/

Seguir “o mesmo caminho” com a “mesma companhia”. Costa promete fidelidade à esquerda

11

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, o líder do Partido Socialista respondeu às dúvidas do PCP e do BE sobre um eventual Bloco Central no futuro, com a promessa de “seguir o mesmo caminho” na maioria com a “mesma companhia” de há dois anos.

“Quando se está bem acompanhado não se muda de companhia”, disse António Costa no discurso aos deputados, no jantar no jantar nas Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, em Coimbra.

Foi nessa altura que Costa respondeu às dúvidas dos seus parceiros na maioria parlamentar, PCP e Bloco de Esquerda, que no domingo alertaram para o risco de entendimentos entre o PS e o PSD, que será liderado pelo candidato eleito Rui Rio.

O primeiro-ministro lembrou – com algum humor à mistura – os bons resultados obtidos pelo Governo que tem apoio parlamentar no PCP, BE e PEV e fez duas perguntas.

“Quando se pergunta, o que fazer? Em primeiro lugar, quando se está no bom caminho, só há uma coisa a fazer: é não mudar de caminho“, respondeu. “Quando se está bem acompanhado, o que se faz? Não se muda de companhia.”

A conclusão é simples e aponta para a manutenção dos entendimentos com bloquistas e comunistas. “A primeira coisa a fazer não tem nada de muito imaginativo, é simples: seguir o caminho que iniciamos há dois anos, com a companhia com que iniciámos há dois anos.”

Segundo o Observador, o discurso do secretário-geral e primeiro-ministro foi muito elogioso para a maioria que constituiu em 2015, quando o PS, PCP e BE assinaram posições conjuntas para viabilizar o seu Governo.

Aos sociais-democratas pediu, porém, coerência. Este “recado” vai direto para o recém-eleito Rui Rio, pelas posições que tem tido em matéria de defesa da descentralização, um tema que está em discussão nestas Jornadas Parlamentares.

Em relação à reforma da floresta, António Costa frisou que tem de ser já posta em prática, porque os incêndios não se apagam quando já lavram, “mas também agora quando não há chamas”.

ZAP // Lusa

11 Comments

  1. Sim. Para a história ficará o governo que em Portugal mais gente matou. Incompetentes, desleixados, vigaristas, ladrões, mentirosos. Tudo num mesmo saco. Belo governo este.

  2. pois é!!!! ja mostrou a cara finalmente…. depois das eleiçoes autraquicas, pensa ele que vai conseguir a maioria com os votos dos partidos marxistas bolchevistas e radicais….. mas ja toda a gente percebeu o oportunista que esse costa é.. aprendeu tudo com o seu mentor socrates…e mais alguma coisa.. com a demagogia do jeronimo e das meninas keques da estrelinha vermelha!!!!
    como e possivel um gajo que nem foi eleito pelo povo mas repescado por um acordo de conveniencia ter a arrogancia de achar que pode decidir por ele proprioo o que diz respeito a todos….
    esta na altura de lhe darmos uma liçao!!!!!

    • Força Oliveira! O Costa já está a tremer só de pensar.

      A única lição, vai recebê-la a direita ressabiada, que nem com Rui Rio (que eu aprecio) vai voltar ao poder tão cedo. O povo e o país já percebeu que afinal quem comia criancinhas ao pequeno almoço, não eram os comunistas, e as próximas eleições segundo as sondagens, já vão reflectir isso com uma victória retumbante da Esquerda.

      Você pode argumentar, na total ignorância de como funciona o nosso sistema democrático, que houve um acordo de conveniência (tal como houve entre o PSD e o CDS após as eleições de 2011), mas a verdade é que quem lhes deu posse foi um Presidente da República do PSD, por isso qualquer tentativa de tirar legitimidade a este governo com conversas políticas de café, cai por terra. Existe uma coisa chamada maioria parlamentar, prevista na Constituição… MAs para compreender estes conceitos “complexos”, para começar você tería de perceber que existe uma Constituição e o que é que ela diz.

  3. tiraste algum cursinho com o camionista???? ele fala como tu… ou tu falas como ele!!!! por la tambem ha constituiçao…tambem impera a arrogancia, tambem se instalou uma classe toda poderosa.
    o ressabiamento de que falas sera a lucidez de constatar a realidade dos factos? o termo ressabiado… tem mais a ver com a derrota do jeronimo em almada, do que com outra coisa….supostamente a direita ressabiada de que falas e a que ves no casino do estoril, ou nas galas dos globos de ouro… ou ate nos concertos do u2 ou em paredes de coura?
    bem….nao preciso que o costa tenha medo….. mas que tenha vergonha!!!! e tu… ja que es um sript do covil do rato ao menos tenta disfarçar um pouco mais para poderes ser mais convicente!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.