Encontrado segundo submarino da “frota perdida” de Hitler

Uma equipa encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma equipa que está a filmar um documentário sobre a chamada “frota perdida de Hitler” encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecido no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial.

Os restos do submergível U-23, com 280 toneladas e 40 metros de comprimento,foram encontrados a 40 metros de profundidade, 3.7 quilómetros ao largo de Agva, um conhecido destino turístico na Turquia, a cerca de 100 quilómetros da cidade de Istambul.

Segundo o Diário de Notícias, a descoberta foi feita no âmbito de um documentário do canal público turco TRT, que, em parceria com a Marinha, tem trabalhado na tentativa de encontrar os submarinos da “frota perdida de Hitler”.

Os seis submarinos – U-18, U-19, U-20, U-21, U-22 e U-23 – motivaram ao longo dos anos sucessivas explorações marítimas para encontrá-los.

O U-20 foi encontrado pela Marinha turca em 1994 e o U-23 foi identificado agora com base nos estudos do engenheiro naval Selcuk Kolay. Por encontrar está o U-19, que se supõe estar algures ao largo da província de Zonguldaque, no norte da Turquia.

A “frota perdida de Hitler” foi enviada pelo regime nazi para o Mar Negro com a intenção de participar na Operação Barbarossa – a invasão da União Soviética. Todavia, os alemães tiveram desde logo um problema: a Turquia era uma nação neutral na II Guerra e, como tal, não podia deixar passar os submarinos alemães pelo Estreito do Bósforo e pelos Dardanelos.

Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.

Esta frota participou em 56 operações contra navios soviéticos, destaca o Daily Sabah, e conseguiu afundar dezenas de barcos.

Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos. Nesse mesmo ano, com a vitória iminente dos Aliados, e face a nova recusa da Turquia em deixar passar os submarinos, a Alemanha terá dado ordens à tripulação para afundar os três equipamentos restantes, para evitar que caíssem nas mãos dos soviéticos, que tinham tomado o controlo do porto de Constança.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Ainda assim, a frota conseguiu chegar ao Mar Negro. Os submarinos foram desmantelados e seguiram pelo rio Danúbio. Depois, por terra, chegaram até ao porto de Constança, na Roménia, onde foram reconstruídos.”

    Este parágrafo precisa de ser reescrito. Está ininteligível.

    “Em 1994, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos.”

    Deve ter sido em 1944, não?

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …