São Paulo é a cidade com mais traidores no mundo

ashleymadison.com

-

O auto-denominado The Impact Team, grupo de piratas informáticos que atacou o site de relacionamentos extra-conjugais AshleyMadison.com, divulgou online os dados de registo de 32 milhões de utilizadores do site. Por todo o lado, não param de surgir análises e revelações acerca dos dados que caíram na rede.

Segundo a Wired, os dados incluem milhões de transações monetárias, endereços de correio eletrónico e números de telefone de pessoas registadas no ‘site’, conhecido pelo seu slogan “A vida é curta, tenha um caso“.

“Os dados publicados aparentam ser verdadeiros, e contêm nomes de utilizadores, palavras-passe, dados de cartões de crédito, moradas, nomes completos, e muito, muito mais”, revelou Dave Kennedy, da firma de segurança TrustedSec, citado pela AFP.

Segundo o investigador independente Graham Cluley, a fuga de dados poderá ser catastrófica para os utilizadores.

“Algumas pessoas estarão vulneráveis a chantagens, se não quiserem que pormenores da sua participação ou das suas inclinações sexuais se tornem públicas”, afirmou.

Porém, o especialista notou que um ‘email’ na base de dados do ‘Ashley Madison’ “não significa nada”, porque o ‘site’ “nunca se preocupou em verificar os endereços de fornecidos pelos utilizadores”.

Governantes apanhados. São Paulo é a cidade que mais trai

Depois da divulgação dos dados, não param de surgir breakdowns e revelações baseadas nos ficheiros que caíram na internet.

Segundo o Dadaviz, há 1405 registos com endereços de email no domínio .gov.us. Nesta lista, o Brasil aparece em segundo lugar, com 918 utilizadores que se identificaram com emails do governo brasileiro.

Portugal aparece em 19º lugar na lista. 4 utilizadores do site usaram emails .gov.pt para se registar no serviço.

Um outro breakdown da Dadaviz analisa quais são as cidades do mundo onde há mais utilizadores registados.

São Paulo é a grande campeã mundial da “facadinha”, aparecendo isolada no primeiro lugar da lista das 25 Cidades com Mais Contas na Ashley Madison, com 374.542 utilizadores registados.

Nova Iorque está em segundo lugar (268.171) e Sydney completa o podium, com 251.813 utilizadores.

Rio de Janeiro e Brasília aparecem em 11º e 20º lugar, respectivamente.

Dadaviz

-

Práticas comerciais fraudulentas

A publicação acontece cerca de um mês depois do roubo dos dados por hackers, identificados como “Impact Team”, que tentaram forçar a empresa que detém o site a apagá-lo “imediatamente e permanentemente”.

O grupo ameaçou divulgar os dados dos utilizadores, fotografias comprometedoras e conversas se a  Avid Life Media, baseada em Toronto, no Canadá, não o eliminasse.

Quando a empresa não apagou o endereço, os ‘hackers’ cumpriram a ameaça, publicando 9,7 gigabytes de dados na ‘dark web’, uma Internet paralela e anónima apenas acessível com navegadores específicos.

“Explicámos a fraude, a impostura e a estupidez da ALM e dos seus membros”, escreveu o grupo numa mensagem publicada com os dados.

Moralidade e chantagem

Em comunicado, a Avid Life Media afirmou estar “a monitorizar ativamente e a investigar a situação, para determinar a validade de qualquer informação publicada online” e a tentar remover “qualquer informação publicada ilegalmente”.

“É uma ação ilegal contra os membros individuais do AshleyMadison.com, bem como contra todos os livres-pensadores que escolhem participar em atividades ‘online’ totalmente legais”, afirmou a empresa, acrescentando que a divulgação dos dados “não é um ato de ativismo, é um ato criminoso”.

A empresa criticou a posição moral aparentemente defendida pelos ‘hackers’.

“O criminoso, ou criminosos, envolvidos neste ato autodesignaram-se os juízes morais, jurados, e executores, considerando adequado impor uma noção moral individual sobre a sociedade inteira”, afirmou a ALM.

Uma investigação está a ser conduzida em conjunto pela Real Polícia Montada Canadiana, pela Polícia Provincial do Ontario, pelo Serviço de Polícia de Toronto e pelo norte-americano Federal Bureau of Investigation (FBI).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …