Secretário de Estado reforça segurança privada por ameaças de taxistas

Mário Cruz / Lusa

A segurança pessoal do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente foi recentemente reforçada devido às ameaças por taxistas a que tem sido sujeito.

A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Público, dá conta que este reforço de segurança acontece na sequência de uma avaliação de risco feita pela PSP.

Em causa está o facto de o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, estar a ser alvo de várias ameaças, alegadamente online, por elementos do setor dos táxis.

Recorde-se que o secretário de Estado é um dos responsáveis pelo processo de legalização de plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify.

De acordo com o jornal, esta avaliação também contou com dados do Sistema de Informações de Segurança e foi tida em conta a tensão crescente com os taxistas.

José Mendes já tinha direito a ser acompanhado por elementos da PSP, mas isso só acontecia de forma pontual e com uma presença bastante discreta.

No entanto, devido à escalada de ameaças e insultos ocorridos nas últimas semanas decidiu proceder-se a uma alteração das medidas de segurança.

Agora, os agentes da PSP passam a andar sempre com o governante e “fazem questão de se mostrarem”, escreve o diário.

As ameaças aparecem sobretudo nas redes sociais, com as imagens que o secretário de Estado tinha publicado no Facebook, a serem republicadas na página Portugal Revolução.

Vejam bem a cara do animal que vai mandar milhares de famílias ligadas ao Táxi para a pobreza”, escreve-se na legenda de uma das fotografias.

Os responsáveis pela página também fizeram proveito das imagens que José Mendes tinha partilhado de alguns familiares.

Segundo o Público, surgem várias ameaças contra essas pessoas, questionando se alguém as consegue identificar.

Bandeirada de 6 euros no Natal e Ano Novo

Os taxistas estão a preparar uma manifestação contra estas plataformas eletrónicas, agendada para a próxima segunda-feira, em Lisboa.

Em vésperas de mais uma greve, os taxistas enviaram para o Governo uma lista de propostas para compensar o setor.

Segundo o Jornal de Notícias, entre as medidas defendidas está uma bandeirada de seis euros no Natal e no Ano Novo, um aumento de 20% em todos os preços nos picos do verão, ou seja, em julho e agosto, e uma tarifa especial para transporte de mais de quatro pessoas no mesmo veículo.

Em setembro, o Governo anunciou que a atividade de plataformas como a Uber e a Cabify vão ser legalizadas até ao final deste ano.

Como seria de esperar, os taxistas não reagiram bem à novidade e prometeram dar luta, alertando mesmo que esta podia acabar por se tornar violenta.

Porrada não vai faltar!“, avisou o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), Florêncio Almeida.

Entre as alterações do Governo para legalizar as aplicações de transporte de passageiros, está a obrigatoriedade de os motoristas fazerem uma formação inicial, por um mínimo de 30 horas, e a terem um título de condução específico.

Além disso, os carros, que não podem ter mais de sete anos, terão de estar identificados com um dístico, devem possuir um seguro semelhante ao dos táxis e são obrigados a passar fatura eletrónica.

Os motoristas só poderão transportar clientes que solicitem o serviço através da aplicação e não podem apanhar clientes na rua, nem usar as praças dos táxis ou corredores reservados aos transportes públicos.

Com esta legislação, Portugal será um dos primeiros países europeus a legalizar estas aplicações eletrónicas.

FM, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É com esta cambada de selvagens que temos de conviver… e ainda querem ser respeitados.
    Estão mais para o lado do estado islâmico que para o do mundo civilizado e depois admiram-se que, com a chegada da concorrência, só tenham a perder…
    Acho que o governo, deveria até igualar mais as condições para a UBER, pois quanto mais depressa acabar a “mama” dos taxistas, melhor para toda a gente.

  2. Perfeitamente de acordo ‘EU’. E se dúvidas houver basta dar uma espreitadela nesse site que o artigo menciona-” Portugal Revolução” para ter ter uma ideia do que estes FDP são. Grande lavagem ao cérebro os cabecilhas dão aos colegas de profissão..

RESPONDER

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …