Satélite da NASA vai estudar a Terra a respirar

NASA

Lançamento do satelite OCO-2 CO2 da NASA

Lançamento do satelite OCO-2 CO2 da NASA

Depois de uma primeira tentativa falhada, a agência espacial norte-americana lançou, com sucesso, na madrugada desta quarta-feira, um satélite para medir o nível de dióxido de carbono na atmosfera. O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global.

Após o cancelamento no último minuto, devido a problemas na válvula do sistema de fluxo de água para a plataforma de lançamento, 24 horas antes, o foguete Delta 2, que transporta o satélite OCO-2 (Observatório Orbital de Carbono – 2, sigla em inglês), foi lançado às 02h56, horário local (10h56 em Lisboa) da base aérea de Vanderberg, na Califórnia.

 

A missão deste satélite, que se vai unir ao A-Train, um conjunto de outros cinco satélites internacionais de observação da Terra, tem a duração de, pelo menos, dois anos, durante os quais irá medir as fontes de emissão de CO2 e dos poços de carbono em toda a Terra.

Desta feita, e através de dados constantemente actualizados, os cientistas poderão estudar melhor as variações do carbono.

O satélite será colocado numa órbita quase polar, a 750 quilómetros de altitude.

De salientar que o OCO-2 tem capacidade para fazer 24 medições do carbono na atmosfera por segundo, o que equivale a cerca de um milhão por dia.

Porém, as nuvens podem tornar-se um enorme obstáculo, uma vez que o campo de visão do satélite é de, aproximadamente, três quilómetros quadrados.

Não obstante os problemas que podem ocorrer, a NASA espera recolher, diariamente, cerca de 100 mil dados instantâneos do satélite.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …