Saúde e economia comprometem reeleição de Trump

A reeleição de Donald Trump nas presidenciais de novembro está em risco. A situação do país a nível sanitário e económico preocupa os votantes norte-americanos.

Na semana passada, Donald Trump sugeriu adiar as eleições presidenciais “até que as pessoas possam votar em segurança”. Logo depois, muitos alertarem que o chefe de Estado norte-americano não tem poder para mudar a data das eleições.

A democrata Nancy Pelosi escreveu, no Twitter, que “o Congresso pode determinar o momento de escolha [do Colégio Eleitoral]”. A lei, que vigora desde 1845, estabelece que as eleições se realizem na “terça-feira depois da primeira segunda-feira de novembro”. Para mudar isto era necessária a maioria das duas câmaras do Congresso.

Mais tarde, Trump desmentiu a intenção de adiar as eleições: “Quero eleições e um resultado, muitíssimo mais do que vocês. Não quero adiar. Quero que haja eleições. Mas não quero ter de esperar três meses e depois descobrir que faltam boletins e que a eleição não tem significado”, disse o Presidente dos Estados Unidos da América, citado pelo Expresso.

As sondagens apontam que a reeleição de Donald Trump está em risco. O atua líder norte-americano conta com 41% das intenções de voto, enquanto o seu rival democrata Joe Biden soma 50% das intenções.

A pandemia de covid-19 pode ser um dos fatores responsáveis por estas diferenças nas intenções de voto. A gestão da crise sanitária está longe de ser perfeita por parte de Trump. O país regista até ao momento 4,5 milhões de casos confirmados e 150 mil óbitos.

Aliado ao estado sanitário crítico da nação, a economia está também a atravessar sérias dificuldades. O PIB dos Estados Unidos caiu 33% no segundo trimestre de 2020 e a taxa de desemprego está agora nos 11,1%, depois de ter estado nos 3,7%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pedido de insolvência pode levar a rutura operacional da empresa, diz Groundforce

A Groundforce considerou esta terça-feira que o pedido de insolvência apresentado pela TAP deixa a empresa em "total estrangulamento" e pode conduzir à sua rutura operacional, deitando por terra os esforços que têm sido feitos …

PJ faz buscas na Câmara de Torres Vedras para investigar contratos públicos

A Polícia Judiciária (PJ) está a efetuar, esta terça-feira, buscas na Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, no âmbito de três processos de contratação pública, confirmou à agência Lusa fonte oficial do município. A …

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …