Schäuble avisa britânicos de que não há almoços grátis

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, avisou hoje os britânicos de que “nada é grátis” ao referir-se à saída do Reino Unido da União Europeia, no momento em que os líderes europeus preparam as negociações para o ‘brexit’.

“Depois da sua saída da União Europeia, o Reino Unido não deve ter vantagens que outros países não têm. Nada é grátis. Isso devem sabê-lo“, disse Schäuble em declarações hoje divulgadas pelos jornais do grupo Funke.

O ministro alemão exigiu ainda a Londres que cumpra as suas obrigações financeiras para com a União Europeia.

“Não queremos debilitar o Reino Unido, mas também não queremos que o resto da Europa fique debilitado”, disse Schäuble.

O responsável das finanças alemão rejeitou que a Alemanha aumente as suas contribuições à União Europeia quando o ‘brexit’ for efetivado.

Wolfgang Schäuble frisou que os meios financeiros da União Europeia devem ser utilizados apenas quando fortalecem a Europa como um todo, enquanto os que apenas beneficiam um estado-membro devem ser financiados unicamente por esse país.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia a 27 reúnem-se hoje em Bruxelas para adotar as orientações para as negociações com Londres em torno da saída do Reino Unido da UE.

Com a presença do negociador-chefe da UE, Michel Barnier, a quem será posteriormente dado um mandato para conduzir as negociações em representação dos “Vinte e Sete”, os líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, vão aprovar hoje as posições e os princípios gerais para as negociações que se seguem com Londres.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Lá está este a dar bitates outra vez. Desta vez escolheu outro alvo, os ingleses, mas atenção, com estes tem de ter mais cuidado. Dá vontade de lhe perguntar “porque não te calas”. Este grunho passa a vida a meter o bedelho em seara alheia.

  2. Ó bastão. Este bruto aqui está a meter-se com os errados….. Eles estão muito importados com isso…. Enfim. Ótima ocasião para estar calado.

  3. Vá lá… desta vez, este palerma alemão até quw acertou no alvo e nas criticas!
    Os parasitas britânicos querem continuar a comer a carne da Europa e a deixar os ossos para os outros (como sempre tentaram fazer), mas agora, com a sua mania da “superioridade”, meteram-se num caminho “apertado”…
    E ainda vamos ver o que vai acontecer com o Reino (des)Unido/Escócia…

RESPONDER

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …

José Neves da Farfetch nomeado pela terceira vez para prémios da moda britânicos

O fundador e presidente executivo da empresa tecnológica portuguesa Farfetch, José Neves, está nomeado pelo terceiro ano consecutivo para os prémios de moda britânicos, anunciou hoje a organização. José Neves, empresário fundador da plataforma ‘online’ de …