/

Salvini investigado por difamação da capitã do Sea Watch 3

2

Pasquale Claudio Montana Lampo / EPA

Carola Rackete, a capitã que entrou sem autorização em águas italianas para desembarcar pessoas resgatadas no Mediterrâneo, apresentou queixa e pede que as contas de Salvini nas redes sociais sejam fechadas.

São mais de 20 as ofensas que completam a lista detalhada de insultos presentes na queixa apresentada por Carola Rackete, capitã do Sea Watch 3, contra Matteo Salvini, que na altura dos acontecimentos era ministro do Interior de Itália. Entre elas estão: “fora da lei; cúmplice de traficantes; potencial assassina; criminosa; delinquente; e pirata”.

Em causa estão uma série de vídeos, publicações e diretos nas redes sociais de Salvini sobre a mulher que entrou em águas italianas sem autorização para desembarcar as 40 pessoas que tinham sido resgatadas no centro do Mediterrâneo. De acordo com a imprensa italiana, Salvini já está a ser investigado.

Carola Rackete apresentou queixa em Roma, que registou e, entretanto, a transferiu para Milão, zona de residência do ex-ministro. A capitã diz que o discurso de Salvini incentivou ao ódio contra si, o navio e a organização não governamental Sea Watch. No documento de 14 páginas, a defesa de Rackete considera que a sua segurança foi posta em perigo e refere que em causa estão os crimes de “difamação agravada” e “incitação à ofensa”.

Além dos insultos proferidos por Salvini, são ainda anexadas algumas ofensas ouvidas por Rackete no dia em que atracou o navio na ilha de Lampedusa e os comentários feitos por várias pessoas nas redes sociais do antigo ministro.

“Espero que quatro pretos te violem”, gritou-lhe um dos presentes no dia do desembarque. “Atenção que chegou a senhora Carola que me quer fechar as redes sociais. Não há limites para o ridículo. Agora só posso usar o Instagram”, gozou na altura Salvini.

“Decidi atracar no porto em Lampedusa, apesar de saber o que estava em causa, porque no navio estavam 40 ​pessoas exaustas que já não aguentavam mais. Eu sou responsável por elas e considero as suas vidas mais importantes do que um jogo político”, explicou Carola Rackete no Twitter no dia 27 de junho, quando decidiu ignorar as ordens de Itália e levar as pessoa que tinha a bordo para terra. Estavam há 16 dias no mar, sem porto seguro atribuído.

Carola Rackete tem 31 anos e é alemã. Licenciada em Proteção Ambiental na Universidade britânica de Edge Hill, fez ainda um doutoramento sobre albatrozes. Começou a trabalhar num quebra-gelo no Pólo Norte para um dos maiores institutos oceanográficos da Alemanha, tendo ainda colaborado com a Greenpeace.

Fala fluentemente cinco idiomas e manifestou sempre interesse pelas áreas da ecologia e da política. Desde há três anos que colaborava com a organização não-governamental Sea Watch. Tornou-se numa espécie de heroína com a sua decisão, mas já havia participado em várias missões humanitárias anteriores.

Quando chegou a Lampedusa foi de imediato detida pelas autoridades e está agora a ser investigada por suspeita de “auxílio à imigração” tal como português Miguel Duarte -, com possibilidade de ser condenada a 20 anos de prisão.

Entretanto, Salvini já não é ministro do Interior de Itália, após a nova coligação de Governo ter deixado de fora o seu partido, a Liga.

ZAP //

2 Comments

  1. Não percebo o que se passa com o mundo cheio de salafrários no poder. Pessoas sem qualquer preparação para cargos de responsabilidade. O mais preocupante é que a maior parte deles são eleitos pelo povo!

  2. «…Carola Rackete tem 31 anos e é alemã. Licenciada em Proteção Ambiental na Universidade britânica de Edge Hill, fez ainda um doutoramento sobre albatrozes. Começou a trabalhar num quebra-gelo no Pólo Norte para um dos maiores institutos oceanográficos da Alemanha, tendo ainda colaborado com a Greenpeace…» – in Zap – aeiou

    O quê que o percurso académico da sr.ª Rackete e as ridículas e ofensivas declarações do sr. Salvini, têm a ver com o tráfico de Seres-Humanos?

    Entenda como funciona o actual esquema de tráfico de Seres-Humanos no Mediterrâneo, do qual faz parte a embarcação «Sea Watch 3»:

    – O moderno comércio de carne humana
    http://informacaoincorrecta.com/2017/03/27/o-moderno-comercio-de-carne-humana/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.