Schäuble avisa britânicos de que não há almoços grátis

World Economic Forum / Flickr

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, avisou hoje os britânicos de que “nada é grátis” ao referir-se à saída do Reino Unido da União Europeia, no momento em que os líderes europeus preparam as negociações para o ‘brexit’.

“Depois da sua saída da União Europeia, o Reino Unido não deve ter vantagens que outros países não têm. Nada é grátis. Isso devem sabê-lo“, disse Schäuble em declarações hoje divulgadas pelos jornais do grupo Funke.

O ministro alemão exigiu ainda a Londres que cumpra as suas obrigações financeiras para com a União Europeia.

“Não queremos debilitar o Reino Unido, mas também não queremos que o resto da Europa fique debilitado”, disse Schäuble.

O responsável das finanças alemão rejeitou que a Alemanha aumente as suas contribuições à União Europeia quando o ‘brexit’ for efetivado.

Wolfgang Schäuble frisou que os meios financeiros da União Europeia devem ser utilizados apenas quando fortalecem a Europa como um todo, enquanto os que apenas beneficiam um estado-membro devem ser financiados unicamente por esse país.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia a 27 reúnem-se hoje em Bruxelas para adotar as orientações para as negociações com Londres em torno da saída do Reino Unido da UE.

Com a presença do negociador-chefe da UE, Michel Barnier, a quem será posteriormente dado um mandato para conduzir as negociações em representação dos “Vinte e Sete”, os líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, vão aprovar hoje as posições e os princípios gerais para as negociações que se seguem com Londres.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Lá está este a dar bitates outra vez. Desta vez escolheu outro alvo, os ingleses, mas atenção, com estes tem de ter mais cuidado. Dá vontade de lhe perguntar “porque não te calas”. Este grunho passa a vida a meter o bedelho em seara alheia.

  2. Ó bastão. Este bruto aqui está a meter-se com os errados….. Eles estão muito importados com isso…. Enfim. Ótima ocasião para estar calado.

  3. Vá lá… desta vez, este palerma alemão até quw acertou no alvo e nas criticas!
    Os parasitas britânicos querem continuar a comer a carne da Europa e a deixar os ossos para os outros (como sempre tentaram fazer), mas agora, com a sua mania da “superioridade”, meteram-se num caminho “apertado”…
    E ainda vamos ver o que vai acontecer com o Reino (des)Unido/Escócia…

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …