Secretário de Estado nomeia filho de deputado do PS para assessor

Fernando Veludo / Lusa

Duarte Cordeiro substitui Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares

Apesar da maré de críticas, as relações familiares no Governo parecem continuar a multiplicar-se. Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, nomeou Pedro Anastácio, filho do deputado do PS Fernando Anastácio, ex-vereador em Albufeira, e da juíza Maria Machado, para seu adjunto.

O novo caso é avançado pelo Correio da Manhã esta terça-feira e surge depois de Duarte Cordeiro nomear também Ana Catarina Gamboa, mulher do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, como chefe de gabinete.

A escolha foi “da exclusiva responsabilidade” de Duarte Cordeiro, revelou o governante em declarações ao matutino. “Considerei as qualificações e a confiança pessoal das pessoas que vieram trabalhar comigo”, explica o socialista, que afasta qualquer preferência pelo facto de Anastácio ser filho de um deputado do PS.

“Nenhuma relação familiar pesou na minha escolha”, assegurou.

Com esta nomeação, Pedro Anastácio, 25 anos, membro do secretariado nacional da Juventude Socialista, terá dado um passo de gigante na carreira política: trocou as funções de vogal, não efetivo, na Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, para entrar no gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

De acordo com o diário, Anastácio irá ganhar um salário bruto de 3575,46 euros por mês. O CM tentou, sem sucesso, contactar o pai do jovem.

Durante um curto período de tempo, Pedro Anastácio passou também pela sociedade de advogados de Eduardo Paz Ferreira, marido de Francisca Van Dúnem, ministra da Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. LOL
    epá realmente não percebo qual é a questão com estas não noticias… Não são cargos que obedecem a contratações por concurso, são nomeações directas e de pessoas de confiança de quem escolhe, se são familiares ou amigos é normal que seja, normalmente são essas pessoas que preenchem o requisito de confiança, se são competentes já é outra historia, mas não há nenhuma ilegalidade neste processo.
    Apenas há aqui uma tentativa de aproveitamento politico, de partidos onde inclusivamente as ligações familiares sempre existiram nos governos que tomaram posse!
    Logo não vejo aqui onde esteja o drama!
    Mesmo existindo uma pessoa mais competente para o cargo, poderá essa pessoa não ser de confiança e bem sabemos que as vezes esta pesa bem mais!

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …