Nem “os sapatos reais de Pippa” valeram à Helsar. Desavenças familiares levam à falência

Helsar / Facebook

Fábrica de calçado Helsar, em São João da Madeira.

Foram as desavenças familiares entre os proprietários e uma escassez de matéria-prima que levaram à insolvência da fábrica de calçado Helsar, segundo o Sindicato do sector. A falência da empresa de São João da Madeira que ficou conhecida por calçar figuras como Jennifer Lopez e Shakira, além de ter feito os sapatos que Pippa Middleton usou no casamento real, deixa 55 pessoas no desemprego.

A dirigente do Sindicato dos Operários da Indústria de Calçado, Malas e Afins dos Distritos de Aveiro e Coimbra, Fernanda Moreira, avança à Lusa que as “encomendas não faltam” na Helsar e que os problemas da fábrica resultam, sobretudo, do “mau ambiente” e da “má gestão”.

Com mais de 40 anos, a Helsar ganhou palco mundial depois de ter sido notícia por ter fabricado os sapatos que Pippa Middleton usou no casamento da sua irmã Kate com o príncipe William.

Em 2012, a revista Forbes chegou a fazer um artigo sobre a fábrica onde referia “como os sapatos reais de Pippa ajudam a economia portuguesa“, salientando que o facto de Pippa Middleton ter usado sapatos feitos pela empresa familiar tinha levado ao aumento das suas exportações para o Reino Unido de 9% para 75%.

Além de Pippa Middleton, outra figuras conhecidas como Jennifer Lopez e Shakira também usaram sapatos feitos pela Helsar.

“Ainda na sexta-feira, a empresa despachou uma encomenda de 60.000 euros. Mas, nos escritórios, já disseram que, mesmo que o cliente pague no imediato, o dinheiro fica logo retido no banco, tantas são as dívidas que a empresa lá tem”, lamenta Fernanda Moreira, frisando que ainda não há salários em atraso.

Mas os trabalhadores já foram informados que no dia 15 de Dezembro não receberão o subsídio de Natal e o mesmo se espera que aconteça relativamente ao salário de Dezembro.

A Helsar fabricava calçado feminino de gama alta, mas nos últimos tempos havia já algumas quebras de produção, “com os operários a serem mandados para casa quando não havia trabalho suficiente”.

“Sempre houve muitas desavenças familiares lá dentro e os sócios estavam sem interesse nenhum na empresa – tanto que, ultimamente, eram os clientes e os trabalhadores com mais responsabilidade que ficavam a acompanhar as encomendas”, realça Fernanda Moreira.

A sindicalista diz que as administradoras da Helsar se têm recusado a adiantar mais pormenores sobre o caso e espera que haja uma rápida intervenção do tribunal para melhorar a situação de “55 pessoas que ficam no desemprego sem necessidade, só porque os patrões não souberam tomar conta de um negócio que tinha tudo para estar bem”.

A administração da Helsar não tomou qualquer posição sobre o caso.

Entretanto e após vários anos a crescer, o calçado português começa a dar sinais de quebra, com uma queda de 5% nas exportações neste ano. “Uma descida que acontece pela primeira vez na última década”, como atesta a RTP. Os empresários do sector apontam a deslocalização de empresas para os mercados de Leste, bem como os abrandamentos de mercados como França e Alemanha e o Brexit como factores para esta quebra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …