O segredo para uma maior longevidade pode estar à distância de uma chávena de café

1

Beber café todos os dias com uma colher de açúcar pode fazer com que viva mais tempo em comparação com pessoas que não tomam café.

Muitos de nós têm por hábito beber um café todos os dias. Alguns até tomam dois ou três, enquanto outros excedem-se numa mão cheia de chávenas deste tónico de energia. Seja para começar da melhor forma possível o dia ou por puro deleite, o café enraizado na nossa cultura e sociedade.

No entanto, todos os dias surgem notícias diferentes sobre os benefícios ou consequências do consumo de café.

Em abril, por exemplo, um estudo descobriu que a cafeína pode aliviar sintomas da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Por outro lado, um estudo de 2021 sugere que o seu consumo excessivo aumenta risco de demência. Ainda assim, feitas as contas, o café pode ter mais benefícios do que pensamos.

Agora, uma nova investigação sugere que as pessoas que bebem café todos os dias são menos propensas a morrer mais cedo do que as pessoas que não bebem café. O estudo foi publicado esta terça-feira na revista científica Annals of Internal Medicine.

Ao longo de sete anos, os cientistas da Southern Medical University, na China, analisaram dados de 171 mil britânicos que não tinham cancro ou doenças cardíacas no início do estudo.

Estudos anteriores já tinham sugerido este efeito de longevidade do café, mas os investigadores chineses quiseram comprovar se o mesmo se mantinha quando as pessoas adicionavam açúcar ao café.

Os autores descobriram que as pessoas que bebiam regularmente café sem açúcar tinham 16 a 21% menos probabilidade de morrer durante o estudo em comparação com os que não bebiam café.

De acordo com a Insider, os participantes do estudo que bebiam entre uma e quatro chávenas de café levemente adoçado por dia tinham 29 a 31% menos probabilidade de morrer durante o estudo.

Os resultados mostraram-se inconclusivos quando era usado adoçante artificial em vez de açúcar. A comunidade científica divide-se quanto ao seu uso. Há quem defenda que é uma alternativa mais saudável, enquanto outros defendem que o seu uso está associado ao cancro ou problemas de saúde metabólicos.

Os resultados do novo estudo não significam que o uso de grandes quantidades de açúcar é recomendado. Neste caso, os participantes adicionaram apenas cerca de uma colher de chá de açúcar por chávena. Esta é uma quantidade inferior às típicas sacas de açúcar e ainda menos do que aquela que as bebidas pré-fabricadas levam.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.