Secretário de Estado recusou queijos de empresário que foi depois acusado de corrupção

3

ZAP // Reconquista TV

Pedro Gonçalves, ex-Secretário de Estado da Inovação, recusou receber queijos da Serra oferecidos pelo empresário Gumercindo Lourenço, que tinha projetos com o Ministério da Economia.

Quando estavam a decorrer procedimentos administrativos relacionados com os investimentos de Gumercindo Lourenço no Ministério da Economia, o empresário da região de Viseu ofereceu queijos da Serra ao então Secretário de Estado da Inovação, Pedro Gonçalves.

O Secretário recusou a oferta na altura, em 2015, argumentando que os projectos estavam em curso. Este caso foi agora ressuscitado no despacho do Ministério Público de Coimbra, que no final de 2022 acusou Gumercindo Lourenço e Teresa Saraiva, secretária do Ministério da Economia entre 1977 e Novembro, de corrupção.

A acusação relata que Teresa Saraiva usou a sua influência para beneficiar o empresário em projetos em troca de queijos da Serra e estadias em hotéis com tudo incluído, relata o Público.

O Ministério Público refere que os dois se terão conhecido entre 2013 e 2014 no âmbito das viagens do empresário — que tem negócios de hotelaria, termas e exploração de águas minerais — ao Ministério da Economia.

A relação entre o empresário e a Secretária era alegadamente de grande confiança e Gumercindo Lourenço até trataria Teresa Saraiva por “Teté“. A acusação reforça que o empresário compensava os favores de Teresa Saraiva “com vantagens patrimoniais e não patrimoniais” para os seus “familiares e amigos”, incluindo “estadias nas unidades hoteleiras exploradas pelo seu grupo empresarial”.

Esta não é a primeira vez que Gumercindo Lourenço tem problemas com a justiça, tendo já sido condenado com pena suspensa por fraude na obtenção de um subsídio. Foi também acusação de corrupção por pagar a um juiz de Aveiro para receber informações privilegiadas sobre processos judiciais em que estava envolvido.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.