Secretário de Estado nomeia filho de deputado do PS para assessor

Fernando Veludo / Lusa

Duarte Cordeiro substitui Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares

Apesar da maré de críticas, as relações familiares no Governo parecem continuar a multiplicar-se. Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, nomeou Pedro Anastácio, filho do deputado do PS Fernando Anastácio, ex-vereador em Albufeira, e da juíza Maria Machado, para seu adjunto.

O novo caso é avançado pelo Correio da Manhã esta terça-feira e surge depois de Duarte Cordeiro nomear também Ana Catarina Gamboa, mulher do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, como chefe de gabinete.

A escolha foi “da exclusiva responsabilidade” de Duarte Cordeiro, revelou o governante em declarações ao matutino. “Considerei as qualificações e a confiança pessoal das pessoas que vieram trabalhar comigo”, explica o socialista, que afasta qualquer preferência pelo facto de Anastácio ser filho de um deputado do PS.

“Nenhuma relação familiar pesou na minha escolha”, assegurou.

Com esta nomeação, Pedro Anastácio, 25 anos, membro do secretariado nacional da Juventude Socialista, terá dado um passo de gigante na carreira política: trocou as funções de vogal, não efetivo, na Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, para entrar no gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

De acordo com o diário, Anastácio irá ganhar um salário bruto de 3575,46 euros por mês. O CM tentou, sem sucesso, contactar o pai do jovem.

Durante um curto período de tempo, Pedro Anastácio passou também pela sociedade de advogados de Eduardo Paz Ferreira, marido de Francisca Van Dúnem, ministra da Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. LOL
    epá realmente não percebo qual é a questão com estas não noticias… Não são cargos que obedecem a contratações por concurso, são nomeações directas e de pessoas de confiança de quem escolhe, se são familiares ou amigos é normal que seja, normalmente são essas pessoas que preenchem o requisito de confiança, se são competentes já é outra historia, mas não há nenhuma ilegalidade neste processo.
    Apenas há aqui uma tentativa de aproveitamento politico, de partidos onde inclusivamente as ligações familiares sempre existiram nos governos que tomaram posse!
    Logo não vejo aqui onde esteja o drama!
    Mesmo existindo uma pessoa mais competente para o cargo, poderá essa pessoa não ser de confiança e bem sabemos que as vezes esta pesa bem mais!

RESPONDER

Bale, James, Navas e 100 milhões não chegaram para comprar Neymar

Convencer o Paris Saint-Germain a deixar Neymar sair não está a ser pera doce. O Real Madrid ofereceu uma combinação de 100 milhões de euros mais jogadores, mas mesmo assim os parisienses rejeitaram a proposta. O …

G7. Merkel e Johnson consideram prematuro regresso da Rússia ao grupo

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disseram na quarta-feira em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia que foi avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Angela …

Motoristas admitem assinar acordo semelhante ao dos outros sindicatos (e podem retirar pré-aviso de greve)

Francisco São Bento admitiu a possibilidade de o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) assinar um acordo com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) semelhante àquele já assinado pelos …

Cristiano Ronaldo acredita que João Félix vai triunfar em Espanha

Na segunda parte da entrevista à TVI, o internacional português abordou vários temas como João Félix na liga espanhola, a eventual saída de Bruno Fernandes do Sporting e até o seu eterno rival Lionel Messi. Cristiano …

Portugal renova frota de aviões. Acordo é de 827 milhões de euros

O primeiro-ministro, António Costa, assinou na terça-feira, em Évora, um contrato com a brasileira Embraer para a compra de cinco aviões KC-390. O negócio inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção …

Apesar dos 6.500 euros oferecidos pelo Programa Regressar, só 71 emigrantes quiseram voltar

Um mês depois do seu início, o Programa Regressar, que prevê a atribuição até 6536,40 euros aos emigrantes que regressarem a Portugal, recebeu apenas 71 candidaturas. Os dados, avançados pelo jornal Público, são o mais recente …

Incêndio na ilha espanhola de Grã Canária controlado

O incêndio florestal que deflagrou no sábado na ilha espanhola de Grande Canária está controlado, depois de ter atingido cerca de 9.200 hectares e obrigado à retirada de mais de 10 mil pessoas, anunciaram as …

Coreia do Norte recusa diálogo com EUA até terminarem exercícios militares

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou igualmente a intenção de Washington de enviar caças F-35 para a região, e defendeu que tal pode, provavelmente, "desencadear uma nova guerra fria". A …

Jerónimo acusa PS, PSD e CDS de quererem rever leis eleitorais para falsificar resultados

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou na noite de quarta-feira PS, PSD e CDS-PP de quererem rever as leis eleitorais para falsificar os resultados e fazer maiorias governativas com minoria de votos. Esta cíclica …

Campeão europeu foi oferecido ao Benfica. "Águias" rejeitaram

Daniel Sturridge, vencedor da Liga dos Campeões ao serviço do Liverpool, foi oferecido ao SL Benfica. As "águias" rejeitaram e, horas depois, o jogador assinou pelo Trabzonspor, da Turquia. Não é propriamente todos os dias que …