Subida do salário mínimo em 2021 levará ao aumento de um quarto dos trabalhadores

O Governo quer subir o salário mínimo em 2021, medida que ainda será acertada com os parceiros sociais. Caso se concretize, aumentará os rendimentos de um quarto dos trabalhadores portugueses.

No final de agosto, o primeiro-ministro, António Costa, disse que pretendia subir o salário mínimo no próximo ano, apesar de a dinâmica económica ser agora “muito distinta da que existia há um ano”. Duas semanas depois, o ministro das Finanças, João Leão, defendeu um aumento “com significado” da remuneração mínima garantida, noticiou o ECO.

O Governo adiantou que o aumento do salário mínimo terá impacto no nível remuneratório mais baixo da Administração Pública e deverá seguir os reforços médios registados ao longo da última legislatura, 23,75 euros. A confirmar-se, o salário mínimo passará de 635 euros para 658,75 euros mensais, em 2021.

Embora seja o Governo a decidir, terá que ouvir as propostas dos patrões e dos sindicatos. Segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, será proposto aos parceiros sociais um aumento do salário mínimo, que resultará no reforço dos rendimentos de cerca de um quarto dos trabalhadores portugueses.

De acordo com o GEP, 25,6% dos trabalhadores estão abrangidos pela retribuição mínima mensal garantida. Nos setores do alojamento, da restauração e similares, 39,2% dos trabalhadores a receber a remuneração mínima garantida. Seguem-se a construção (32,3%) e as atividades de saúde humana e apoio social (31,1%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.