Santos Silva apanhado a comparar concertação social a “feira de gado”

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Durante o jantar de Natal do grupo parlamentar do Partido Socialista, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, comparou a Concertação Social a uma “feira de gado”.

O ministro Augusto Santos Silva foi apanhado pelas câmaras de televisão da TVI a gracejar acerca da Concertação Social durante o discurso do primeiro ministro, António Costa.

Segundo conta o DN, enquanto o primeiro-ministro enaltecia os resultados obtidos pelo ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, durante as negociações com os parceiros sociais, o ministro dos Estrangeiros tecia comentários em tom jocoso.

Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo, pá! Ó Zé António, és o maior… negociante. Grande negociante. Era como uma feira de gado!”, disse Santos Silva, aparentemente sem se aperceber da presença das câmaras.

As imagens e o registo áudio foram captados e transmitidos pela TVI na crónica de Vítor Moura-Pinto deste domingo, e não tardaram a ser comentadas nas redes sociais.

Alguns dos parceiros sociais, entretanto, já reagiram aos comentários do ministro.

Em declarações ao jornal i, o presidente da CIP, diz que “não acha apropriado”. “Não me identifico com estas declarações”, afirma João Machado.

O presidente da CAP, António Saraiva, diz por seu turno ao mesmo jornal que “para um ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva usou pouca diplomacia”.

O deputado social democrata Carlos Abreu Amorim usou também as redes sociais para realçar a inclinação dos governantes socialistas pela temática da pecuária.

Num post publicado no seu Twitter, o antigo candidato do PSD à Câmara de Vila Nova de Gaia realçou a aparente dualidade de critérios no tratamento dado a Augusto Santos Silva e a Manuel Pinho.

Em 2009, após uma intervenção do deputado Bernardino Soares, do PCP, um gesto infeliz dirigido à bancada comunista pelo então ministro da Economia do governo de José Socrates levaria ao pedido de demissão de Manuel Pinho.

“Excedi-me”, reconheceu na altura o ministro, “mas não vejo razão para me demitir”.

Estava enganado. Pouco depois, o ministro da Economia foi chamado a uma curta reunião com o então ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva e demitiu-se mesmo.

Mas desta vez, como diz Vítor Moura Pinto no seu “Seis Por Meia Dúzia”, é Natal… ninguém leva a mal.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E afinal o que somos todos? Cada vez mais aumentamos as sondagens. Eu sempre pensei que o socialismo era para a igualdade de todos. Mas parece que existem outro gado de nível superior.

  2. Possivelmente o senhor ASS estaria é já com uns copitos a mais e diplomacia a menos ou será mesmo que quando se encontra a discutir com outros ministros estrangeiros se considera estar numa feira de gado?

  3. A expressão é infeliz ( embora dita entre amigos seja desculpável ) mas na essência, acho que falou verdade. Aquilo deve ser uma peixeirada e peras, numa “negociação” informal, com uns a querer sacar mais uns cobres, outros a não querer dar esses mesmos cobres (euros), e o governo no meio a tentar pôr “agua na fervura” para aquilo chegar a um acordo e ficar bem no retrato. Em suma, deve ser mesmo uma especie de “feira do gado”, com vendedores ( sindicatos) e compradores ( patrões ) a regatear o valor minimo do trabalho ( salário minimo).

  4. Ser sarrafeiro e bacalhoar como um vaqueiro, com o argumento cinico de que é normal entre amigos, só é possível numa mente
    habituada a com facilidade jogar a pedrada.
    Um ministro deve ter honra em o ser e nunca esquecer as insígnias, sob pena de estar a mais, o que parece o caso.

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …