Nem “os sapatos reais de Pippa” valeram à Helsar. Desavenças familiares levam à falência

Helsar / Facebook

Fábrica de calçado Helsar, em São João da Madeira.

Foram as desavenças familiares entre os proprietários e uma escassez de matéria-prima que levaram à insolvência da fábrica de calçado Helsar, segundo o Sindicato do sector. A falência da empresa de São João da Madeira que ficou conhecida por calçar figuras como Jennifer Lopez e Shakira, além de ter feito os sapatos que Pippa Middleton usou no casamento real, deixa 55 pessoas no desemprego.

A dirigente do Sindicato dos Operários da Indústria de Calçado, Malas e Afins dos Distritos de Aveiro e Coimbra, Fernanda Moreira, avança à Lusa que as “encomendas não faltam” na Helsar e que os problemas da fábrica resultam, sobretudo, do “mau ambiente” e da “má gestão”.

Com mais de 40 anos, a Helsar ganhou palco mundial depois de ter sido notícia por ter fabricado os sapatos que Pippa Middleton usou no casamento da sua irmã Kate com o príncipe William.

Em 2012, a revista Forbes chegou a fazer um artigo sobre a fábrica onde referia “como os sapatos reais de Pippa ajudam a economia portuguesa“, salientando que o facto de Pippa Middleton ter usado sapatos feitos pela empresa familiar tinha levado ao aumento das suas exportações para o Reino Unido de 9% para 75%.

Além de Pippa Middleton, outra figuras conhecidas como Jennifer Lopez e Shakira também usaram sapatos feitos pela Helsar.

“Ainda na sexta-feira, a empresa despachou uma encomenda de 60.000 euros. Mas, nos escritórios, já disseram que, mesmo que o cliente pague no imediato, o dinheiro fica logo retido no banco, tantas são as dívidas que a empresa lá tem”, lamenta Fernanda Moreira, frisando que ainda não há salários em atraso.

Mas os trabalhadores já foram informados que no dia 15 de Dezembro não receberão o subsídio de Natal e o mesmo se espera que aconteça relativamente ao salário de Dezembro.

A Helsar fabricava calçado feminino de gama alta, mas nos últimos tempos havia já algumas quebras de produção, “com os operários a serem mandados para casa quando não havia trabalho suficiente”.

“Sempre houve muitas desavenças familiares lá dentro e os sócios estavam sem interesse nenhum na empresa – tanto que, ultimamente, eram os clientes e os trabalhadores com mais responsabilidade que ficavam a acompanhar as encomendas”, realça Fernanda Moreira.

A sindicalista diz que as administradoras da Helsar se têm recusado a adiantar mais pormenores sobre o caso e espera que haja uma rápida intervenção do tribunal para melhorar a situação de “55 pessoas que ficam no desemprego sem necessidade, só porque os patrões não souberam tomar conta de um negócio que tinha tudo para estar bem”.

A administração da Helsar não tomou qualquer posição sobre o caso.

Entretanto e após vários anos a crescer, o calçado português começa a dar sinais de quebra, com uma queda de 5% nas exportações neste ano. “Uma descida que acontece pela primeira vez na última década”, como atesta a RTP. Os empresários do sector apontam a deslocalização de empresas para os mercados de Leste, bem como os abrandamentos de mercados como França e Alemanha e o Brexit como factores para esta quebra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

The Strokes são a nova confirmação do NOS Alive

O NOS Alive anunciou, esta quarta-feira, que a banda norte-americana The Strokes vai atuar na edição deste ano do festival, no dia 11 de julho. Os The Strokes são a mais recentemente confirmação do NOS Alive 2020. A …

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que …

Bagão Félix do lado de Francisco Rodrigues dos Santos na corrida à liderança do CDS

O ex-ministro das Finanças, António Bagão Félix, está do lado do líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na corrida à liderança do CDS-PP. Francisco Rodrigues dos Santos é um dos favoritos do congresso do …

Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola. O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos …

Oficiais de justiça começam greve parcial até ao final do ano

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) inicia uma greve, esta quarta-feira, que se prolonga até 21 de dezembro e contempla as horas de almoço e após a conclusão do horário diário. A greve, em moldes …

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro. Sucessor é escolhido no congresso

Arménio Carlos deixa a CGTP em fevereiro, mas ainda não se sabe quem será o próximo secretário-geral, mantendo-se a dúvida até ao congresso. O secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, completou 64 anos em junho e, por isso, …

Madonna cancela mais um concerto no Coliseu de Lisboa

A cantora cancelou mais um concerto em Lisboa, marcado para esta quarta-feira, "devido a dores associadas a uma lesão", anunciou a promotora Everything is New nas redes sociais. "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta …

Portugal garante melhor classificação de sempre no Europeu de Andebol

A seleção portuguesa de andebol garantiu, esta quarta-feira, a melhor classificação de sempre em Europeus, ao vencer a Hungria, por 34-26, na última jornada do Grupo II da ronda principal. Com este triunfo em Malmö, na …

Francisco Assis defende candidatura de Ana Gomes à Presidência

O antigo líder parlamentar do PS defendeu, esta quarta-feira, que a ex-eurodeputada dava uma boa candidata à Presidência da República. "Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à …

Número de mortos com coronavírus na China quase duplica para 17

O número de vítimas mortais de um novo tipo de pneumonia na China subiu para 17, com a morte de mais oito pacientes, enquanto o número total de infetados atingiu os 444, revelaram as autoridades …