Secretárias clínicas foram vacinadas antes de médicos na linha da frente

Giuseppe Lami / EPA

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros denunciaram o incumprimento dos critérios definidos pelo Governo para a primeira fase de vacinação contra a covid-19.

“Aquilo que estamos a ver é que o Plano de Vacinação, do ponto de vista das prioridades, está bem feito, mas os hospitais não estão a implementá-lo de acordo com o que está no papel”, disse a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, ao Expresso.

“Há casos em que médicos em teletrabalho, a fazer teleconsultas, foram chamados para vacinação, em detrimento de assistentes operacionais e de enfermeiros, entre outros profissionais, que estão 24 horas por dia em serviços covid”, acrescentou.

As dezenas de queixas de profissionais chegaram à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Enfermeiros vindas do Centro Hospitalar de Lisboa Central, do Hospital de Santa Maria, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Padre Américo e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“Há funcionários da urgência, tanto na de adultos como na pediátrica, que não foram chamados para esta primeira administração. Mas depois foram chamados profissionais que não têm contacto com doentes covid-19, que não têm perigo, como secretárias clínicas e diretores de serviços não-covid”, disse Carlos Cortes, presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já admitiu terem existido erros, embora justifique que são naturais num processo de vacinação organizado em tempo recorde.

Carlos Cortes discorda e defende que “não foi só um erro”, já que “houve decisões a serem tomadas à revelia do plano de vacinação”. Para além de pessoas que deviam ter sido vacinadas e não foram, há também profissionais que foram vacinados e não deviam.

Os critérios do Governo definiam que teria de ser dada prioridade aos profissionais dos serviços de urgência, das unidades de cuidados intermédios e intensivos, dos serviços de doentes covid-19, das unidades de transplante, dos serviços de oncologia, dos blocos operatórios e de partos ou a profissionais que colhem e manipulam amostras de covid-19.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …