Salvini investigado por difamação da capitã do Sea Watch 3

Pasquale Claudio Montana Lampo / EPA

Carola Rackete, a capitã que entrou sem autorização em águas italianas para desembarcar pessoas resgatadas no Mediterrâneo, apresentou queixa e pede que as contas de Salvini nas redes sociais sejam fechadas.

São mais de 20 as ofensas que completam a lista detalhada de insultos presentes na queixa apresentada por Carola Rackete, capitã do Sea Watch 3, contra Matteo Salvini, que na altura dos acontecimentos era ministro do Interior de Itália. Entre elas estão: “fora da lei; cúmplice de traficantes; potencial assassina; criminosa; delinquente; e pirata”.

Em causa estão uma série de vídeos, publicações e diretos nas redes sociais de Salvini sobre a mulher que entrou em águas italianas sem autorização para desembarcar as 40 pessoas que tinham sido resgatadas no centro do Mediterrâneo. De acordo com a imprensa italiana, Salvini já está a ser investigado.

Carola Rackete apresentou queixa em Roma, que registou e, entretanto, a transferiu para Milão, zona de residência do ex-ministro. A capitã diz que o discurso de Salvini incentivou ao ódio contra si, o navio e a organização não governamental Sea Watch. No documento de 14 páginas, a defesa de Rackete considera que a sua segurança foi posta em perigo e refere que em causa estão os crimes de “difamação agravada” e “incitação à ofensa”.

Além dos insultos proferidos por Salvini, são ainda anexadas algumas ofensas ouvidas por Rackete no dia em que atracou o navio na ilha de Lampedusa e os comentários feitos por várias pessoas nas redes sociais do antigo ministro.

“Espero que quatro pretos te violem”, gritou-lhe um dos presentes no dia do desembarque. “Atenção que chegou a senhora Carola que me quer fechar as redes sociais. Não há limites para o ridículo. Agora só posso usar o Instagram”, gozou na altura Salvini.

“Decidi atracar no porto em Lampedusa, apesar de saber o que estava em causa, porque no navio estavam 40 ​pessoas exaustas que já não aguentavam mais. Eu sou responsável por elas e considero as suas vidas mais importantes do que um jogo político”, explicou Carola Rackete no Twitter no dia 27 de junho, quando decidiu ignorar as ordens de Itália e levar as pessoa que tinha a bordo para terra. Estavam há 16 dias no mar, sem porto seguro atribuído.

Carola Rackete tem 31 anos e é alemã. Licenciada em Proteção Ambiental na Universidade britânica de Edge Hill, fez ainda um doutoramento sobre albatrozes. Começou a trabalhar num quebra-gelo no Pólo Norte para um dos maiores institutos oceanográficos da Alemanha, tendo ainda colaborado com a Greenpeace.

Fala fluentemente cinco idiomas e manifestou sempre interesse pelas áreas da ecologia e da política. Desde há três anos que colaborava com a organização não-governamental Sea Watch. Tornou-se numa espécie de heroína com a sua decisão, mas já havia participado em várias missões humanitárias anteriores.

Quando chegou a Lampedusa foi de imediato detida pelas autoridades e está agora a ser investigada por suspeita de “auxílio à imigração” tal como português Miguel Duarte -, com possibilidade de ser condenada a 20 anos de prisão.

Entretanto, Salvini já não é ministro do Interior de Itália, após a nova coligação de Governo ter deixado de fora o seu partido, a Liga.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo o que se passa com o mundo cheio de salafrários no poder. Pessoas sem qualquer preparação para cargos de responsabilidade. O mais preocupante é que a maior parte deles são eleitos pelo povo!

  2. «…Carola Rackete tem 31 anos e é alemã. Licenciada em Proteção Ambiental na Universidade britânica de Edge Hill, fez ainda um doutoramento sobre albatrozes. Começou a trabalhar num quebra-gelo no Pólo Norte para um dos maiores institutos oceanográficos da Alemanha, tendo ainda colaborado com a Greenpeace…» – in Zap – aeiou

    O quê que o percurso académico da sr.ª Rackete e as ridículas e ofensivas declarações do sr. Salvini, têm a ver com o tráfico de Seres-Humanos?

    Entenda como funciona o actual esquema de tráfico de Seres-Humanos no Mediterrâneo, do qual faz parte a embarcação «Sea Watch 3»:

    – O moderno comércio de carne humana
    http://informacaoincorrecta.com/2017/03/27/o-moderno-comercio-de-carne-humana/

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …