Secretário de Estado reforça segurança privada por ameaças de taxistas

Mário Cruz / Lusa

A segurança pessoal do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente foi recentemente reforçada devido às ameaças por taxistas a que tem sido sujeito.

A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Público, dá conta que este reforço de segurança acontece na sequência de uma avaliação de risco feita pela PSP.

Em causa está o facto de o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, estar a ser alvo de várias ameaças, alegadamente online, por elementos do setor dos táxis.

Recorde-se que o secretário de Estado é um dos responsáveis pelo processo de legalização de plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify.

De acordo com o jornal, esta avaliação também contou com dados do Sistema de Informações de Segurança e foi tida em conta a tensão crescente com os taxistas.

José Mendes já tinha direito a ser acompanhado por elementos da PSP, mas isso só acontecia de forma pontual e com uma presença bastante discreta.

No entanto, devido à escalada de ameaças e insultos ocorridos nas últimas semanas decidiu proceder-se a uma alteração das medidas de segurança.

Agora, os agentes da PSP passam a andar sempre com o governante e “fazem questão de se mostrarem”, escreve o diário.

As ameaças aparecem sobretudo nas redes sociais, com as imagens que o secretário de Estado tinha publicado no Facebook, a serem republicadas na página Portugal Revolução.

Vejam bem a cara do animal que vai mandar milhares de famílias ligadas ao Táxi para a pobreza”, escreve-se na legenda de uma das fotografias.

Os responsáveis pela página também fizeram proveito das imagens que José Mendes tinha partilhado de alguns familiares.

Segundo o Público, surgem várias ameaças contra essas pessoas, questionando se alguém as consegue identificar.

Bandeirada de 6 euros no Natal e Ano Novo

Os taxistas estão a preparar uma manifestação contra estas plataformas eletrónicas, agendada para a próxima segunda-feira, em Lisboa.

Em vésperas de mais uma greve, os taxistas enviaram para o Governo uma lista de propostas para compensar o setor.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as medidas defendidas está uma bandeirada de seis euros no Natal e no Ano Novo, um aumento de 20% em todos os preços nos picos do verão, ou seja, em julho e agosto, e uma tarifa especial para transporte de mais de quatro pessoas no mesmo veículo.

Em setembro, o Governo anunciou que a atividade de plataformas como a Uber e a Cabify vão ser legalizadas até ao final deste ano.

Como seria de esperar, os taxistas não reagiram bem à novidade e prometeram dar luta, alertando mesmo que esta podia acabar por se tornar violenta.

Porrada não vai faltar!“, avisou o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), Florêncio Almeida.

Entre as alterações do Governo para legalizar as aplicações de transporte de passageiros, está a obrigatoriedade de os motoristas fazerem uma formação inicial, por um mínimo de 30 horas, e a terem um título de condução específico.

Além disso, os carros, que não podem ter mais de sete anos, terão de estar identificados com um dístico, devem possuir um seguro semelhante ao dos táxis e são obrigados a passar fatura eletrónica.

Os motoristas só poderão transportar clientes que solicitem o serviço através da aplicação e não podem apanhar clientes na rua, nem usar as praças dos táxis ou corredores reservados aos transportes públicos.

Com esta legislação, Portugal será um dos primeiros países europeus a legalizar estas aplicações eletrónicas.

FM, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É com esta cambada de selvagens que temos de conviver… e ainda querem ser respeitados.
    Estão mais para o lado do estado islâmico que para o do mundo civilizado e depois admiram-se que, com a chegada da concorrência, só tenham a perder…
    Acho que o governo, deveria até igualar mais as condições para a UBER, pois quanto mais depressa acabar a “mama” dos taxistas, melhor para toda a gente.

  2. Perfeitamente de acordo ‘EU’. E se dúvidas houver basta dar uma espreitadela nesse site que o artigo menciona-” Portugal Revolução” para ter ter uma ideia do que estes FDP são. Grande lavagem ao cérebro os cabecilhas dão aos colegas de profissão..

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …