//

Secretário de Estado reforça segurança privada por ameaças de taxistas

4

Mário Cruz / Lusa

A segurança pessoal do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente foi recentemente reforçada devido às ameaças por taxistas a que tem sido sujeito.

A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Público, dá conta que este reforço de segurança acontece na sequência de uma avaliação de risco feita pela PSP.

Em causa está o facto de o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, estar a ser alvo de várias ameaças, alegadamente online, por elementos do setor dos táxis.

Recorde-se que o secretário de Estado é um dos responsáveis pelo processo de legalização de plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify.

De acordo com o jornal, esta avaliação também contou com dados do Sistema de Informações de Segurança e foi tida em conta a tensão crescente com os taxistas.

José Mendes já tinha direito a ser acompanhado por elementos da PSP, mas isso só acontecia de forma pontual e com uma presença bastante discreta.

No entanto, devido à escalada de ameaças e insultos ocorridos nas últimas semanas decidiu proceder-se a uma alteração das medidas de segurança.

Agora, os agentes da PSP passam a andar sempre com o governante e “fazem questão de se mostrarem”, escreve o diário.

As ameaças aparecem sobretudo nas redes sociais, com as imagens que o secretário de Estado tinha publicado no Facebook, a serem republicadas na página Portugal Revolução.

Vejam bem a cara do animal que vai mandar milhares de famílias ligadas ao Táxi para a pobreza”, escreve-se na legenda de uma das fotografias.

Os responsáveis pela página também fizeram proveito das imagens que José Mendes tinha partilhado de alguns familiares.

Segundo o Público, surgem várias ameaças contra essas pessoas, questionando se alguém as consegue identificar.

Bandeirada de 6 euros no Natal e Ano Novo

Os taxistas estão a preparar uma manifestação contra estas plataformas eletrónicas, agendada para a próxima segunda-feira, em Lisboa.

Em vésperas de mais uma greve, os taxistas enviaram para o Governo uma lista de propostas para compensar o setor.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as medidas defendidas está uma bandeirada de seis euros no Natal e no Ano Novo, um aumento de 20% em todos os preços nos picos do verão, ou seja, em julho e agosto, e uma tarifa especial para transporte de mais de quatro pessoas no mesmo veículo.

Em setembro, o Governo anunciou que a atividade de plataformas como a Uber e a Cabify vão ser legalizadas até ao final deste ano.

Como seria de esperar, os taxistas não reagiram bem à novidade e prometeram dar luta, alertando mesmo que esta podia acabar por se tornar violenta.

Porrada não vai faltar!“, avisou o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), Florêncio Almeida.

Entre as alterações do Governo para legalizar as aplicações de transporte de passageiros, está a obrigatoriedade de os motoristas fazerem uma formação inicial, por um mínimo de 30 horas, e a terem um título de condução específico.

Além disso, os carros, que não podem ter mais de sete anos, terão de estar identificados com um dístico, devem possuir um seguro semelhante ao dos táxis e são obrigados a passar fatura eletrónica.

Os motoristas só poderão transportar clientes que solicitem o serviço através da aplicação e não podem apanhar clientes na rua, nem usar as praças dos táxis ou corredores reservados aos transportes públicos.

Com esta legislação, Portugal será um dos primeiros países europeus a legalizar estas aplicações eletrónicas.

FM, ZAP

4 Comments

  1. É com esta cambada de selvagens que temos de conviver… e ainda querem ser respeitados.
    Estão mais para o lado do estado islâmico que para o do mundo civilizado e depois admiram-se que, com a chegada da concorrência, só tenham a perder…
    Acho que o governo, deveria até igualar mais as condições para a UBER, pois quanto mais depressa acabar a “mama” dos taxistas, melhor para toda a gente.

  2. Perfeitamente de acordo ‘EU’. E se dúvidas houver basta dar uma espreitadela nesse site que o artigo menciona-” Portugal Revolução” para ter ter uma ideia do que estes FDP são. Grande lavagem ao cérebro os cabecilhas dão aos colegas de profissão..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.