intenção de participar na Operação Barbarossa – a invasão da União Soviética. Todavia, os alemães tiveram desde logo um problema: a Turquia era uma nação neutral na II Guerra e, como tal, não podia deixar passar os submarinos alemães pelo Estreito do Bósforo e pelos Dardanelos.

Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.

Esta frota participou em 56 operações contra navios soviéticos, destaca o Daily Sabah, e conseguiu afundar dezenas de barcos.

Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos. Nesse mesmo ano, com a vitória iminente dos Aliados, e face a nova recusa da Turquia em deixar passar os submarinos, a Alemanha terá dado ordens à tripulação para afundar os três equipamentos restantes, para evitar que caíssem nas mãos dos soviéticos, que tinham tomado o controlo do porto de Constança.

ZAP //

1 Comment

  1. “Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.”

    Este parágrafo precisa de ser reescrito. Está ininteligível.

    “Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos.”

    Deve ter sido em 1944, não?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.