Santos Silva vai conduzir presidência portuguesa da UE. Costa dedica um dia por semana a assuntos europeus

Enquanto o primeiro-ministro António Costa se foca na gestão da pandemia de covid-19 em Portugal, a tarefa de conduzir a presidência portuguesa da União Europeia (UE) será do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

De acordo com o jornal Público, o primeiro-ministro António Costa alterou a estratégia de de gestão de ciclos governativos para a legislatura que tinha preparado antes das legislativas de 2019. Essa remodelação, que previa para o verão de 2021, só deverá ocorrer em 2022.

O matutino adianta esta quarta-feira que quem vai conduzir presidência portuguesa da União Europeia (UE) será o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Augusto Santos Silva vai ter um papel muito grande na presidência”, revelou um responsável governativo, em declarações ao mesmo jornal. “Serão concentradas todas as iniciativas que requerem a atenção direta do primeiro-ministro. Em regra, será dedicado um dia por semana apenas a assuntos europeus que requerem a sua presença”.

O objetivo, segundo o Público, é permitir que o primeiro-ministro se foque na governação interna e na gestão da crise de saúde pública e das crises económica e social provocadas pela pandemia de covid-19.

“As prioridades são manter as coisas controladas na pandemia e fazer o arranque da recuperação”, afirmou um responsável governativo, em declarações ao mesmo jornal.

Em relação ao “combate à pandemia, o grande desafio é a campanha de vacinação”, que decorrerá “sobretudo no segundo e terceiro trimestres de 2021”, acrescentou a fonte. O outro “grande desafio é a concretização do início do Plano de Recuperação e Resiliência Económica e Social”, que durará três anos e que arranca em 2021.

Esta alteração não vai significar uma nova estrutura organizativa do Governo. Segundo o Público, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, continuará a ser o seu braço-direito na gestão do país e número dois.

A presidência portuguesa arranca com a emissão, a 31 de dezembro, de um vídeo, já gravado, em que a chanceler alemã, Angela Merkel, faz a passagem formal de testemunho da presidência europeia a António Costa.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …