//

“Saudade” é a Palavra do Ano de 2020

1

Andrea Piacquadio / Pexels

sau·da·de |au| ou |a-u|
(latim solitas, -atis, solidão)
nome feminino
1 – sentimento de mágoa, nostalgia e incompletude, causado pela ausência, desaparecimento, distância ou privação de pessoas, épocas, lugares ou coisas a que se esteve afetiva e ditosamente ligado e que se desejaria voltar a ter presentes
2 – [também no plural] lembrança afetuosa de algo ou alguém ausente

Sem tradução possível para outros idiomas, “Saudade” foi eleita a Palavra do Ano de 2020. A escolha foi feita por pouco mais de 25% das cerca de 40 mil pessoas que participaram na votação online, anunciou esta segunda-feira a Porto Editora.

“Dos cerca de 40 mil internautas que participaram nesta votação, 26,8% escolheram [saudade], vocábulo tantas vezes associado à alma dos portugueses“, disse a Porto Editora, responsável pela iniciativa desde 2009.

A votação em “Saudade” superou as de “covid-19” e “pandemia”, que se juntaram ao pódio, segundo um comunicado enviado à agência Lusa.

“Covid-19” ficou em segundo lugar, não muito distante, com 24,4% e a palavra “pandemia” ficou em terceiro, com 17,03%.

Fora do pódio ficaram “confinamento”, que conquistou 16,23% dos votos online, seguida de “zaragatoa” (7%), “telescola” (2,58%), “discriminação” (1,85%), “infodemia” (1,59%), “digitalização” (1,33 %) e, em último lugar, “sem-abrigo” (1,16 %).

Esta foi a 12.ª edição da “Palavra do Ano”, iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora

A lista de palavras, cuja votação online decorreu entre 1 e 31 de dezembro, foi construída com base “nas pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa, em www.infopedia.pt, no trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora”, e nas sugestões feitas através do site www.palavradoano.pt, explica o grupo editorial.

Na edição deste ano, segundo a Porto Editora, houve mais 10 mil votantes do que no ano passado. A votação em Portugal decorreu em simultâneo com as de Angola e Moçambique, promovidas pela Plural Editores, do Grupo Porto Editora, que divulgará mais tarde os respetivos resultados.

“Saudade”, escolhida em 2020, sucede a “violência [doméstica]” (2019) a “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Sofia Teixeira Santos, ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.