/

Saúde e economia comprometem reeleição de Trump

1

A reeleição de Donald Trump nas presidenciais de novembro está em risco. A situação do país a nível sanitário e económico preocupa os votantes norte-americanos.

Na semana passada, Donald Trump sugeriu adiar as eleições presidenciais “até que as pessoas possam votar em segurança”. Logo depois, muitos alertarem que o chefe de Estado norte-americano não tem poder para mudar a data das eleições.

A democrata Nancy Pelosi escreveu, no Twitter, que “o Congresso pode determinar o momento de escolha [do Colégio Eleitoral]”. A lei, que vigora desde 1845, estabelece que as eleições se realizem na “terça-feira depois da primeira segunda-feira de novembro”. Para mudar isto era necessária a maioria das duas câmaras do Congresso.

Mais tarde, Trump desmentiu a intenção de adiar as eleições: “Quero eleições e um resultado, muitíssimo mais do que vocês. Não quero adiar. Quero que haja eleições. Mas não quero ter de esperar três meses e depois descobrir que faltam boletins e que a eleição não tem significado”, disse o Presidente dos Estados Unidos da América, citado pelo Expresso.

As sondagens apontam que a reeleição de Donald Trump está em risco. O atua líder norte-americano conta com 41% das intenções de voto, enquanto o seu rival democrata Joe Biden soma 50% das intenções.

A pandemia de covid-19 pode ser um dos fatores responsáveis por estas diferenças nas intenções de voto. A gestão da crise sanitária está longe de ser perfeita por parte de Trump. O país regista até ao momento 4,5 milhões de casos confirmados e 150 mil óbitos.

Aliado ao estado sanitário crítico da nação, a economia está também a atravessar sérias dificuldades. O PIB dos Estados Unidos caiu 33% no segundo trimestre de 2020 e a taxa de desemprego está agora nos 11,1%, depois de ter estado nos 3,7%.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.