São Paulo é a cidade com mais traidores no mundo

ashleymadison.com

-

O auto-denominado The Impact Team, grupo de piratas informáticos que atacou o site de relacionamentos extra-conjugais AshleyMadison.com, divulgou online os dados de registo de 32 milhões de utilizadores do site. Por todo o lado, não param de surgir análises e revelações acerca dos dados que caíram na rede.

Segundo a Wired, os dados incluem milhões de transações monetárias, endereços de correio eletrónico e números de telefone de pessoas registadas no ‘site’, conhecido pelo seu slogan “A vida é curta, tenha um caso“.

“Os dados publicados aparentam ser verdadeiros, e contêm nomes de utilizadores, palavras-passe, dados de cartões de crédito, moradas, nomes completos, e muito, muito mais”, revelou Dave Kennedy, da firma de segurança TrustedSec, citado pela AFP.

Segundo o investigador independente Graham Cluley, a fuga de dados poderá ser catastrófica para os utilizadores.

“Algumas pessoas estarão vulneráveis a chantagens, se não quiserem que pormenores da sua participação ou das suas inclinações sexuais se tornem públicas”, afirmou.

Porém, o especialista notou que um ‘email’ na base de dados do ‘Ashley Madison’ “não significa nada”, porque o ‘site’ “nunca se preocupou em verificar os endereços de fornecidos pelos utilizadores”.

Governantes apanhados. São Paulo é a cidade que mais trai

Depois da divulgação dos dados, não param de surgir breakdowns e revelações baseadas nos ficheiros que caíram na internet.

Segundo o Dadaviz, há 1405 registos com endereços de email no domínio .gov.us. Nesta lista, o Brasil aparece em segundo lugar, com 918 utilizadores que se identificaram com emails do governo brasileiro.

Portugal aparece em 19º lugar na lista. 4 utilizadores do site usaram emails .gov.pt para se registar no serviço.

Um outro breakdown da Dadaviz analisa quais são as cidades do mundo onde há mais utilizadores registados.

São Paulo é a grande campeã mundial da “facadinha”, aparecendo isolada no primeiro lugar da lista das 25 Cidades com Mais Contas na Ashley Madison, com 374.542 utilizadores registados.

Nova Iorque está em segundo lugar (268.171) e Sydney completa o podium, com 251.813 utilizadores.

Rio de Janeiro e Brasília aparecem em 11º e 20º lugar, respectivamente.

Dadaviz

-

Práticas comerciais fraudulentas

A publicação acontece cerca de um mês depois do roubo dos dados por hackers, identificados como “Impact Team”, que tentaram forçar a empresa que detém o site a apagá-lo “imediatamente e permanentemente”.

O grupo ameaçou divulgar os dados dos utilizadores, fotografias comprometedoras e conversas se a  Avid Life Media, baseada em Toronto, no Canadá, não o eliminasse.

Quando a empresa não apagou o endereço, os ‘hackers’ cumpriram a ameaça, publicando 9,7 gigabytes de dados na ‘dark web’, uma Internet paralela e anónima apenas acessível com navegadores específicos.

“Explicámos a fraude, a impostura e a estupidez da ALM e dos seus membros”, escreveu o grupo numa mensagem publicada com os dados.

Moralidade e chantagem

Em comunicado, a Avid Life Media afirmou estar “a monitorizar ativamente e a investigar a situação, para determinar a validade de qualquer informação publicada online” e a tentar remover “qualquer informação publicada ilegalmente”.

“É uma ação ilegal contra os membros individuais do AshleyMadison.com, bem como contra todos os livres-pensadores que escolhem participar em atividades ‘online’ totalmente legais”, afirmou a empresa, acrescentando que a divulgação dos dados “não é um ato de ativismo, é um ato criminoso”.

A empresa criticou a posição moral aparentemente defendida pelos ‘hackers’.

“O criminoso, ou criminosos, envolvidos neste ato autodesignaram-se os juízes morais, jurados, e executores, considerando adequado impor uma noção moral individual sobre a sociedade inteira”, afirmou a ALM.

Uma investigação está a ser conduzida em conjunto pela Real Polícia Montada Canadiana, pela Polícia Provincial do Ontario, pelo Serviço de Polícia de Toronto e pelo norte-americano Federal Bureau of Investigation (FBI).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …