Secretário de Estado reforça segurança privada por ameaças de taxistas

Mário Cruz / Lusa

A segurança pessoal do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente foi recentemente reforçada devido às ameaças por taxistas a que tem sido sujeito.

A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Público, dá conta que este reforço de segurança acontece na sequência de uma avaliação de risco feita pela PSP.

Em causa está o facto de o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, estar a ser alvo de várias ameaças, alegadamente online, por elementos do setor dos táxis.

Recorde-se que o secretário de Estado é um dos responsáveis pelo processo de legalização de plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify.

De acordo com o jornal, esta avaliação também contou com dados do Sistema de Informações de Segurança e foi tida em conta a tensão crescente com os taxistas.

José Mendes já tinha direito a ser acompanhado por elementos da PSP, mas isso só acontecia de forma pontual e com uma presença bastante discreta.

No entanto, devido à escalada de ameaças e insultos ocorridos nas últimas semanas decidiu proceder-se a uma alteração das medidas de segurança.

Agora, os agentes da PSP passam a andar sempre com o governante e “fazem questão de se mostrarem”, escreve o diário.

As ameaças aparecem sobretudo nas redes sociais, com as imagens que o secretário de Estado tinha publicado no Facebook, a serem republicadas na página Portugal Revolução.

Vejam bem a cara do animal que vai mandar milhares de famílias ligadas ao Táxi para a pobreza”, escreve-se na legenda de uma das fotografias.

Os responsáveis pela página também fizeram proveito das imagens que José Mendes tinha partilhado de alguns familiares.

Segundo o Público, surgem várias ameaças contra essas pessoas, questionando se alguém as consegue identificar.

Bandeirada de 6 euros no Natal e Ano Novo

Os taxistas estão a preparar uma manifestação contra estas plataformas eletrónicas, agendada para a próxima segunda-feira, em Lisboa.

Em vésperas de mais uma greve, os taxistas enviaram para o Governo uma lista de propostas para compensar o setor.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as medidas defendidas está uma bandeirada de seis euros no Natal e no Ano Novo, um aumento de 20% em todos os preços nos picos do verão, ou seja, em julho e agosto, e uma tarifa especial para transporte de mais de quatro pessoas no mesmo veículo.

Em setembro, o Governo anunciou que a atividade de plataformas como a Uber e a Cabify vão ser legalizadas até ao final deste ano.

Como seria de esperar, os taxistas não reagiram bem à novidade e prometeram dar luta, alertando mesmo que esta podia acabar por se tornar violenta.

Porrada não vai faltar!“, avisou o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), Florêncio Almeida.

Entre as alterações do Governo para legalizar as aplicações de transporte de passageiros, está a obrigatoriedade de os motoristas fazerem uma formação inicial, por um mínimo de 30 horas, e a terem um título de condução específico.

Além disso, os carros, que não podem ter mais de sete anos, terão de estar identificados com um dístico, devem possuir um seguro semelhante ao dos táxis e são obrigados a passar fatura eletrónica.

Os motoristas só poderão transportar clientes que solicitem o serviço através da aplicação e não podem apanhar clientes na rua, nem usar as praças dos táxis ou corredores reservados aos transportes públicos.

Com esta legislação, Portugal será um dos primeiros países europeus a legalizar estas aplicações eletrónicas.

FM, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É com esta cambada de selvagens que temos de conviver… e ainda querem ser respeitados.
    Estão mais para o lado do estado islâmico que para o do mundo civilizado e depois admiram-se que, com a chegada da concorrência, só tenham a perder…
    Acho que o governo, deveria até igualar mais as condições para a UBER, pois quanto mais depressa acabar a “mama” dos taxistas, melhor para toda a gente.

  2. Perfeitamente de acordo ‘EU’. E se dúvidas houver basta dar uma espreitadela nesse site que o artigo menciona-” Portugal Revolução” para ter ter uma ideia do que estes FDP são. Grande lavagem ao cérebro os cabecilhas dão aos colegas de profissão..

RESPONDER

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …