Salas de cinema perderam quase um milhão de espectadores em 2018

Segundo revela o Instituto do Cinema e do Audiovisual, numa análise feita no que toca a 2018, as salas de cinema portuguesas perderam quase um milhão de espectadores no ano passado

Segundo a mesma entidade, houve quase menos um milhão de espectadores nas salas de cinema portuguesas no ano passado, o que também resultou numa quebra de 3,3 milhões de euros de bilheteira em relação a 2017.

Esta é, de resto, uma tendência que já se vinha a verificar no decorrer do ano passado.

Sendo mais concretos, registaram-se 14,6 milhões de espectadores, um decréscimo de menos 920 mil bilhetes vendidos em relação a 2017. Já a receita bruta, no que concerne a vendas de bilheteira, desceu 4%, de 81,6 milhões de euros de 2017 para os 78,3 milhões de euros do ano passado.

Ao todo, estrearam-se 398 filmes em Portugal. The Incredibles 2: Os Super-heróis, foi a longa-metragem mais vista, contando com 605 mil espectadores, o que resultou em 3,1 milhões de euros de receita de bilheteira.

No Top 10 dos filme mais vistos, temos ainda Bohemian Rhapsody, Deadpool 2, Vingadores: Guerra do Infinito, Missão: Impossível – Fallout, entre outros. Ou seja, apenas filmes mais comerciais. No que toca a películas portuguesas, Pedro & Inês foi a mais vista, contando com 46.717 espectadores em sala.

A título de curiosidade, refira-se os dez filmes portugueses mais vistos no cinema no ano passado renderam somente 990 mil euros em receitas de bilheteira.

Mais grave é perceber que as 574 salas de exibição do país registaram 662.488 sessões, o que perfaz uma média desastrosa de apenas 22 espectadores por sessão. De realçar que, graças à Festa do Cinema, outubro foi o mês que levou mais público às salas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …