Sampaio critica falta de neutralidade da CE na candidatura de Georgieva à ONU

unaoc / Flickr

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio criticou ontema falta de neutralidade da Comissão Europeia (CE) ao possibilitar a candidatura de última hora da vice-presidente do executivo comunitário Kristalina Georgieva ao cargo de secretário-geral da ONU.

“O que mais me espanta é a falta de neutralidade da Comissão Europeia”, afirmou Sampaio, à margem de um evento em Lisboa, em declarações transmitidas pela RTP1.

Não me venham dizer que há muitos candidatos que são de países que pertencem à União Europeia. Isso só justificaria uma completa neutralidade, e essa neutralidade não se verificou”, acrescentou o ex-presidente.

O antigo chefe de Estado português reagia à recente entrada na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas da búlgara Kristalina Georgieva, encarada como uma das mais difíceis adversárias do ex-primeiro-ministro português António Guterres, que também concorre à liderança da ONU.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borissov, anunciou que Sófia ia mudar a sua candidata ao cargo de secretário-geral da ONU, substituindo Irina Bokova (atual diretora-geral da UNESCO) por Kristalina Georgieva.

No mesmo dia, o presidente da Comissão Europeia decidiu conceder licença sem vencimento à vice-presidente Kristalina Georgieva, responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, para esta poder candidatar-se à liderança das Nações Unidas.

“Vamos ver o que isto dá como consequência. Vamos manter-nos esperançados e otimistas”, disse Sampaio, realçando que António Guterres é um candidato forte com provas dadas, “uma figura apetrechada” para desempenhar o cargo de secretário-geral da ONU que esteve desde o princípio da corrida.

“Não entrou no jogo na parte final”, frisou o antigo chefe de Estado, que esteve recentemente em Nova Iorque, integrado na comitiva do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para manifestar apoio à candidatura de Guterres.

Para Jorge Sampaio, estas recentes movimentações na corrida à liderança da ONU indicam um “problema de credibilidade“.

“Ninguém poderia supor que velhos métodos voltariam mais uma vez a poder verificar-se. A abertura, o processo de tentativa de transparência, tentativa que deu resultado mundialmente visto, foi extremamente positiva, deu esperança, vamos ver como ela fica”, concluiu.

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU realizaram já cinco rondas de votação informais e secretas para tentar avançar na seleção do próximo líder das Nações Unidas, em que António Guterres se destacou como favorito, atendendo a que as venceu todas.

Dos 12 candidatos iniciais, três já renunciaram, pelo que com a entrada de Kristalina Georgieva são dez os aspirantes ao cargo.

A próxima votação do Conselho de Segurança é na próxima quarta-feira, dia 05, mas agora ficará a conhecer-se a posição dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido -, com poder de veto.

António Guterres não quis comentar na quarta-feira a entrada de Kristalina Georgieva na corrida à liderança das Nações Unidas, quando abordado pelos jornalistas, em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …