/

“Mito sem sentido”. Santos Silva rejeita que Portugal seja “amigo especial” da China

1

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um “mito sem sentido”, defendeu Augusto Santos Silva.

O governante falou ao jornal britânico num momento em que se espera que empresas chinesas apresentem propostas para investir no porto de Sines, observa o jornal Eco.

“Foi criado um mito de que Portugal é uma espécie de amigo especial da China na Europa. Isso não faz sentido nenhum”, disse Augusto Santos Silva.

De acordo com o Financial Times há pelo menos duas empresas de Pequim (a Cosco e a Shangai International Port Group) interessadas no concurso à nova concessão em Sines.

O Governo está também a convidar empresas europeias e norte-americanas a apresentarem as suas propostas para o porto de Sines. Augusto Santos Silva disse esperar que propostas “credíveis” cheguem não só da China.

“A qualidade das ofertas será muito melhor” se empresas norte-americanas e europeias entrarem na corrida, disse o governante, frisando que terminal é “uma das grandes oportunidades” para a Europa reduzir a sua dependência em relação ao gás russo.

ZAP //

 

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.