Santo António e São João. O que muda nos santos populares com a pandemia

Iberian Proteus / Flickr

Numa altura em que a região de Lisboa trava uma luta intensa com a covid-19, impõe-se várias restrições à celebração do Santo António. No Porto, apela-se ao civismo durante as festas do São João.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, uma série de regras para celebrar o Santo António numa altura em que a capital portuguesa é um dos principais focos de covid-19 do país. As medidas entram em vigor esta quarta-feira e prolongam-se até às 10:00 de domingo.

O Diário de Notícias teve acesso ao despacho no qual se determina “a proibição de atividades que originem a aglomeração de pessoas, nomeadamente festas, jantares-convívio e celebrações, à semelhança dos arraiais, cuja realização já se encontra proibida”. Numa semana com os feriados do Dia de Portugal na quarta-feira, Corpo de Deus na quinta-feira e Santo António no sábado, há muitas regras a cumprir.

Está também estipulada a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas lojas das estações de serviço, entre as 16:00 e as 10:00 do dia seguinte. As lojas de conveniência lisboetas vão sofrer uma “restrição no horário de funcionamento”, aplicada “a partir das 16:00 e até às 08:00 do dia seguinte”.

Por sua vez, estabelecimentos que não tenham o Código de Atividade Económica (CAE), como cafés e pastelarias, vão ter uma “restrição do horário” a partir das “19:00 e até às 08:00 do dia seguinte”.

Restaurantes, cafés, tabernas e cafés que tenham CAE, como casas de fado, vão ter restrições “a partir das 00:00 e até às 08:00 do dia seguinte, sem prejuízo de a partir das 23:00 não ser permitida a admissão de clientes”.

“Cadeiras, mesas e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros” estão proibidos durante o resto desta semana, assim como a expansão da área da esplanada.

Caso não sejam cumpridas estas regras, a autarquia prevê “o encerramento dos estabelecimentos e a cessação das atividades”.

São João sem transportes

Esta terça-feira, conselheiros, responsáveis pelos transportes, autoridades de saúde e representantes dos partidos reuniram-se para discutir o desconfinamento da cidade do Porto. A celebração do São João foi um dos temas abordados na reunião.

“Na noite de São João não haverá transportes, não haverá música nas ruas que estarão a funcionar normalmente, mas como fiscalização e policiamento reforçados“, escreveu a Câmara Municipal do Porto numa nota publicada no site oficial, citada pelo JN. O consenso foi que “não pode haver facilitismo” nas festividades do São João.

O presidente da câmara Rui Moreira apelou a que “as sardinhas sejam comidas em família e que não se estrague, numa noite, o admirável exemplo de civismo que os portuenses têm dado ao país”.

“Hoje não estamos em estado de emergência e esperamos não estar no dia 23 de junho. Mas sendo assim não podemos impedir as pessoas de circular e não podemos tentar impor medidas que as pessoas não cumprem e que não podemos obrigá-las a cumprir”, explicou ainda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. “a proibição de atividades que originem a aglomeração de pessoas, nomeadamente festas, jantares-convívio e celebrações, à semelhança dos arraiais, cuja realização já se encontra proibida”.

    Mas comícios, Festa do Avante e afins pode? Alguém me pode explicar?

    • É fácil. A esquerda está no poder e o Costa não quer perder o apoio do PC. Aliás o Costa até o cu dá, se for necessário, para se manter no poder. Dúvidas?
      O português adora ser enganado por “trastes” como costas, Sócrates, Guterres e por aí fora.
      Não é á toa que Portugal está sempre na.merda em termos económicos.

      • Sim porque passos, durões, cavacos e outros do mm ganarito não são trastes.. amigo, acorde, não há esquerda nem direita, há um aglomerado de pessoas que com poder, se corrompem, com poder absoluto, se corrompem absolutamente. Eu até percebo o facto da carneiragen precisar de uma côr política como de um clube de futebol, mas a cegueira só atinge quem não quer ver.

        • Corruptos e gatunos há em todos os partidos, sejam de esquerda ou direita, mas a filosofia de esquerda está mais do que esgotada. Não funcionou em lado nenhuma mas muita gente continua a insistir nesse caminho.
          Cada povo tem aquilo que merece e os portugueses têm realmente aquilo que merecem e nada mais.
          Quando se escolhe um aldrabão enganador discípulo de Sócrates cujo único objectivo passa pela sua sobrevivência politica e manutenção do poder em vez de alguém como o Rui Rio com muito mais capacidades de gestão e de fazer portugal progredir, não se merece muito mais.
          A ideologia de esquerda que reina em portugal associada até a algum ódio a tudo que esteja minimamente associado direita é uma herança pesada que nunca irá desaparecer.

  2. Com o contagio e mortes por causa do COVID 19 e sabendo que Lisboa e Vale do Tejo está em perigo constante de contágio e ainda querem festas populares!
    Mas que SNS temos e Governo que cada vez mais infectados e vamos ainda piorar, vejam a Praça do Campo Pequeno que ninguém este afastada nem mesmo 20 cm!
    Para este país e ter mais vergonha e com mais respeito, e termos melhor saúde, segurança, educação etc…
    É preciso um grande homem como André Ventura para termos mais esperanças de um Portugal melhor.
    Sem ladrões do Povo, corruptos, pedófilos o que outros e estão no poder mas tudo fizeram para prescrever e assim estão ilibados, esses abutres.
    DEUS NÃO DORME, A JUSTIÇA DE DEUS IRÁ SE TORNAR A REALIDADE…

    • “É preciso um grande homem como André Ventura…”.
      Perdeste-me aí. Será que a Covid ataca o cérebro?
      Há pessoas que não aprendem nem com exemplos tipo bolsonaros e trumps.
      Eu não sou particularmente fã de partidos e ideologias de esquerda mas sinceramente Andrés Ventura, Bolsonaros e Trumps todos juntos não fazem 1 ser humano.

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …