SEF ocultou um milhão de euros destinados a refugiados

Dos 10 mil euros recebidos por cada refugiado acolhido, o SEF só enviava 7.500 euros ao Alto Comissariado para as Migrações. O registo desses valores terá sido ocultado ou não existe.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não consegue explicar onde está cerca de um milhão dos quatro milhões de euros de verbas recebidas da Comissão Europeia em 2018 e 2019 e que se destinavam a apoiar mais de 400 refugiados.

Como noticia o Público, este dinheiro diz respeito ao montante fixo de 10 mil euros que os estados-membros recebem da Comissão Europeia por cada refugiado acolhido.

Em Portugal, esse valor é transferido para o SEF, que é apenas um intermediário, já que depois o transfere para o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

No entanto, em 2018 e 2019, o SEF apenas transferiu 7.500 dos 10 mil euros para o ACM por cada refugiado acolhido. Nesse período, Portugal acolheu 409 refugiados, o que significa que o SEF terá transferido apenas 1.022.500 euros dos 4.090.000 que recebeu.

O mesmo jornal indica que o Tribunal de Contas (TdC) pediu explicações ao SEF, em 2019, sobre o facto de este dinheiro não ter sido transferido para o ACM, porém nunca foram dadas respostas claras sobre o destino dos fundos.

Ao Público, o SEF também não prestou esclarecimentos concretos sobre o valor de mais de um milhão de euros alegadamente em falta nem sobre o pedido de esclarecimento do TdC, mas o jornal soube, através de fonte oficial, que o registo desses valores não existe ou está a ser ocultado.

Cristina Gatões, diretora-nacional do SEF, também recusou comentar o caso, nomeadamente os motivos da saída, em 2020, do diretor-nacional adjunto responsável pela área das Finanças.

De recordar que depois de nomeado em fevereiro de 2018, José Moreira, assinou o despacho de cessação, mas garante ao Público que a sua saída se deveu a motivos pessoais. Em sua defesa, refere ainda que não era ele quem estabelecia as quantias a transferir para o ACM e considera ser impossível não haver registo desses valores.

  ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. NO PAÍS DO HUMANISMO
    Primeiro matam um Ucraniano à cacetada e depois é isto… Ainda bem que temos um serviço que se preocupa com Estrangeiros e com Fronteiras.

  2. E não são corruptos, isto quer dizer que de dois assassinos do EI, apenas um corrompeu um elemento deste corpo policial para manter o estatuto de refugiado

RESPONDER

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …