Cientistas revelaram o segredo dos antigos vulcões da Austrália

Robst56 / Wikimedia

Montanha Cradle, na Tasmânia, Austrália

A costa leste da Austrália está repleta de restos de centenas de vulcões, mas os cientistas nunca conseguiram explicar porque é que, num território que agora é tão estável, ocorreram tantas erupções nos últimos 80 milhões de anos.

Mas agora, conta o site Phys.org, cientistas da Universidade de Sydney descobriram o porquê. Em primeiro lugar, a equipa destaca que estes vulcões não pertencem a nenhum dos três principais grupos de vulcões.

Segundo Ben Mather, um dos autores do estudo publicado, a 16 de dezembro, na revista Science Advances, muitos dos vulcões que se formaram na Austrália foram eventos únicos.

“Em vez de grandes explosões como o Krakatoa ou o Vesúvio, ou vulcões icónicos como o Monte Fuji, o efeito é mais parecido com as bolhas que vão aparecendo à medida que fazemos uma panqueca”, exemplifica.

A equipa analisou como é que centenas de erupções ocorreram ao longo da costa leste, desde o norte de Queensland à Tasmânia, e através da Tasmânia até à Zelândia, o famoso continente quase totalmente submerso. Mas, afinal, o que é que aconteceu?

“A maioria destas erupções não foi causada pela Placa [tectónica] da Austrália a mover-se sobre as plumas quentes no manto sob a crosta terrestre. Em vez disso, há um padrão de atividade bastante consistente, com alguns picos notáveis”, acrescenta uma das co-autoras do estudo, Maria Seton.

De acordo com o mesmo site, o que alertou os investigadores foi o facto desses picos estarem a ocorrer ao mesmo tempo em que houve um aumento do volume do material do fundo do mar a ser empurrado para baixo do continente, a partir do leste, pela Placa do Pacífico.

Isto é, o fundo marinho da Placa do Pacífico está a ser empurrado para debaixo da Placa Australiana, um processo chamado subducção.

“A partir daí, está a ser empurrado para a zona de transição entre a crosta e o magma em profundidades de cerca de 400 a 500 quilómetros. Este material está, então, a reemergir como uma série de erupções vulcânicas ao longo da costa leste da Austrália, que é mais fina e mais jovem do que o centro e o oeste do continente”, explica Mather.

Na opinião deste cientista, este modelo também poderia ser usado para explicar outras regiões vulcânicas deste género no oeste dos Estados Unidos, no leste da China e em torno das Bermudas.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …