Santos Silva apanhado a comparar concertação social a “feira de gado”

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Durante o jantar de Natal do grupo parlamentar do Partido Socialista, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, comparou a Concertação Social a uma “feira de gado”.

O ministro Augusto Santos Silva foi apanhado pelas câmaras de televisão da TVI a gracejar acerca da Concertação Social durante o discurso do primeiro ministro, António Costa.

Segundo conta o DN, enquanto o primeiro-ministro enaltecia os resultados obtidos pelo ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, durante as negociações com os parceiros sociais, o ministro dos Estrangeiros tecia comentários em tom jocoso.

Ali o Vieira da Silva conseguiu mais um acordo, pá! Ó Zé António, és o maior… negociante. Grande negociante. Era como uma feira de gado!”, disse Santos Silva, aparentemente sem se aperceber da presença das câmaras.

As imagens e o registo áudio foram captados e transmitidos pela TVI na crónica de Vítor Moura-Pinto deste domingo, e não tardaram a ser comentadas nas redes sociais.

Alguns dos parceiros sociais, entretanto, já reagiram aos comentários do ministro.

Em declarações ao jornal i, o presidente da CIP, diz que “não acha apropriado”. “Não me identifico com estas declarações”, afirma João Machado.

O presidente da CAP, António Saraiva, diz por seu turno ao mesmo jornal que “para um ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva usou pouca diplomacia”.

O deputado social democrata Carlos Abreu Amorim usou também as redes sociais para realçar a inclinação dos governantes socialistas pela temática da pecuária.

Num post publicado no seu Twitter, o antigo candidato do PSD à Câmara de Vila Nova de Gaia realçou a aparente dualidade de critérios no tratamento dado a Augusto Santos Silva e a Manuel Pinho.

Em 2009, após uma intervenção do deputado Bernardino Soares, do PCP, um gesto infeliz dirigido à bancada comunista pelo então ministro da Economia do governo de José Socrates levaria ao pedido de demissão de Manuel Pinho.

“Excedi-me”, reconheceu na altura o ministro, “mas não vejo razão para me demitir”.

Estava enganado. Pouco depois, o ministro da Economia foi chamado a uma curta reunião com o então ministro dos Assuntos Parlamentares Augusto Santos Silva e demitiu-se mesmo.

Mas desta vez, como diz Vítor Moura Pinto no seu “Seis Por Meia Dúzia”, é Natal… ninguém leva a mal.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E afinal o que somos todos? Cada vez mais aumentamos as sondagens. Eu sempre pensei que o socialismo era para a igualdade de todos. Mas parece que existem outro gado de nível superior.

  2. Possivelmente o senhor ASS estaria é já com uns copitos a mais e diplomacia a menos ou será mesmo que quando se encontra a discutir com outros ministros estrangeiros se considera estar numa feira de gado?

  3. A expressão é infeliz ( embora dita entre amigos seja desculpável ) mas na essência, acho que falou verdade. Aquilo deve ser uma peixeirada e peras, numa “negociação” informal, com uns a querer sacar mais uns cobres, outros a não querer dar esses mesmos cobres (euros), e o governo no meio a tentar pôr “agua na fervura” para aquilo chegar a um acordo e ficar bem no retrato. Em suma, deve ser mesmo uma especie de “feira do gado”, com vendedores ( sindicatos) e compradores ( patrões ) a regatear o valor minimo do trabalho ( salário minimo).

  4. Ser sarrafeiro e bacalhoar como um vaqueiro, com o argumento cinico de que é normal entre amigos, só é possível numa mente
    habituada a com facilidade jogar a pedrada.
    Um ministro deve ter honra em o ser e nunca esquecer as insígnias, sob pena de estar a mais, o que parece o caso.

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …