Satélite da NASA vai estudar a Terra a respirar

NASA

Lançamento do satelite OCO-2 CO2 da NASA

Lançamento do satelite OCO-2 CO2 da NASA

Depois de uma primeira tentativa falhada, a agência espacial norte-americana lançou, com sucesso, na madrugada desta quarta-feira, um satélite para medir o nível de dióxido de carbono na atmosfera. O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global.

Após o cancelamento no último minuto, devido a problemas na válvula do sistema de fluxo de água para a plataforma de lançamento, 24 horas antes, o foguete Delta 2, que transporta o satélite OCO-2 (Observatório Orbital de Carbono – 2, sigla em inglês), foi lançado às 02h56, horário local (10h56 em Lisboa) da base aérea de Vanderberg, na Califórnia.

 

A missão deste satélite, que se vai unir ao A-Train, um conjunto de outros cinco satélites internacionais de observação da Terra, tem a duração de, pelo menos, dois anos, durante os quais irá medir as fontes de emissão de CO2 e dos poços de carbono em toda a Terra.

Desta feita, e através de dados constantemente actualizados, os cientistas poderão estudar melhor as variações do carbono.

O satélite será colocado numa órbita quase polar, a 750 quilómetros de altitude.

De salientar que o OCO-2 tem capacidade para fazer 24 medições do carbono na atmosfera por segundo, o que equivale a cerca de um milhão por dia.

Porém, as nuvens podem tornar-se um enorme obstáculo, uma vez que o campo de visão do satélite é de, aproximadamente, três quilómetros quadrados.

Não obstante os problemas que podem ocorrer, a NASA espera recolher, diariamente, cerca de 100 mil dados instantâneos do satélite.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …