Secretário de Estado nomeia filho de deputado do PS para assessor

Fernando Veludo / Lusa

Duarte Cordeiro substitui Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares

Apesar da maré de críticas, as relações familiares no Governo parecem continuar a multiplicar-se. Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, nomeou Pedro Anastácio, filho do deputado do PS Fernando Anastácio, ex-vereador em Albufeira, e da juíza Maria Machado, para seu adjunto.

O novo caso é avançado pelo Correio da Manhã esta terça-feira e surge depois de Duarte Cordeiro nomear também Ana Catarina Gamboa, mulher do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, como chefe de gabinete.

A escolha foi “da exclusiva responsabilidade” de Duarte Cordeiro, revelou o governante em declarações ao matutino. “Considerei as qualificações e a confiança pessoal das pessoas que vieram trabalhar comigo”, explica o socialista, que afasta qualquer preferência pelo facto de Anastácio ser filho de um deputado do PS.

“Nenhuma relação familiar pesou na minha escolha”, assegurou.

Com esta nomeação, Pedro Anastácio, 25 anos, membro do secretariado nacional da Juventude Socialista, terá dado um passo de gigante na carreira política: trocou as funções de vogal, não efetivo, na Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, para entrar no gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

De acordo com o diário, Anastácio irá ganhar um salário bruto de 3575,46 euros por mês. O CM tentou, sem sucesso, contactar o pai do jovem.

Durante um curto período de tempo, Pedro Anastácio passou também pela sociedade de advogados de Eduardo Paz Ferreira, marido de Francisca Van Dúnem, ministra da Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. LOL
    epá realmente não percebo qual é a questão com estas não noticias… Não são cargos que obedecem a contratações por concurso, são nomeações directas e de pessoas de confiança de quem escolhe, se são familiares ou amigos é normal que seja, normalmente são essas pessoas que preenchem o requisito de confiança, se são competentes já é outra historia, mas não há nenhuma ilegalidade neste processo.
    Apenas há aqui uma tentativa de aproveitamento politico, de partidos onde inclusivamente as ligações familiares sempre existiram nos governos que tomaram posse!
    Logo não vejo aqui onde esteja o drama!
    Mesmo existindo uma pessoa mais competente para o cargo, poderá essa pessoa não ser de confiança e bem sabemos que as vezes esta pesa bem mais!

RESPONDER

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …