Secretário de Estado nomeia filho de deputado do PS para assessor

Fernando Veludo / Lusa

Duarte Cordeiro substitui Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares

Apesar da maré de críticas, as relações familiares no Governo parecem continuar a multiplicar-se. Duarte Cordeiro, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, nomeou Pedro Anastácio, filho do deputado do PS Fernando Anastácio, ex-vereador em Albufeira, e da juíza Maria Machado, para seu adjunto.

O novo caso é avançado pelo Correio da Manhã esta terça-feira e surge depois de Duarte Cordeiro nomear também Ana Catarina Gamboa, mulher do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, como chefe de gabinete.

A escolha foi “da exclusiva responsabilidade” de Duarte Cordeiro, revelou o governante em declarações ao matutino. “Considerei as qualificações e a confiança pessoal das pessoas que vieram trabalhar comigo”, explica o socialista, que afasta qualquer preferência pelo facto de Anastácio ser filho de um deputado do PS.

“Nenhuma relação familiar pesou na minha escolha”, assegurou.

Com esta nomeação, Pedro Anastácio, 25 anos, membro do secretariado nacional da Juventude Socialista, terá dado um passo de gigante na carreira política: trocou as funções de vogal, não efetivo, na Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, para entrar no gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

De acordo com o diário, Anastácio irá ganhar um salário bruto de 3575,46 euros por mês. O CM tentou, sem sucesso, contactar o pai do jovem.

Durante um curto período de tempo, Pedro Anastácio passou também pela sociedade de advogados de Eduardo Paz Ferreira, marido de Francisca Van Dúnem, ministra da Justiça.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. LOL
    epá realmente não percebo qual é a questão com estas não noticias… Não são cargos que obedecem a contratações por concurso, são nomeações directas e de pessoas de confiança de quem escolhe, se são familiares ou amigos é normal que seja, normalmente são essas pessoas que preenchem o requisito de confiança, se são competentes já é outra historia, mas não há nenhuma ilegalidade neste processo.
    Apenas há aqui uma tentativa de aproveitamento politico, de partidos onde inclusivamente as ligações familiares sempre existiram nos governos que tomaram posse!
    Logo não vejo aqui onde esteja o drama!
    Mesmo existindo uma pessoa mais competente para o cargo, poderá essa pessoa não ser de confiança e bem sabemos que as vezes esta pesa bem mais!

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …