Santos Silva vai conduzir presidência portuguesa da UE. Costa dedica um dia por semana a assuntos europeus

Enquanto o primeiro-ministro António Costa se foca na gestão da pandemia de covid-19 em Portugal, a tarefa de conduzir a presidência portuguesa da União Europeia (UE) será do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

De acordo com o jornal Público, o primeiro-ministro António Costa alterou a estratégia de de gestão de ciclos governativos para a legislatura que tinha preparado antes das legislativas de 2019. Essa remodelação, que previa para o verão de 2021, só deverá ocorrer em 2022.

O matutino adianta esta quarta-feira que quem vai conduzir presidência portuguesa da União Europeia (UE) será o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Augusto Santos Silva vai ter um papel muito grande na presidência”, revelou um responsável governativo, em declarações ao mesmo jornal. “Serão concentradas todas as iniciativas que requerem a atenção direta do primeiro-ministro. Em regra, será dedicado um dia por semana apenas a assuntos europeus que requerem a sua presença”.

O objetivo, segundo o Público, é permitir que o primeiro-ministro se foque na governação interna e na gestão da crise de saúde pública e das crises económica e social provocadas pela pandemia de covid-19.

“As prioridades são manter as coisas controladas na pandemia e fazer o arranque da recuperação”, afirmou um responsável governativo, em declarações ao mesmo jornal.

Em relação ao “combate à pandemia, o grande desafio é a campanha de vacinação”, que decorrerá “sobretudo no segundo e terceiro trimestres de 2021”, acrescentou a fonte. O outro “grande desafio é a concretização do início do Plano de Recuperação e Resiliência Económica e Social”, que durará três anos e que arranca em 2021.

Esta alteração não vai significar uma nova estrutura organizativa do Governo. Segundo o Público, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, continuará a ser o seu braço-direito na gestão do país e número dois.

A presidência portuguesa arranca com a emissão, a 31 de dezembro, de um vídeo, já gravado, em que a chanceler alemã, Angela Merkel, faz a passagem formal de testemunho da presidência europeia a António Costa.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …