Tecidos de seda de rei dinamarquês santificado são, afinal, do seu irmão

Nationalmuseet / The National Museum of Denmark

Tecido de seda com pássaros

A Catedral de Odense, na Dinamarca, guardou durante nove séculos as relíquias do rei São Canuto, o Santo, e do seu irmão Benedikt, ambos assassinados em 1086 d.C.. A história das relíquias é turbulenta: inicialmente, eram um objeto de adoração dos fiéis católicos, mas depois da reforma protestante, em 1536, foram escondidas.

Os sacrários de madeira dos irmãos estão em exibição na catedral de Odense, na Dinamarca, como património nacional desde o século XIX. Agora, uma equipa de cientistas analisou cuidadosamente alguns tecidos.

Os investigadores concluíram que o sacrário do rei Canuto não contém os tecidos de seda colocados na sua consagração. Em vez disso, explicam, é provável que os tecidos do sacrário do seu irmão tenham sido transferidos em algum momento para o sacrário do rei. O artigo com as descobertas foi publicado no dia 30 de setembro na Heritage Science.

De acordo com fontes históricas, ambos estavam cobertos de tecidos valiosos e, em 1536, o sacrário de Canuto estava forrado com um raro tecido de seda. Décadas mais tarde, os sacrários foram colocados verticalmente e, a partir de então, não houve relatos dos tecidos no sacrário do rei, quando foi reexaminado em 1694 e 1833.

Quando os sacrários foram preparados para serem exibidos em 1874, os investigadores ficaram intrigados com a ausência dos tecidos valiosos e puseram em cima da mesa a hipótese de terem sido roubados.

Se no sacrário do rei Canuto não encontraram qualquer tecido, ficaram perplexos quando perceberam que o sacrário do irmão Benedikt tinha os tecidos mais valiosos. Perante esta observação, os investigadores declararam-se incapazes de julgar a qual dos sacrários pertenciam os tecidos encontrados.

Kaare Lund Rasmussen, professor e especialista em arqueometria da Universidade do Sul da Dinamarca, realizou análises químicas dos tecidos em ambos os sacrários e concluiu que têm a mesma idade. Segundo o Ancient, descobriram ainda que a idade coincide com a de 1086, quando os dois irmãos foram consagrados.

“Juntamente com as informações obtidas através de fontes históricas, concluímos que o rei Canuto está no seu sacrário com o que são, na verdade, os tecidos funerários do seu irmão”, adiantou Rasmussen.

Entre os tecidos destinados a Benedikt, mas posteriormente colocados com Canuto, estão uma almofada com pássaros e o tecido “Seda de Águia”. “Estes tecidos são bonitos, mas os tecidos do rei Canuto devem ter sido ainda mais requintados”, disse o investigador.

De acordo com os especialistas do Museu Nacional da Dinamarca, Ulla Kjær e Poul Grinder-Hansen, as sedas luxuosas podem ter sido enviadas do sul da Itália para os sacrários na Dinamarca pela viúva do rei Canuto, Edel.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Os sacrários de madeira dos irmãos…”
    Não deverá ser, antes, “Os sarcófagos de madeira dos irmãos…” ?
    Um sarcófago é uma urna funerária…
    Um Sacrário ou Tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar para guardar a píxide ou o ostensório, onde está a Eucaristia…
    Talvez tradução errada…

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo. Optámos pelo uso do termo “sacrário” por se tratar de sarcófagos no qual estão guardados restos humanos considerados relíquias religiosas, ou seja, “sagrados”. Poderíamos também ter usado “relicário” em vez de “sacrário”.

RESPONDER

Governo espanhol aprova concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …