Santo António e São João. O que muda nos santos populares com a pandemia

Iberian Proteus / Flickr

Numa altura em que a região de Lisboa trava uma luta intensa com a covid-19, impõe-se várias restrições à celebração do Santo António. No Porto, apela-se ao civismo durante as festas do São João.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, uma série de regras para celebrar o Santo António numa altura em que a capital portuguesa é um dos principais focos de covid-19 do país. As medidas entram em vigor esta quarta-feira e prolongam-se até às 10:00 de domingo.

O Diário de Notícias teve acesso ao despacho no qual se determina “a proibição de atividades que originem a aglomeração de pessoas, nomeadamente festas, jantares-convívio e celebrações, à semelhança dos arraiais, cuja realização já se encontra proibida”. Numa semana com os feriados do Dia de Portugal na quarta-feira, Corpo de Deus na quinta-feira e Santo António no sábado, há muitas regras a cumprir.

Está também estipulada a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas lojas das estações de serviço, entre as 16:00 e as 10:00 do dia seguinte. As lojas de conveniência lisboetas vão sofrer uma “restrição no horário de funcionamento”, aplicada “a partir das 16:00 e até às 08:00 do dia seguinte”.

Por sua vez, estabelecimentos que não tenham o Código de Atividade Económica (CAE), como cafés e pastelarias, vão ter uma “restrição do horário” a partir das “19:00 e até às 08:00 do dia seguinte”.

Restaurantes, cafés, tabernas e cafés que tenham CAE, como casas de fado, vão ter restrições “a partir das 00:00 e até às 08:00 do dia seguinte, sem prejuízo de a partir das 23:00 não ser permitida a admissão de clientes”.

“Cadeiras, mesas e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros” estão proibidos durante o resto desta semana, assim como a expansão da área da esplanada.

Caso não sejam cumpridas estas regras, a autarquia prevê “o encerramento dos estabelecimentos e a cessação das atividades”.

São João sem transportes

Esta terça-feira, conselheiros, responsáveis pelos transportes, autoridades de saúde e representantes dos partidos reuniram-se para discutir o desconfinamento da cidade do Porto. A celebração do São João foi um dos temas abordados na reunião.

“Na noite de São João não haverá transportes, não haverá música nas ruas que estarão a funcionar normalmente, mas como fiscalização e policiamento reforçados“, escreveu a Câmara Municipal do Porto numa nota publicada no site oficial, citada pelo JN. O consenso foi que “não pode haver facilitismo” nas festividades do São João.

O presidente da câmara Rui Moreira apelou a que “as sardinhas sejam comidas em família e que não se estrague, numa noite, o admirável exemplo de civismo que os portuenses têm dado ao país”.

“Hoje não estamos em estado de emergência e esperamos não estar no dia 23 de junho. Mas sendo assim não podemos impedir as pessoas de circular e não podemos tentar impor medidas que as pessoas não cumprem e que não podemos obrigá-las a cumprir”, explicou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. “a proibição de atividades que originem a aglomeração de pessoas, nomeadamente festas, jantares-convívio e celebrações, à semelhança dos arraiais, cuja realização já se encontra proibida”.

    Mas comícios, Festa do Avante e afins pode? Alguém me pode explicar?

    • É fácil. A esquerda está no poder e o Costa não quer perder o apoio do PC. Aliás o Costa até o cu dá, se for necessário, para se manter no poder. Dúvidas?
      O português adora ser enganado por “trastes” como costas, Sócrates, Guterres e por aí fora.
      Não é á toa que Portugal está sempre na.merda em termos económicos.

      • Sim porque passos, durões, cavacos e outros do mm ganarito não são trastes.. amigo, acorde, não há esquerda nem direita, há um aglomerado de pessoas que com poder, se corrompem, com poder absoluto, se corrompem absolutamente. Eu até percebo o facto da carneiragen precisar de uma côr política como de um clube de futebol, mas a cegueira só atinge quem não quer ver.

        • Corruptos e gatunos há em todos os partidos, sejam de esquerda ou direita, mas a filosofia de esquerda está mais do que esgotada. Não funcionou em lado nenhuma mas muita gente continua a insistir nesse caminho.
          Cada povo tem aquilo que merece e os portugueses têm realmente aquilo que merecem e nada mais.
          Quando se escolhe um aldrabão enganador discípulo de Sócrates cujo único objectivo passa pela sua sobrevivência politica e manutenção do poder em vez de alguém como o Rui Rio com muito mais capacidades de gestão e de fazer portugal progredir, não se merece muito mais.
          A ideologia de esquerda que reina em portugal associada até a algum ódio a tudo que esteja minimamente associado direita é uma herança pesada que nunca irá desaparecer.

  2. Com o contagio e mortes por causa do COVID 19 e sabendo que Lisboa e Vale do Tejo está em perigo constante de contágio e ainda querem festas populares!
    Mas que SNS temos e Governo que cada vez mais infectados e vamos ainda piorar, vejam a Praça do Campo Pequeno que ninguém este afastada nem mesmo 20 cm!
    Para este país e ter mais vergonha e com mais respeito, e termos melhor saúde, segurança, educação etc…
    É preciso um grande homem como André Ventura para termos mais esperanças de um Portugal melhor.
    Sem ladrões do Povo, corruptos, pedófilos o que outros e estão no poder mas tudo fizeram para prescrever e assim estão ilibados, esses abutres.
    DEUS NÃO DORME, A JUSTIÇA DE DEUS IRÁ SE TORNAR A REALIDADE…

    • “É preciso um grande homem como André Ventura…”.
      Perdeste-me aí. Será que a Covid ataca o cérebro?
      Há pessoas que não aprendem nem com exemplos tipo bolsonaros e trumps.
      Eu não sou particularmente fã de partidos e ideologias de esquerda mas sinceramente Andrés Ventura, Bolsonaros e Trumps todos juntos não fazem 1 ser humano.

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …